“Cadernos/Diários de Aşé – escritas de candomblé”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Ferreira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Recôncavo
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/reconcavo/article/view/1198
Resumo: Este ensaio se propõem a apresentar as considerações iniciais da pesquisa em que analisamos as redes educativas estabelecidas, através das construções e leituras de cadernos/diários produzidos pelas crianças e jovens que são iniciados em religião de matriz africana (candomblé) na instituição religiosa Ilè Aşé Omi Larè Ìyá Sagbá, em Duque de Caxias - RJ. A partir da escrita, prática incomum em religiões de matriz africana, refletir sobre as ressignificações promovidas por esta prática. Usos, continuidades, rupturas e especificidades provocadas não só pela tradição e segredos repassados, mas a escrita em si, como é percebida por quem está ator/autor desses materiais e sob sua ação direta. PALAVRAS CHAVES: Educação – Redes Educativas – Candomblé. ABSTRACT This text purport to present the initial considerations of research in which we analyze the educational networks established through the buildings and readings notebooks/diaries produced by the children and youth who are started on religion and African origin (Candomblé) in the religious institution Ile Ase Omi Lare Iya Sagbá in Duque de Caxias - RJ. From writing, uncommon practice in African religions, reflect on the reinterpretation promoted by this practice. Uses, continuities, ruptures and specificities caused not only by tradition and secrets passed on, but the writing itself, how it is perceived by those actor / author of these materials and under its direct action. KEYWORDS: Education - Educational Network - Candomblé.
id UNIABEU-3_1d65095aa0e3f93ebaff890c7daaceaf
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/1198
network_acronym_str UNIABEU-3
network_name_str Recôncavo
repository_id_str
spelling “Cadernos/Diários de Aşé – escritas de candomblé”.Este ensaio se propõem a apresentar as considerações iniciais da pesquisa em que analisamos as redes educativas estabelecidas, através das construções e leituras de cadernos/diários produzidos pelas crianças e jovens que são iniciados em religião de matriz africana (candomblé) na instituição religiosa Ilè Aşé Omi Larè Ìyá Sagbá, em Duque de Caxias - RJ. A partir da escrita, prática incomum em religiões de matriz africana, refletir sobre as ressignificações promovidas por esta prática. Usos, continuidades, rupturas e especificidades provocadas não só pela tradição e segredos repassados, mas a escrita em si, como é percebida por quem está ator/autor desses materiais e sob sua ação direta. PALAVRAS CHAVES: Educação – Redes Educativas – Candomblé. ABSTRACT This text purport to present the initial considerations of research in which we analyze the educational networks established through the buildings and readings notebooks/diaries produced by the children and youth who are started on religion and African origin (Candomblé) in the religious institution Ile Ase Omi Lare Iya Sagbá in Duque de Caxias - RJ. From writing, uncommon practice in African religions, reflect on the reinterpretation promoted by this practice. Uses, continuities, ruptures and specificities caused not only by tradition and secrets passed on, but the writing itself, how it is perceived by those actor / author of these materials and under its direct action. KEYWORDS: Education - Educational Network - Candomblé.UNIABEUCNPqSilva, Marta Ferreira da2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/reconcavo/article/view/1198Recôncavo: Revista de História da UNIABEU; v. 3, n. 5 (2013): Recôncavo: Revista de História da UNIABEU; 121-135reponame:Recôncavoinstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/reconcavo/article/view/1198/pdf_12info:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-31T01:48:57Zoai:ojs2.abeu.local:article/1198Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/reconcavoPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/reconcavo/oai||shirleysgcarr@gmail.com2238-21272238-2127opendoar:2013-12-31T01:48:57Recôncavo - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv “Cadernos/Diários de Aşé – escritas de candomblé”.
title “Cadernos/Diários de Aşé – escritas de candomblé”.
spellingShingle “Cadernos/Diários de Aşé – escritas de candomblé”.
Silva, Marta Ferreira da
title_short “Cadernos/Diários de Aşé – escritas de candomblé”.
title_full “Cadernos/Diários de Aşé – escritas de candomblé”.
title_fullStr “Cadernos/Diários de Aşé – escritas de candomblé”.
title_full_unstemmed “Cadernos/Diários de Aşé – escritas de candomblé”.
title_sort “Cadernos/Diários de Aşé – escritas de candomblé”.
author Silva, Marta Ferreira da
author_facet Silva, Marta Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marta Ferreira da
description Este ensaio se propõem a apresentar as considerações iniciais da pesquisa em que analisamos as redes educativas estabelecidas, através das construções e leituras de cadernos/diários produzidos pelas crianças e jovens que são iniciados em religião de matriz africana (candomblé) na instituição religiosa Ilè Aşé Omi Larè Ìyá Sagbá, em Duque de Caxias - RJ. A partir da escrita, prática incomum em religiões de matriz africana, refletir sobre as ressignificações promovidas por esta prática. Usos, continuidades, rupturas e especificidades provocadas não só pela tradição e segredos repassados, mas a escrita em si, como é percebida por quem está ator/autor desses materiais e sob sua ação direta. PALAVRAS CHAVES: Educação – Redes Educativas – Candomblé. ABSTRACT This text purport to present the initial considerations of research in which we analyze the educational networks established through the buildings and readings notebooks/diaries produced by the children and youth who are started on religion and African origin (Candomblé) in the religious institution Ile Ase Omi Lare Iya Sagbá in Duque de Caxias - RJ. From writing, uncommon practice in African religions, reflect on the reinterpretation promoted by this practice. Uses, continuities, ruptures and specificities caused not only by tradition and secrets passed on, but the writing itself, how it is perceived by those actor / author of these materials and under its direct action. KEYWORDS: Education - Educational Network - Candomblé.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/reconcavo/article/view/1198
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/reconcavo/article/view/1198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/reconcavo/article/view/1198/pdf_12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Recôncavo: Revista de História da UNIABEU; v. 3, n. 5 (2013): Recôncavo: Revista de História da UNIABEU; 121-135
reponame:Recôncavo
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Recôncavo
collection Recôncavo
repository.name.fl_str_mv Recôncavo - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv ||shirleysgcarr@gmail.com
_version_ 1788170828649594880