CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves-Segundo,Paulo Roberto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000100139
Resumo: RESUMO O ensino de língua portuguesa na escola é permeado por um processo contraditório instaurado pelo fato de entender, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que o texto é a unidade básica de ensino de língua, mas de assumir uma abordagem de gramática que ignora, em maior ou menor grau, o estrato semântico-discursivo. Nesse sentido, buscamos, primeiramente, discutir tal contradição, a partir da perspectiva sistêmico-funcional sobre linguagem (HALLIDAY, 2004), propondo conceber o texto como evento social, comunicativo e interacional, e a língua, como potencial de significado, para, posteriormente, apresentar um caminho inicial para um modelo de ensino funcional de gramática orientado ao texto. Tal modelo visa, explicitamente, a habilitar os alunos a utilizar os recursos léxico-gramaticais em vista dos efeitos semântico-discursivos possibilitados pela sua instanciação no que se refere à produção e interpretação de textos de diversos gêneros. Desse modo, a proposta vincula-se a uma perspectiva que associa a abordagem gramatical ao processo de conscientização linguística (FAIRCLOUGH, 1997). A fim de exemplificar a aplicação da proposta, partiremos da análise de uma propaganda institucional do McDonald’s, veiculada entre fevereiro e março de 2013, e, posteriormente, apresentaremos um roteiro de abordagem pedagógica da intersubjetividade relativa ao uso de pronomes pessoais e de adjetivos.
id UNICAMP-12_17973222f0c6c10d958b26373d51a7dc
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132017000100139
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVAensino de gramáticapronomes pessoaisadjetivos.RESUMO O ensino de língua portuguesa na escola é permeado por um processo contraditório instaurado pelo fato de entender, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que o texto é a unidade básica de ensino de língua, mas de assumir uma abordagem de gramática que ignora, em maior ou menor grau, o estrato semântico-discursivo. Nesse sentido, buscamos, primeiramente, discutir tal contradição, a partir da perspectiva sistêmico-funcional sobre linguagem (HALLIDAY, 2004), propondo conceber o texto como evento social, comunicativo e interacional, e a língua, como potencial de significado, para, posteriormente, apresentar um caminho inicial para um modelo de ensino funcional de gramática orientado ao texto. Tal modelo visa, explicitamente, a habilitar os alunos a utilizar os recursos léxico-gramaticais em vista dos efeitos semântico-discursivos possibilitados pela sua instanciação no que se refere à produção e interpretação de textos de diversos gêneros. Desse modo, a proposta vincula-se a uma perspectiva que associa a abordagem gramatical ao processo de conscientização linguística (FAIRCLOUGH, 1997). A fim de exemplificar a aplicação da proposta, partiremos da análise de uma propaganda institucional do McDonald’s, veiculada entre fevereiro e março de 2013, e, posteriormente, apresentaremos um roteiro de abordagem pedagógica da intersubjetividade relativa ao uso de pronomes pessoais e de adjetivos.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000100139Trabalhos em Linguística Aplicada v.56 n.1 2017reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318135171183591info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves-Segundo,Paulo Robertopor2017-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132017000100139Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:37.370140Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVA
title CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVA
spellingShingle CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVA
Gonçalves-Segundo,Paulo Roberto
ensino de gramática
pronomes pessoais
adjetivos.
title_short CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVA
title_full CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVA
title_fullStr CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVA
title_full_unstemmed CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVA
title_sort CAMINHOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA ORIENTADO AO TEXTO: PRONOMES PESSOAIS E ADJETIVOS EM PERSPECTIVA INTERSUBJETIVA
author Gonçalves-Segundo,Paulo Roberto
author_facet Gonçalves-Segundo,Paulo Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves-Segundo,Paulo Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de gramática
pronomes pessoais
adjetivos.
topic ensino de gramática
pronomes pessoais
adjetivos.
description RESUMO O ensino de língua portuguesa na escola é permeado por um processo contraditório instaurado pelo fato de entender, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que o texto é a unidade básica de ensino de língua, mas de assumir uma abordagem de gramática que ignora, em maior ou menor grau, o estrato semântico-discursivo. Nesse sentido, buscamos, primeiramente, discutir tal contradição, a partir da perspectiva sistêmico-funcional sobre linguagem (HALLIDAY, 2004), propondo conceber o texto como evento social, comunicativo e interacional, e a língua, como potencial de significado, para, posteriormente, apresentar um caminho inicial para um modelo de ensino funcional de gramática orientado ao texto. Tal modelo visa, explicitamente, a habilitar os alunos a utilizar os recursos léxico-gramaticais em vista dos efeitos semântico-discursivos possibilitados pela sua instanciação no que se refere à produção e interpretação de textos de diversos gêneros. Desse modo, a proposta vincula-se a uma perspectiva que associa a abordagem gramatical ao processo de conscientização linguística (FAIRCLOUGH, 1997). A fim de exemplificar a aplicação da proposta, partiremos da análise de uma propaganda institucional do McDonald’s, veiculada entre fevereiro e março de 2013, e, posteriormente, apresentaremos um roteiro de abordagem pedagógica da intersubjetividade relativa ao uso de pronomes pessoais e de adjetivos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000100139
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132017000100139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/010318135171183591
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.56 n.1 2017
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1788168712146124800