Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 - 2007): um estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Marília Pinto de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072012000100010
Resumo: Resultado de levantamento exaustivo - que localizou 71 estudos - das teses e das dissertações produzidas no Brasil, entre 1993 e 2007, sobre as diferenças de desempenho escolar entre os sexos, este artigo enfoca 21 trabalhos cujos achados nos pareceram mais relevantes. São pesquisas predominantemente qualitativas e que abordam, principalmente, as séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas em diferentes regiões do País, tanto em áreas urbanas como rurais. Permitem afirmar alguma homogeneidade na cultura escolar, em especial nessas séries, no que tange às opiniões das professoras, reafirmando diferenças de comportamento entre meninos e meninas e atribuindo essas diferenças à socialização familiar. São escassas as pesquisas que incorporam as falas das crianças e escassos os estudos sobre as camadas médias. Do ponto de vista teórico, poucas pesquisas articulam o gênero a outros determinantes sociais e raras demonstram uma apreensão complexa das relações de gênero no campo simbólico, para além da interação homem- mulher.
id UNICAMP-18_a5e3d5f951a18803fb172185c5911c97
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73072012000100010
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 - 2007): um estado da artegênerodesempenho escolarestado da arteResultado de levantamento exaustivo - que localizou 71 estudos - das teses e das dissertações produzidas no Brasil, entre 1993 e 2007, sobre as diferenças de desempenho escolar entre os sexos, este artigo enfoca 21 trabalhos cujos achados nos pareceram mais relevantes. São pesquisas predominantemente qualitativas e que abordam, principalmente, as séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas em diferentes regiões do País, tanto em áreas urbanas como rurais. Permitem afirmar alguma homogeneidade na cultura escolar, em especial nessas séries, no que tange às opiniões das professoras, reafirmando diferenças de comportamento entre meninos e meninas e atribuindo essas diferenças à socialização familiar. São escassas as pesquisas que incorporam as falas das crianças e escassos os estudos sobre as camadas médias. Do ponto de vista teórico, poucas pesquisas articulam o gênero a outros determinantes sociais e raras demonstram uma apreensão complexa das relações de gênero no campo simbólico, para além da interação homem- mulher.UNICAMP - Faculdade de Educação2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072012000100010Pro-Posições v.23 n.1 2012reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-73072012000100010info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Marília Pinto depor2012-04-16T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73072012000100010Revistahttp://www.scielo.br/ppPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2012-04-16T00:00Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 - 2007): um estado da arte
title Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 - 2007): um estado da arte
spellingShingle Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 - 2007): um estado da arte
Carvalho,Marília Pinto de
gênero
desempenho escolar
estado da arte
title_short Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 - 2007): um estado da arte
title_full Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 - 2007): um estado da arte
title_fullStr Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 - 2007): um estado da arte
title_full_unstemmed Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 - 2007): um estado da arte
title_sort Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 - 2007): um estado da arte
author Carvalho,Marília Pinto de
author_facet Carvalho,Marília Pinto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Marília Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv gênero
desempenho escolar
estado da arte
topic gênero
desempenho escolar
estado da arte
description Resultado de levantamento exaustivo - que localizou 71 estudos - das teses e das dissertações produzidas no Brasil, entre 1993 e 2007, sobre as diferenças de desempenho escolar entre os sexos, este artigo enfoca 21 trabalhos cujos achados nos pareceram mais relevantes. São pesquisas predominantemente qualitativas e que abordam, principalmente, as séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas em diferentes regiões do País, tanto em áreas urbanas como rurais. Permitem afirmar alguma homogeneidade na cultura escolar, em especial nessas séries, no que tange às opiniões das professoras, reafirmando diferenças de comportamento entre meninos e meninas e atribuindo essas diferenças à socialização familiar. São escassas as pesquisas que incorporam as falas das crianças e escassos os estudos sobre as camadas médias. Do ponto de vista teórico, poucas pesquisas articulam o gênero a outros determinantes sociais e raras demonstram uma apreensão complexa das relações de gênero no campo simbólico, para além da interação homem- mulher.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072012000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072012000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73072012000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições v.23 n.1 2012
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1748950193907171328