PEPIN - Programa de Educação Postural Integrada: motricidade, cognição e emoção como elementos para uma educação postural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, André Ricardo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Trippo, Karen Valadares, Lima Junior, Arnaud Soares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1041
Resumo: Este trabalho objetiva demonstrar a relação entre cognição, motricidade e emoção como fundamento para a proposição de um programa de educação postural no ambiente escolar que represente mais do que um método, uma técnica ou protocolo, mas que seja direcionada ao sujeito, considerando a complexa condição humana e que não se limita a uma abordagem padronizada e puramente mecânica ou tecnicista.  Considera-se, então, a iniciativa de se criar um programa de educação postural envolvendo o fisioterapeuta numa ação pedagógico-preventiva de maneira integralizada e funcional com base na inter-relação entre motricidade, cognição e emoção, com uma perspectiva walloniana, a fim de se estabelecer uma aproximação temática. Os resultados deste trabalho realizado com 19 alunos, entre nove e catorze anos, devidamente autorizados pelos pais, demonstraram evidências de que a Educação Postural sob a ótica deste programa elaborado, potencializou uma melhor compreensão por parte da comunidade escolar da importância disto em suas vidas.
id UNIABEU-1_c8f3d193f5d69480b3343f027ce778f8
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/1041
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling PEPIN - Programa de Educação Postural Integrada: motricidade, cognição e emoção como elementos para uma educação posturalSaúdeCognição; Educação Postural; MotricidadeEste trabalho objetiva demonstrar a relação entre cognição, motricidade e emoção como fundamento para a proposição de um programa de educação postural no ambiente escolar que represente mais do que um método, uma técnica ou protocolo, mas que seja direcionada ao sujeito, considerando a complexa condição humana e que não se limita a uma abordagem padronizada e puramente mecânica ou tecnicista.  Considera-se, então, a iniciativa de se criar um programa de educação postural envolvendo o fisioterapeuta numa ação pedagógico-preventiva de maneira integralizada e funcional com base na inter-relação entre motricidade, cognição e emoção, com uma perspectiva walloniana, a fim de se estabelecer uma aproximação temática. Os resultados deste trabalho realizado com 19 alunos, entre nove e catorze anos, devidamente autorizados pelos pais, demonstraram evidências de que a Educação Postural sob a ótica deste programa elaborado, potencializou uma melhor compreensão por parte da comunidade escolar da importância disto em suas vidas.Revista UniabeuMagalhães, André RicardoTrippo, Karen ValadaresLima Junior, Arnaud Soares de2013-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1041Revista Uniabeu; v. 6, n. 13 (2013): Revista UNIABEU; 1-122179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1041/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-01T18:54:18Zoai:ojs2.abeu.local:article/1041Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2013-08-01T18:54:18Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv PEPIN - Programa de Educação Postural Integrada: motricidade, cognição e emoção como elementos para uma educação postural
title PEPIN - Programa de Educação Postural Integrada: motricidade, cognição e emoção como elementos para uma educação postural
spellingShingle PEPIN - Programa de Educação Postural Integrada: motricidade, cognição e emoção como elementos para uma educação postural
Magalhães, André Ricardo
Saúde
Cognição; Educação Postural; Motricidade
title_short PEPIN - Programa de Educação Postural Integrada: motricidade, cognição e emoção como elementos para uma educação postural
title_full PEPIN - Programa de Educação Postural Integrada: motricidade, cognição e emoção como elementos para uma educação postural
title_fullStr PEPIN - Programa de Educação Postural Integrada: motricidade, cognição e emoção como elementos para uma educação postural
title_full_unstemmed PEPIN - Programa de Educação Postural Integrada: motricidade, cognição e emoção como elementos para uma educação postural
title_sort PEPIN - Programa de Educação Postural Integrada: motricidade, cognição e emoção como elementos para uma educação postural
author Magalhães, André Ricardo
author_facet Magalhães, André Ricardo
Trippo, Karen Valadares
Lima Junior, Arnaud Soares de
author_role author
author2 Trippo, Karen Valadares
Lima Junior, Arnaud Soares de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, André Ricardo
Trippo, Karen Valadares
Lima Junior, Arnaud Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Cognição; Educação Postural; Motricidade
topic Saúde
Cognição; Educação Postural; Motricidade
description Este trabalho objetiva demonstrar a relação entre cognição, motricidade e emoção como fundamento para a proposição de um programa de educação postural no ambiente escolar que represente mais do que um método, uma técnica ou protocolo, mas que seja direcionada ao sujeito, considerando a complexa condição humana e que não se limita a uma abordagem padronizada e puramente mecânica ou tecnicista.  Considera-se, então, a iniciativa de se criar um programa de educação postural envolvendo o fisioterapeuta numa ação pedagógico-preventiva de maneira integralizada e funcional com base na inter-relação entre motricidade, cognição e emoção, com uma perspectiva walloniana, a fim de se estabelecer uma aproximação temática. Os resultados deste trabalho realizado com 19 alunos, entre nove e catorze anos, devidamente autorizados pelos pais, demonstraram evidências de que a Educação Postural sob a ótica deste programa elaborado, potencializou uma melhor compreensão por parte da comunidade escolar da importância disto em suas vidas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1041
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1041/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 6, n. 13 (2013): Revista UNIABEU; 1-12
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170819835265024