Limites e possibilidades de estudantes na educação a distância (EaD)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/399 |
Resumo: | A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que vem ganhando destaque no cenário mundial. Desse modo, este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise acerca dos limites e das possibilidades apresentadas pelos estudantes que optam por um curso de Pedagogia nessa modalidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados o questionário fechado realizado com acadêmicos de Pedagogia da EaD de um Centro Universitário em Brusque, Santa Catarina. Por meio dos dados, constatou-se que a EaD vem se modificando e se adaptando aos diferentes tipos de aprendizes que buscam esta modalidade por meio dos tempos, e que apesar de algumas dificuldades encontradas, ela vem se destacando no contexto educacional. Pois proporciona oportunidades únicas de aprendizagem para aqueles que por algum motivo não conseguem frequentar o ensino presencial. Como possibilidades, percebeu-se os custos reduzidos com deslocamento, material e transporte; bem como os dias reduzidos de aulas presenciais, se comparados com outras modalidades de ensino. Como limites, destacaram-se a pouca troca de experiências na sala de aula, bem como a falta de um acompanhamento mais eficaz de profissionais no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, percebe-se que apesar de os limites encontrados, as vantagens e possibilidades são muitas. Uma vez que trazem oportunidades únicas de acesso à educação para aqueles que por algum motivo não tiveram a chance de frequentar o ensino presencial, pois uma de suas principais características é a possibilidade de ultrapassar barreiras geográficas e temporais. |
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A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que vem ganhando destaque no cenário mundial. Desse modo, este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise acerca dos limites e das possibilidades apresentadas pelos estudantes que optam por um curso de Pedagogia nessa modalidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados o questionário fechado realizado com acadêmicos de Pedagogia da EaD de um Centro Universitário em Brusque, Santa Catarina. Por meio dos dados, constatou-se que a EaD vem se modificando e se adaptando aos diferentes tipos de aprendizes que buscam esta modalidade por meio dos tempos, e que apesar de algumas dificuldades encontradas, ela vem se destacando no contexto educacional. Pois proporciona oportunidades únicas de aprendizagem para aqueles que por algum motivo não conseguem frequentar o ensino presencial. Como possibilidades, percebeu-se os custos reduzidos com deslocamento, material e transporte; bem como os dias reduzidos de aulas presenciais, se comparados com outras modalidades de ensino. Como limites, destacaram-se a pouca troca de experiências na sala de aula, bem como a falta de um acompanhamento mais eficaz de profissionais no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, percebe-se que apesar de os limites encontrados, as vantagens e possibilidades são muitas. Uma vez que trazem oportunidades únicas de acesso à educação para aqueles que por algum motivo não tiveram a chance de frequentar o ensino presencial, pois uma de suas principais características é a possibilidade de ultrapassar barreiras geográficas e temporais. |
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