Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Júnior, Nevaldo Leocádia Bastos |
Data de Publicação: |
2018 |
Outros Autores: |
Freitas, Adriano Vargas |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2927
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Resumo: |
O artigo apresenta recorte de estudo cujo foco foi o de pesquisar e buscar compreender os usos dos conhecimentos matemáticos em jogos de cartas colecionáveis, em grupos de jogadores de Angra dos Reis. Para isso utilizamos a metodologia qualitativa exploratória, com obtenção de diversas informações via observação não-participante. Iniciamos com as considerações a respeito da verificação de que jogos possuem, de uma forma geral, caráter pedagógico. Em seguida comentamos a respeito de algumas regras sobre o jogo destacado para a análise, e concluímos apresentando alguns resultados. Dentre estes resultados, a constatação da necessidade da utilização dos jogadores de rebuscados conhecimentos da área da matemática financeira para a formação de seu baralho, além de outros conhecimentos para compreensão e aplicação das regras do jogo. |