PEPIN - Programa de Educação Postural Integrada: motricidade, cognição e emoção como elementos para uma educação postural
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1041 |
Resumo: | Este trabalho objetiva demonstrar a relação entre cognição, motricidade e emoção como fundamento para a proposição de um programa de educação postural no ambiente escolar que represente mais do que um método, uma técnica ou protocolo, mas que seja direcionada ao sujeito, considerando a complexa condição humana e que não se limita a uma abordagem padronizada e puramente mecânica ou tecnicista. Considera-se, então, a iniciativa de se criar um programa de educação postural envolvendo o fisioterapeuta numa ação pedagógico-preventiva de maneira integralizada e funcional com base na inter-relação entre motricidade, cognição e emoção, com uma perspectiva walloniana, a fim de se estabelecer uma aproximação temática. Os resultados deste trabalho realizado com 19 alunos, entre nove e catorze anos, devidamente autorizados pelos pais, demonstraram evidências de que a Educação Postural sob a ótica deste programa elaborado, potencializou uma melhor compreensão por parte da comunidade escolar da importância disto em suas vidas. |
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PEPIN - Programa de Educação Postural Integrada: motricidade, cognição e emoção como elementos para uma educação posturalSaúdeCognição; Educação Postural; MotricidadeEste trabalho objetiva demonstrar a relação entre cognição, motricidade e emoção como fundamento para a proposição de um programa de educação postural no ambiente escolar que represente mais do que um método, uma técnica ou protocolo, mas que seja direcionada ao sujeito, considerando a complexa condição humana e que não se limita a uma abordagem padronizada e puramente mecânica ou tecnicista. Considera-se, então, a iniciativa de se criar um programa de educação postural envolvendo o fisioterapeuta numa ação pedagógico-preventiva de maneira integralizada e funcional com base na inter-relação entre motricidade, cognição e emoção, com uma perspectiva walloniana, a fim de se estabelecer uma aproximação temática. Os resultados deste trabalho realizado com 19 alunos, entre nove e catorze anos, devidamente autorizados pelos pais, demonstraram evidências de que a Educação Postural sob a ótica deste programa elaborado, potencializou uma melhor compreensão por parte da comunidade escolar da importância disto em suas vidas.Revista UniabeuMagalhães, André RicardoTrippo, Karen ValadaresLima Junior, Arnaud Soares de2013-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1041Revista Uniabeu; v. 6, n. 13 (2013): Revista UNIABEU; 1-122179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1041/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-01T18:54:18Zoai:ojs2.abeu.local:article/1041Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2013-08-01T18:54:18Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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