O lugar do afeto na alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Cleusa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3614
Resumo: O presente trabalho de conclusão do curso tem como tema O Lugar do Afeto na Alfabetização e traz à tona a preocupação a respeito de um menino que foi diagnosticado com déficit de atenção e medicado, e que, segundo o parecer da sua professora, tinha pouco interesse e esforço em aprender, apresentava dificuldades na ortografia, distraindo-se frequentemente em sala de aula, por isso estava repetindo, pela segunda vez, o terceiro ano. Neste sentido, realizou-se um estudo de caso com esta criança em processo de alfabetização sobre os efeitos do afeto no processo de alfabetização e letramento; investigou-se o quanto as relações afetivas contribuem para potencializar a autoestima de uma criança e gerar desejo de aprender e/ou manifestar suas dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. Para tanto, buscou-se orientações decorrentes das políticas públicas, como por exemplo, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na perspectiva de evidenciar concepções e práticas nos processos de alfabetizar letrando, como ensina Soares, as quais podem fundamentar a ação docente na construção da relação adulto e criança para potencializar aprendizagens. Pesquisou-se a importância do afeto durante aprendizagem em termos de emoção e cognição, e buscou-se estudos sobre o TDAH. Por fim, mediante relação afetiva e paciência que lhe foi dedicada esta criança conseguiu recuperar a autoestima e superar as dificuldades até então presentes na sua vida. Conclui-se que dois sujeitos foram beneficiados a partir de uma situação problema vivenciada, a educadora, que não desistiu da sua busca por ter consciência de que desistir do educando seria desistir de si mesma, e o educando que superou os temores e fragilidades, possuindo agora um sentimento de igualdade e de pertença ao seu grupo social.
id UNIJ_1345339a28f589a11fe4cc2d32fbb006
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3614
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO lugar do afeto na alfabetização2016-08-2220152016-08-22T14:36:32Z2016-08-22T14:36:32ZO presente trabalho de conclusão do curso tem como tema O Lugar do Afeto na Alfabetização e traz à tona a preocupação a respeito de um menino que foi diagnosticado com déficit de atenção e medicado, e que, segundo o parecer da sua professora, tinha pouco interesse e esforço em aprender, apresentava dificuldades na ortografia, distraindo-se frequentemente em sala de aula, por isso estava repetindo, pela segunda vez, o terceiro ano. Neste sentido, realizou-se um estudo de caso com esta criança em processo de alfabetização sobre os efeitos do afeto no processo de alfabetização e letramento; investigou-se o quanto as relações afetivas contribuem para potencializar a autoestima de uma criança e gerar desejo de aprender e/ou manifestar suas dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. Para tanto, buscou-se orientações decorrentes das políticas públicas, como por exemplo, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na perspectiva de evidenciar concepções e práticas nos processos de alfabetizar letrando, como ensina Soares, as quais podem fundamentar a ação docente na construção da relação adulto e criança para potencializar aprendizagens. Pesquisou-se a importância do afeto durante aprendizagem em termos de emoção e cognição, e buscou-se estudos sobre o TDAH. Por fim, mediante relação afetiva e paciência que lhe foi dedicada esta criança conseguiu recuperar a autoestima e superar as dificuldades até então presentes na sua vida. Conclui-se que dois sujeitos foram beneficiados a partir de uma situação problema vivenciada, a educadora, que não desistiu da sua busca por ter consciência de que desistir do educando seria desistir de si mesma, e o educando que superou os temores e fragilidades, possuindo agora um sentimento de igualdade e de pertença ao seu grupo social.45 f.Ciências HumanasPedagogiaAlfabetizaçãoLetramentoMedicalizaçãoAfetoRelações pedagógicashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3614DMD_hdl_123456789/3614Morais, Cleusaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20CLEUSA%20FINAL.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3614/1/TCC%20CLEUSA%20FINAL.pdfapplication/pdf635467http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3614/1/TCC%20CLEUSA%20FINAL.pdfa444304dc4ba8e7c31d5007bfa14c4edMD5123456789_3614_12019-01-21T12:45:03Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O lugar do afeto na alfabetização
title O lugar do afeto na alfabetização
spellingShingle O lugar do afeto na alfabetização
