Limites e possibilidades de estudantes na educação a distância (EaD)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Covalsky, Cristiana Mariani
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mota, Junior Cesar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/399
Resumo: A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que vem ganhando destaque no cenário mundial. Desse modo, este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise acerca dos limites e das possibilidades apresentadas pelos estudantes que optam por um curso de Pedagogia nessa modalidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados o questionário fechado realizado com acadêmicos de Pedagogia da EaD de um Centro Universitário em Brusque, Santa Catarina. Por meio dos dados, constatou-se que a EaD vem se modificando e se adaptando aos diferentes tipos de aprendizes que buscam esta modalidade por meio dos tempos, e que apesar de algumas dificuldades encontradas, ela vem se destacando no contexto educacional. Pois proporciona oportunidades únicas de aprendizagem para aqueles que por algum motivo não conseguem frequentar o ensino presencial. Como possibilidades, percebeu-se os custos reduzidos com deslocamento, material e transporte; bem como os dias reduzidos de aulas presenciais, se comparados com outras modalidades de ensino. Como limites, destacaram-se a pouca troca de experiências na sala de aula, bem como a falta de um acompanhamento mais eficaz de profissionais no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, percebe-se que apesar de os limites encontrados, as vantagens e possibilidades são muitas. Uma vez que trazem oportunidades únicas de acesso à educação para aqueles que por algum motivo não tiveram a chance de frequentar o ensino presencial, pois uma de suas principais características é a possibilidade de ultrapassar barreiras geográficas e temporais.
id UNIFEBE-1_cc26da826ac421c8bfc818a4dac9557c
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/399
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling Limites e possibilidades de estudantes na educação a distância (EaD)Educação a distância. Limites. PossibilidadesEnsino a distânciaA Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que vem ganhando destaque no cenário mundial. Desse modo, este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise acerca dos limites e das possibilidades apresentadas pelos estudantes que optam por um curso de Pedagogia nessa modalidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados o questionário fechado realizado com acadêmicos de Pedagogia da EaD de um Centro Universitário em Brusque, Santa Catarina. Por meio dos dados, constatou-se que a EaD vem se modificando e se adaptando aos diferentes tipos de aprendizes que buscam esta modalidade por meio dos tempos, e que apesar de algumas dificuldades encontradas, ela vem se destacando no contexto educacional. Pois proporciona oportunidades únicas de aprendizagem para aqueles que por algum motivo não conseguem frequentar o ensino presencial. Como possibilidades, percebeu-se os custos reduzidos com deslocamento, material e transporte; bem como os dias reduzidos de aulas presenciais, se comparados com outras modalidades de ensino. Como limites, destacaram-se a pouca troca de experiências na sala de aula, bem como a falta de um acompanhamento mais eficaz de profissionais no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, percebe-se que apesar de os limites encontrados, as vantagens e possibilidades são muitas. Uma vez que trazem oportunidades únicas de acesso à educação para aqueles que por algum motivo não tiveram a chance de frequentar o ensino presencial, pois uma de suas principais características é a possibilidade de ultrapassar barreiras geográficas e temporais.UNIFEBE2016-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/399Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 18 (2016); 75-872177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/399/216Copyright (c) 2016 Revista da UNIFEBEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCovalsky, Cristiana MarianiMota, Junior Cesar2017-01-03T02:24:28Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/399Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebehttp://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/index/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2017-01-03T02:24:28Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv Limites e possibilidades de estudantes na educação a distância (EaD)
title Limites e possibilidades de estudantes na educação a distância (EaD)
spellingShingle Limites e possibilidades de estudantes na educação a distância (EaD)
Covalsky, Cristiana Mariani
Educação a distância. Limites. Possibilidades
Ensino a distância
title_short Limites e possibilidades de estudantes na educação a distância (EaD)
title_full Limites e possibilidades de estudantes na educação a distância (EaD)
title_fullStr Limites e possibilidades de estudantes na educação a distância (EaD)
title_full_unstemmed Limites e possibilidades de estudantes na educação a distância (EaD)
title_sort Limites e possibilidades de estudantes na educação a distância (EaD)
author Covalsky, Cristiana Mariani
author_facet Covalsky, Cristiana Mariani
Mota, Junior Cesar
author_role author
author2 Mota, Junior Cesar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Covalsky, Cristiana Mariani
Mota, Junior Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância. Limites. Possibilidades
Ensino a distância
topic Educação a distância. Limites. Possibilidades
Ensino a distância
description A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que vem ganhando destaque no cenário mundial. Desse modo, este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise acerca dos limites e das possibilidades apresentadas pelos estudantes que optam por um curso de Pedagogia nessa modalidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados o questionário fechado realizado com acadêmicos de Pedagogia da EaD de um Centro Universitário em Brusque, Santa Catarina. Por meio dos dados, constatou-se que a EaD vem se modificando e se adaptando aos diferentes tipos de aprendizes que buscam esta modalidade por meio dos tempos, e que apesar de algumas dificuldades encontradas, ela vem se destacando no contexto educacional. Pois proporciona oportunidades únicas de aprendizagem para aqueles que por algum motivo não conseguem frequentar o ensino presencial. Como possibilidades, percebeu-se os custos reduzidos com deslocamento, material e transporte; bem como os dias reduzidos de aulas presenciais, se comparados com outras modalidades de ensino. Como limites, destacaram-se a pouca troca de experiências na sala de aula, bem como a falta de um acompanhamento mais eficaz de profissionais no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, percebe-se que apesar de os limites encontrados, as vantagens e possibilidades são muitas. Uma vez que trazem oportunidades únicas de acesso à educação para aqueles que por algum motivo não tiveram a chance de frequentar o ensino presencial, pois uma de suas principais características é a possibilidade de ultrapassar barreiras geográficas e temporais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/399
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/399/216
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista da UNIFEBE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista da UNIFEBE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 18 (2016); 75-87
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1788166016660930560