Contextos e práticas socioculturais de letramento e letramento matemático inerentes às relações família/escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espíndola, Ana Lúcia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza, Neusa Maria Marques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646670
Resumo: Investigar práticas de letramento e letramento matemático de mães, bem como estratégias utilizadas nas relações entre contextos socioculturais família/escola para orientar os filhos na leitura, na escrita e na matemática foi o objetivo da pesquisa - objeto do conteúdo deste artigo. Questionamentos sobre mitos e crenças das origens e dos fundamentos dos conhecimentos escolares e socioculturais permearam as discussões. Das práticas de mães e filhos observadas em sessões de contação de histórias no ambiente da escola constataram-se como necessários mecanismos de aproximação das práticas de letramento das mães e dos filhos com práticas escolares e sociais para concretização dos conhecimentos sobre escritas numéricas e aprimoramento do letramento matemático. Práticas e condições de letramento, mobilização de conceitos, procedimentos e princípios compreendidos como produção sociocultural estabeleceram campo comum entre ações que as mães realizam na vida cotidiana com características das práticas escolarizadas, de cuja compreensão elas buscaram se aproximar.
id UNICAMP-21_6b82584b3102182e0cfb748f8712b755
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646670
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Contextos e práticas socioculturais de letramento e letramento matemático inerentes às relações família/escolaLetramento. Letramento matemático. Relações família-escola. Contextos. Práticas socioculturais.Investigar práticas de letramento e letramento matemático de mães, bem como estratégias utilizadas nas relações entre contextos socioculturais família/escola para orientar os filhos na leitura, na escrita e na matemática foi o objetivo da pesquisa - objeto do conteúdo deste artigo. Questionamentos sobre mitos e crenças das origens e dos fundamentos dos conhecimentos escolares e socioculturais permearam as discussões. Das práticas de mães e filhos observadas em sessões de contação de histórias no ambiente da escola constataram-se como necessários mecanismos de aproximação das práticas de letramento das mães e dos filhos com práticas escolares e sociais para concretização dos conhecimentos sobre escritas numéricas e aprimoramento do letramento matemático. Práticas e condições de letramento, mobilização de conceitos, procedimentos e princípios compreendidos como produção sociocultural estabeleceram campo comum entre ações que as mães realizam na vida cotidiana com características das práticas escolarizadas, de cuja compreensão elas buscaram se aproximar.Universidade Estadual de Campinas2011-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864667010.20396/zet.v18i0.8646670Zetetike; Vol. 18 (2010): (n. esp.) Linguagem e práticas socioculturais: perspectivas para a Educação MatemáticaZetetike; Vol. 18 (2010): (n. esp.) Linguagem e práticas socioculturais: perspectivas para a Educação MatemáticaZetetike; v. 18 (2010): (n. esp.) Linguagem e práticas socioculturais: perspectivas para a Educação Matemática2176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646670/13572Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessEspíndola, Ana LúciaSouza, Neusa Maria Marques de2018-09-21T14:12:05Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646670Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2018-09-21T14:12:05Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextos e práticas socioculturais de letramento e letramento matemático inerentes às relações família/escola
title Contextos e práticas socioculturais de letramento e letramento matemático inerentes às relações família/escola
spellingShingle Contextos e práticas socioculturais de letramento e letramento matemático inerentes às relações família/escola
Espíndola, Ana Lúcia
Letramento. Letramento matemático. Relações família-escola. Contextos. Práticas socioculturais.
title_short Contextos e práticas socioculturais de letramento e letramento matemático inerentes às relações família/escola
title_full Contextos e práticas socioculturais de letramento e letramento matemático inerentes às relações família/escola
title_fullStr Contextos e práticas socioculturais de letramento e letramento matemático inerentes às relações família/escola
title_full_unstemmed Contextos e práticas socioculturais de letramento e letramento matemático inerentes às relações família/escola
title_sort Contextos e práticas socioculturais de letramento e letramento matemático inerentes às relações família/escola
author Espíndola, Ana Lúcia
author_facet Espíndola, Ana Lúcia
Souza, Neusa Maria Marques de
author_role author
author2 Souza, Neusa Maria Marques de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espíndola, Ana Lúcia
Souza, Neusa Maria Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento. Letramento matemático. Relações família-escola. Contextos. Práticas socioculturais.
topic Letramento. Letramento matemático. Relações família-escola. Contextos. Práticas socioculturais.
description Investigar práticas de letramento e letramento matemático de mães, bem como estratégias utilizadas nas relações entre contextos socioculturais família/escola para orientar os filhos na leitura, na escrita e na matemática foi o objetivo da pesquisa - objeto do conteúdo deste artigo. Questionamentos sobre mitos e crenças das origens e dos fundamentos dos conhecimentos escolares e socioculturais permearam as discussões. Das práticas de mães e filhos observadas em sessões de contação de histórias no ambiente da escola constataram-se como necessários mecanismos de aproximação das práticas de letramento das mães e dos filhos com práticas escolares e sociais para concretização dos conhecimentos sobre escritas numéricas e aprimoramento do letramento matemático. Práticas e condições de letramento, mobilização de conceitos, procedimentos e princípios compreendidos como produção sociocultural estabeleceram campo comum entre ações que as mães realizam na vida cotidiana com características das práticas escolarizadas, de cuja compreensão elas buscaram se aproximar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646670
10.20396/zet.v18i0.8646670
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646670
identifier_str_mv 10.20396/zet.v18i0.8646670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646670/13572
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 18 (2010): (n. esp.) Linguagem e práticas socioculturais: perspectivas para a Educação Matemática
Zetetike; Vol. 18 (2010): (n. esp.) Linguagem e práticas socioculturais: perspectivas para a Educação Matemática
Zetetike; v. 18 (2010): (n. esp.) Linguagem e práticas socioculturais: perspectivas para a Educação Matemática
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1754303705111330816