A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646703 |
Resumo: | Este estudo apresenta um Estado da Arte das pesquisas sobre Educação Estatística na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando por base as publicações em anais de congressos e em periódicos científicos nacionais, do período de 2001 a 2006, relacionados à área de Educação e Educação Matemática. Nos 20 anais de congressos analisados foram encontrados 51 artigos. Nos 48 periódicos científicos (Qualis A ou B), foram encontrados apenas sete artigos. Observamos que existe uma lacuna em relação à apresentação dos conceitos e das análises de proposições didáticas que subsidiem os docentes em relação ao como e ao porquê da importância de ensinar tais conceitos já nos anos iniciais. Nesse sentido, percebe-se uma ausência de divulgação de pesquisas — realizadas tanto pela academia quanto nas práticas dos professores desses níveis de ensino — que deem suporte ao ensino e à aprendizagem desse novo campo. |
id |
UNICAMP-21_e4e96cb0a9ec2a6e20b2acd85acf3f05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646703 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciaisEstado da arte. Tratamento da informação. Anos iniciais.Este estudo apresenta um Estado da Arte das pesquisas sobre Educação Estatística na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando por base as publicações em anais de congressos e em periódicos científicos nacionais, do período de 2001 a 2006, relacionados à área de Educação e Educação Matemática. Nos 20 anais de congressos analisados foram encontrados 51 artigos. Nos 48 periódicos científicos (Qualis A ou B), foram encontrados apenas sete artigos. Observamos que existe uma lacuna em relação à apresentação dos conceitos e das análises de proposições didáticas que subsidiem os docentes em relação ao como e ao porquê da importância de ensinar tais conceitos já nos anos iniciais. Nesse sentido, percebe-se uma ausência de divulgação de pesquisas — realizadas tanto pela academia quanto nas práticas dos professores desses níveis de ensino — que deem suporte ao ensino e à aprendizagem desse novo campo.Universidade Estadual de Campinas2010-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa exploratóriaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864670310.20396/zet.v17i32.8646703Zetetike; Vol. 17 No. 2 (2009): jul./dez. [32]Zetetike; Vol. 17 Núm. 2 (2009): jul./dez. [32]Zetetike; v. 17 n. 2 (2009): jul./dez. [32]2176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646703/13605Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, GildaGitirana, VerônicaMarques, MabelCavalcanti, Milka Rossana2018-12-18T14:07:44Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646703Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2018-12-18T14:07:44Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais |
title |
A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais |
spellingShingle |
A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais Guimarães, Gilda Estado da arte. Tratamento da informação. Anos iniciais. |
title_short |
A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais |
title_full |
A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais |
title_fullStr |
A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais |
title_sort |
A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais |
author |
Guimarães, Gilda |
author_facet |
Guimarães, Gilda Gitirana, Verônica Marques, Mabel Cavalcanti, Milka Rossana |
author_role |
author |
author2 |
Gitirana, Verônica Marques, Mabel Cavalcanti, Milka Rossana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Gilda Gitirana, Verônica Marques, Mabel Cavalcanti, Milka Rossana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado da arte. Tratamento da informação. Anos iniciais. |
topic |
Estado da arte. Tratamento da informação. Anos iniciais. |
description |
Este estudo apresenta um Estado da Arte das pesquisas sobre Educação Estatística na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando por base as publicações em anais de congressos e em periódicos científicos nacionais, do período de 2001 a 2006, relacionados à área de Educação e Educação Matemática. Nos 20 anais de congressos analisados foram encontrados 51 artigos. Nos 48 periódicos científicos (Qualis A ou B), foram encontrados apenas sete artigos. Observamos que existe uma lacuna em relação à apresentação dos conceitos e das análises de proposições didáticas que subsidiem os docentes em relação ao como e ao porquê da importância de ensinar tais conceitos já nos anos iniciais. Nesse sentido, percebe-se uma ausência de divulgação de pesquisas — realizadas tanto pela academia quanto nas práticas dos professores desses níveis de ensino — que deem suporte ao ensino e à aprendizagem desse novo campo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa exploratória |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646703 10.20396/zet.v17i32.8646703 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646703 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v17i32.8646703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646703/13605 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 17 No. 2 (2009): jul./dez. [32] Zetetike; Vol. 17 Núm. 2 (2009): jul./dez. [32] Zetetike; v. 17 n. 2 (2009): jul./dez. [32] 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1754303705148030976 |