A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Gilda
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gitirana, Verônica, Marques, Mabel, Cavalcanti, Milka Rossana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646703
Resumo: Este estudo apresenta um Estado da Arte das pesquisas sobre Educação Estatística na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando por base as publicações em anais de congressos e em periódicos científicos nacionais, do período de 2001 a 2006, relacionados à área de Educação e Educação Matemática. Nos 20 anais de congressos analisados foram encontrados 51 artigos. Nos 48 periódicos científicos (Qualis A ou B), foram encontrados apenas sete artigos. Observamos que existe uma lacuna em relação à apresentação dos conceitos e das análises de proposições didáticas que subsidiem os docentes em relação ao como e ao porquê da importância de ensinar tais conceitos já nos anos iniciais. Nesse sentido, percebe-se uma ausência de divulgação de pesquisas — realizadas tanto pela academia quanto nas práticas dos professores desses níveis de ensino — que deem suporte ao ensino e à aprendizagem desse novo campo.
id UNICAMP-21_e4e96cb0a9ec2a6e20b2acd85acf3f05
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646703
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciaisEstado da arte. Tratamento da informação. Anos iniciais.Este estudo apresenta um Estado da Arte das pesquisas sobre Educação Estatística na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando por base as publicações em anais de congressos e em periódicos científicos nacionais, do período de 2001 a 2006, relacionados à área de Educação e Educação Matemática. Nos 20 anais de congressos analisados foram encontrados 51 artigos. Nos 48 periódicos científicos (Qualis A ou B), foram encontrados apenas sete artigos. Observamos que existe uma lacuna em relação à apresentação dos conceitos e das análises de proposições didáticas que subsidiem os docentes em relação ao como e ao porquê da importância de ensinar tais conceitos já nos anos iniciais. Nesse sentido, percebe-se uma ausência de divulgação de pesquisas — realizadas tanto pela academia quanto nas práticas dos professores desses níveis de ensino — que deem suporte ao ensino e à aprendizagem desse novo campo.Universidade Estadual de Campinas2010-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa exploratóriaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864670310.20396/zet.v17i32.8646703Zetetike; Vol. 17 No. 2 (2009): jul./dez. [32]Zetetike; Vol. 17 Núm. 2 (2009): jul./dez. [32]Zetetike; v. 17 n. 2 (2009): jul./dez. [32]2176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646703/13605Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, GildaGitirana, VerônicaMarques, MabelCavalcanti, Milka Rossana2018-12-18T14:07:44Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646703Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2018-12-18T14:07:44Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais
title A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais
spellingShingle A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais
Guimarães, Gilda
Estado da arte. Tratamento da informação. Anos iniciais.
title_short A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais
title_full A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais
title_fullStr A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais
title_full_unstemmed A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais
title_sort A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais
author Guimarães, Gilda
author_facet Guimarães, Gilda
Gitirana, Verônica
Marques, Mabel
Cavalcanti, Milka Rossana
author_role author
author2 Gitirana, Verônica
Marques, Mabel
Cavalcanti, Milka Rossana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Gilda
Gitirana, Verônica
Marques, Mabel
Cavalcanti, Milka Rossana
dc.subject.por.fl_str_mv Estado da arte. Tratamento da informação. Anos iniciais.
topic Estado da arte. Tratamento da informação. Anos iniciais.
description Este estudo apresenta um Estado da Arte das pesquisas sobre Educação Estatística na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando por base as publicações em anais de congressos e em periódicos científicos nacionais, do período de 2001 a 2006, relacionados à área de Educação e Educação Matemática. Nos 20 anais de congressos analisados foram encontrados 51 artigos. Nos 48 periódicos científicos (Qualis A ou B), foram encontrados apenas sete artigos. Observamos que existe uma lacuna em relação à apresentação dos conceitos e das análises de proposições didáticas que subsidiem os docentes em relação ao como e ao porquê da importância de ensinar tais conceitos já nos anos iniciais. Nesse sentido, percebe-se uma ausência de divulgação de pesquisas — realizadas tanto pela academia quanto nas práticas dos professores desses níveis de ensino — que deem suporte ao ensino e à aprendizagem desse novo campo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa exploratória
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646703
10.20396/zet.v17i32.8646703
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646703
identifier_str_mv 10.20396/zet.v17i32.8646703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646703/13605
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 17 No. 2 (2009): jul./dez. [32]
Zetetike; Vol. 17 Núm. 2 (2009): jul./dez. [32]
Zetetike; v. 17 n. 2 (2009): jul./dez. [32]
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1754303705148030976