Morais, Cleusa
Ciências Humanas
Pedagogia
Alfabetização
Letramento
Medicalização
Afeto
Relações pedagógicas
title_short O lugar do afeto na alfabetização
title_full O lugar do afeto na alfabetização
title_fullStr O lugar do afeto na alfabetização
title_full_unstemmed O lugar do afeto na alfabetização
title_sort O lugar do afeto na alfabetização
author Morais, Cleusa
author_facet Morais, Cleusa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Cleusa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Alfabetização
Letramento
Medicalização
Afeto
Relações pedagógicas
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Alfabetização
Letramento
Medicalização
Afeto
Relações pedagógicas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho de conclusão do curso tem como tema O Lugar do Afeto na Alfabetização e traz à tona a preocupação a respeito de um menino que foi diagnosticado com déficit de atenção e medicado, e que, segundo o parecer da sua professora, tinha pouco interesse e esforço em aprender, apresentava dificuldades na ortografia, distraindo-se frequentemente em sala de aula, por isso estava repetindo, pela segunda vez, o terceiro ano. Neste sentido, realizou-se um estudo de caso com esta criança em processo de alfabetização sobre os efeitos do afeto no processo de alfabetização e letramento; investigou-se o quanto as relações afetivas contribuem para potencializar a autoestima de uma criança e gerar desejo de aprender e/ou manifestar suas dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. Para tanto, buscou-se orientações decorrentes das políticas públicas, como por exemplo, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na perspectiva de evidenciar concepções e práticas nos processos de alfabetizar letrando, como ensina Soares, as quais podem fundamentar a ação docente na construção da relação adulto e criança para potencializar aprendizagens. Pesquisou-se a importância do afeto durante aprendizagem em termos de emoção e cognição, e buscou-se estudos sobre o TDAH. Por fim, mediante relação afetiva e paciência que lhe foi dedicada esta criança conseguiu recuperar a autoestima e superar as dificuldades até então presentes na sua vida. Conclui-se que dois sujeitos foram beneficiados a partir de uma situação problema vivenciada, a educadora, que não desistiu da sua busca por ter consciência de que desistir do educando seria desistir de si mesma, e o educando que superou os temores e fragilidades, possuindo agora um sentimento de igualdade e de pertença ao seu grupo social.
45 f.
description O presente trabalho de conclusão do curso tem como tema O Lugar do Afeto na Alfabetização e traz à tona a preocupação a respeito de um menino que foi diagnosticado com déficit de atenção e medicado, e que, segundo o parecer da sua professora, tinha pouco interesse e esforço em aprender, apresentava dificuldades na ortografia, distraindo-se frequentemente em sala de aula, por isso estava repetindo, pela segunda vez, o terceiro ano. Neste sentido, realizou-se um estudo de caso com esta criança em processo de alfabetização sobre os efeitos do afeto no processo de alfabetização e letramento; investigou-se o quanto as relações afetivas contribuem para potencializar a autoestima de uma criança e gerar desejo de aprender e/ou manifestar suas dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. Para tanto, buscou-se orientações decorrentes das políticas públicas, como por exemplo, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na perspectiva de evidenciar concepções e práticas nos processos de alfabetizar letrando, como ensina Soares, as quais podem fundamentar a ação docente na construção da relação adulto e criança para potencializar aprendizagens. Pesquisou-se a importância do afeto durante aprendizagem em termos de emoção e cognição, e buscou-se estudos sobre o TDAH. Por fim, mediante relação afetiva e paciência que lhe foi dedicada esta criança conseguiu recuperar a autoestima e superar as dificuldades até então presentes na sua vida. Conclui-se que dois sujeitos foram beneficiados a partir de uma situação problema vivenciada, a educadora, que não desistiu da sua busca por ter consciência de que desistir do educando seria desistir de si mesma, e o educando que superou os temores e fragilidades, possuindo agora um sentimento de igualdade e de pertença ao seu grupo social.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2016-08-22T14:36:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-22T14:36:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3614
DMD_hdl_123456789/3614
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3614
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415346228625408