CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000100139 |
Resumo: | RESUMO O ensino de língua portuguesa na escola é permeado por um processo contraditório instaurado pelo fato de entender, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que o texto é a unidade básica de ensino de língua, mas de assumir uma abordagem de gramática que ignora, em maior ou menor grau, o estrato semântico-discursivo. Nesse sentido, buscamos, primeiramente, discutir tal contradição, a partir da perspectiva sistêmico-funcional sobre linguagem (HALLIDAY, 2004), propondo conceber o texto como evento social, comunicativo e interacional, e a língua, como potencial de significado, para, posteriormente, apresentar um caminho inicial para um modelo de ensino funcional de gramática orientado ao texto. Tal modelo visa, explicitamente, a habilitar os alunos a utilizar os recursos léxico-gramaticais em vista dos efeitos semântico-discursivos possibilitados pela sua instanciação no que se refere à produção e interpretação de textos de diversos gêneros. Desse modo, a proposta vincula-se a uma perspectiva que associa a abordagem gramatical ao processo de conscientização linguística (FAIRCLOUGH, 1997). A fim de exemplificar a aplicação da proposta, partiremos da análise de uma propaganda institucional do McDonald’s, veiculada entre fevereiro e março de 2013, e, posteriormente, apresentaremos um roteiro de abordagem pedagógica da intersubjetividade relativa ao uso de pronomes pessoais e de adjetivos. |
id |
UNICAMP-12_17973222f0c6c10d958b26373d51a7dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132017000100139 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVAensino de gramáticapronomes pessoaisadjetivos.RESUMO O ensino de língua portuguesa na escola é permeado por um processo contraditório instaurado pelo fato de entender, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que o texto é a unidade básica de ensino de língua, mas de assumir uma abordagem de gramática que ignora, em maior ou menor grau, o estrato semântico-discursivo. Nesse sentido, buscamos, primeiramente, discutir tal contradição, a partir da perspectiva sistêmico-funcional sobre linguagem (HALLIDAY, 2004), propondo conceber o texto como evento social, comunicativo e interacional, e a língua, como potencial de significado, para, posteriormente, apresentar um caminho inicial para um modelo de ensino funcional de gramática orientado ao texto. Tal modelo visa, explicitamente, a habilitar os alunos a utilizar os recursos léxico-gramaticais em vista dos efeitos semântico-discursivos possibilitados pela sua instanciação no que se refere à produção e interpretação de textos de diversos gêneros. Desse modo, a proposta vincula-se a uma perspectiva que associa a abordagem gramatical ao processo de conscientização linguística (FAIRCLOUGH, 1997). A fim de exemplificar a aplicação da proposta, partiremos da análise de uma propaganda institucional do McDonald’s, veiculada entre fevereiro e março de 2013, e, posteriormente, apresentaremos um roteiro de abordagem pedagógica da intersubjetividade relativa ao uso de pronomes pessoais e de adjetivos.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000100139Trabalhos em Linguística Aplicada v.56 n.1 2017reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318135171183591info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves-Segundo,Paulo Robertopor2017-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132017000100139Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:37.370140Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVA |
title |
CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVA |
spellingShingle |
CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVA Gonçalves-Segundo,Paulo Roberto ensino de gramática pronomes pessoais adjetivos. |
title_short |
CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVA |
title_full |
CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVA |
title_fullStr |
CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVA |
title_full_unstemmed |
CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVA |
title_sort |
CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVA |
author |
Gonçalves-Segundo,Paulo Roberto |
author_facet |
Gonçalves-Segundo,Paulo Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves-Segundo,Paulo Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de gramática pronomes pessoais adjetivos. |
topic |
ensino de gramática pronomes pessoais adjetivos. |
description |
RESUMO O ensino de língua portuguesa na escola é permeado por um processo contraditório instaurado pelo fato de entender, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que o texto é a unidade básica de ensino de língua, mas de assumir uma abordagem de gramática que ignora, em maior ou menor grau, o estrato semântico-discursivo. Nesse sentido, buscamos, primeiramente, discutir tal contradição, a partir da perspectiva sistêmico-funcional sobre linguagem (HALLIDAY, 2004), propondo conceber o texto como evento social, comunicativo e interacional, e a língua, como potencial de significado, para, posteriormente, apresentar um caminho inicial para um modelo de ensino funcional de gramática orientado ao texto. Tal modelo visa, explicitamente, a habilitar os alunos a utilizar os recursos léxico-gramaticais em vista dos efeitos semântico-discursivos possibilitados pela sua instanciação no que se refere à produção e interpretação de textos de diversos gêneros. Desse modo, a proposta vincula-se a uma perspectiva que associa a abordagem gramatical ao processo de conscientização linguística (FAIRCLOUGH, 1997). A fim de exemplificar a aplicação da proposta, partiremos da análise de uma propaganda institucional do McDonald’s, veiculada entre fevereiro e março de 2013, e, posteriormente, apresentaremos um roteiro de abordagem pedagógica da intersubjetividade relativa ao uso de pronomes pessoais e de adjetivos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000100139 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000100139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/010318135171183591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.56 n.1 2017 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1788168712146124800 |