O lugar do afeto na alfabetização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3614 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão do curso tem como tema O Lugar do Afeto na Alfabetização e traz à tona a preocupação a respeito de um menino que foi diagnosticado com déficit de atenção e medicado, e que, segundo o parecer da sua professora, tinha pouco interesse e esforço em aprender, apresentava dificuldades na ortografia, distraindo-se frequentemente em sala de aula, por isso estava repetindo, pela segunda vez, o terceiro ano. Neste sentido, realizou-se um estudo de caso com esta criança em processo de alfabetização sobre os efeitos do afeto no processo de alfabetização e letramento; investigou-se o quanto as relações afetivas contribuem para potencializar a autoestima de uma criança e gerar desejo de aprender e/ou manifestar suas dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. Para tanto, buscou-se orientações decorrentes das políticas públicas, como por exemplo, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na perspectiva de evidenciar concepções e práticas nos processos de alfabetizar letrando, como ensina Soares, as quais podem fundamentar a ação docente na construção da relação adulto e criança para potencializar aprendizagens. Pesquisou-se a importância do afeto durante aprendizagem em termos de emoção e cognição, e buscou-se estudos sobre o TDAH. Por fim, mediante relação afetiva e paciência que lhe foi dedicada esta criança conseguiu recuperar a autoestima e superar as dificuldades até então presentes na sua vida. Conclui-se que dois sujeitos foram beneficiados a partir de uma situação problema vivenciada, a educadora, que não desistiu da sua busca por ter consciência de que desistir do educando seria desistir de si mesma, e o educando que superou os temores e fragilidades, possuindo agora um sentimento de igualdade e de pertença ao seu grupo social. |
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O presente trabalho de conclusão do curso tem como tema O Lugar do Afeto na Alfabetização e traz à tona a preocupação a respeito de um menino que foi diagnosticado com déficit de atenção e medicado, e que, segundo o parecer da sua professora, tinha pouco interesse e esforço em aprender, apresentava dificuldades na ortografia, distraindo-se frequentemente em sala de aula, por isso estava repetindo, pela segunda vez, o terceiro ano. Neste sentido, realizou-se um estudo de caso com esta criança em processo de alfabetização sobre os efeitos do afeto no processo de alfabetização e letramento; investigou-se o quanto as relações afetivas contribuem para potencializar a autoestima de uma criança e gerar desejo de aprender e/ou manifestar suas dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. Para tanto, buscou-se orientações decorrentes das políticas públicas, como por exemplo, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na perspectiva de evidenciar concepções e práticas nos processos de alfabetizar letrando, como ensina Soares, as quais podem fundamentar a ação docente na construção da relação adulto e criança para potencializar aprendizagens. Pesquisou-se a importância do afeto durante aprendizagem em termos de emoção e cognição, e buscou-se estudos sobre o TDAH. Por fim, mediante relação afetiva e paciência que lhe foi dedicada esta criança conseguiu recuperar a autoestima e superar as dificuldades até então presentes na sua vida. Conclui-se que dois sujeitos foram beneficiados a partir de uma situação problema vivenciada, a educadora, que não desistiu da sua busca por ter consciência de que desistir do educando seria desistir de si mesma, e o educando que superou os temores e fragilidades, possuindo agora um sentimento de igualdade e de pertença ao seu grupo social. 45 f. |
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O presente trabalho de conclusão do curso tem como tema O Lugar do Afeto na Alfabetização e traz à tona a preocupação a respeito de um menino que foi diagnosticado com déficit de atenção e medicado, e que, segundo o parecer da sua professora, tinha pouco interesse e esforço em aprender, apresentava dificuldades na ortografia, distraindo-se frequentemente em sala de aula, por isso estava repetindo, pela segunda vez, o terceiro ano. Neste sentido, realizou-se um estudo de caso com esta criança em processo de alfabetização sobre os efeitos do afeto no processo de alfabetização e letramento; investigou-se o quanto as relações afetivas contribuem para potencializar a autoestima de uma criança e gerar desejo de aprender e/ou manifestar suas dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. Para tanto, buscou-se orientações decorrentes das políticas públicas, como por exemplo, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na perspectiva de evidenciar concepções e práticas nos processos de alfabetizar letrando, como ensina Soares, as quais podem fundamentar a ação docente na construção da relação adulto e criança para potencializar aprendizagens. Pesquisou-se a importância do afeto durante aprendizagem em termos de emoção e cognição, e buscou-se estudos sobre o TDAH. Por fim, mediante relação afetiva e paciência que lhe foi dedicada esta criança conseguiu recuperar a autoestima e superar as dificuldades até então presentes na sua vida. Conclui-se que dois sujeitos foram beneficiados a partir de uma situação problema vivenciada, a educadora, que não desistiu da sua busca por ter consciência de que desistir do educando seria desistir de si mesma, e o educando que superou os temores e fragilidades, possuindo agora um sentimento de igualdade e de pertença ao seu grupo social. |
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