A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buemo, Eliani Aparecida Busnardo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fraga, Juliany Mazera, Mota, Junior Cesar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/333
Resumo: O estudo possui como escopo analisar como se dá o processo de alfabetização e letramento, verificando se há um desvelamento crítico da realidade a partir da leitura de mundo e se ela é trabalhada paralelamente com a aquisição da escrita e da linguagem. Os procedimentos metodológicos que nortearam a pesquisa a definem como pesquisa bibliográfica e de campo. A observação e a coleta de dados são indispensáveis para que análises sejam realizadas e possibilitam um estudo mais detalhado e preciso do tema abordado. Os resultados obtidos permitem perceber que a alfabetização está tendo prioridade maior do que o letramento e que muitas metodologias ainda estão baseadas em concepções remotas de ensino. Permitem perceber também que as crianças não são estimuladas a pensar e que estão acostumadas a receberem respostas prontas e direcionamentos que não as estimulam a elaborar argumentos críticos e autônomos.
id UNIFEBE-1_565e76c10d30c8f56335ff231f6e2599
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/333
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOAlfabetização. Letramento. Leitura de mundo.O estudo possui como escopo analisar como se dá o processo de alfabetização e letramento, verificando se há um desvelamento crítico da realidade a partir da leitura de mundo e se ela é trabalhada paralelamente com a aquisição da escrita e da linguagem. Os procedimentos metodológicos que nortearam a pesquisa a definem como pesquisa bibliográfica e de campo. A observação e a coleta de dados são indispensáveis para que análises sejam realizadas e possibilitam um estudo mais detalhado e preciso do tema abordado. Os resultados obtidos permitem perceber que a alfabetização está tendo prioridade maior do que o letramento e que muitas metodologias ainda estão baseadas em concepções remotas de ensino. Permitem perceber também que as crianças não são estimuladas a pensar e que estão acostumadas a receberem respostas prontas e direcionamentos que não as estimulam a elaborar argumentos críticos e autônomos.UNIFEBE2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/333Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 14 (2014)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/333/137Buemo, Eliani Aparecida BusnardoFraga, Juliany MazeraMota, Junior Cesarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T05:49:33Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/333Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebehttp://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/index/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T05:49:33Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
title A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
spellingShingle A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Buemo, Eliani Aparecida Busnardo
Alfabetização. Letramento. Leitura de mundo.
title_short A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
title_full A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
title_fullStr A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
title_full_unstemmed A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
title_sort A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
author Buemo, Eliani Aparecida Busnardo
author_facet Buemo, Eliani Aparecida Busnardo
Fraga, Juliany Mazera
Mota, Junior Cesar
author_role author
author2 Fraga, Juliany Mazera
Mota, Junior Cesar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buemo, Eliani Aparecida Busnardo
Fraga, Juliany Mazera
Mota, Junior Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Letramento. Leitura de mundo.
topic Alfabetização. Letramento. Leitura de mundo.
description O estudo possui como escopo analisar como se dá o processo de alfabetização e letramento, verificando se há um desvelamento crítico da realidade a partir da leitura de mundo e se ela é trabalhada paralelamente com a aquisição da escrita e da linguagem. Os procedimentos metodológicos que nortearam a pesquisa a definem como pesquisa bibliográfica e de campo. A observação e a coleta de dados são indispensáveis para que análises sejam realizadas e possibilitam um estudo mais detalhado e preciso do tema abordado. Os resultados obtidos permitem perceber que a alfabetização está tendo prioridade maior do que o letramento e que muitas metodologias ainda estão baseadas em concepções remotas de ensino. Permitem perceber também que as crianças não são estimuladas a pensar e que estão acostumadas a receberem respostas prontas e direcionamentos que não as estimulam a elaborar argumentos críticos e autônomos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/333
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/333/137
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 14 (2014)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1788166016614793216