A inserção de jovens no mercado de trabalho: a realidade de aprendizes do SENAI de Ijuí/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stroher, Georgia Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3077
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Serviço Social tem como tema a inserção do jovem no mercado de trabalho na condição de aprendiz. Sendo que essa se constitui uma pesquisa documental, realizada a partir da coleta de dados no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do município de Ijuí/RS, onde foram analisados relatórios de alunos e professores do curso de auxiliar administrativo no SENAI no segundo semestre de 2014. Para desenvolver essa pesquisa se levou em consideração aspectos que dizem respeito a caráter qualitativo, como opiniões e ideias. A análise desses dados se fundamentou no método dialético crítico e as categorias historicidade, totalidade e contradição. A pesquisa tem como objetivo geral verificar como o programa jovem aprendiz tem contribuído na inserção de jovens no mercado de trabalho, a partir da realidade dos jovens aprendizes, que realizam o curso de auxiliar administrativo, no SENAI do município de Ijuí no segundo semestre de 2014. Os objetivos específicos da pesquisa buscam: verificar como se deu o processo de inserção no mercado de trabalho na condição de aprendiz, analisar os benefícios e os desafios gerados pela inserção desses jovens no mercado de trabalho na condição de aprendizes, identificar as perspectivas dos jovens, a partir do programa Jovem Aprendiz, e refletir sobre o Programa Jovem Aprendiz e as contribuições das instituições de qualificação profissional. A partir da pesquisa foi possível verificar que as maiores contribuições se referem a qualificação profissional e a experiência adquirira. Porém apesar das contribuições para a inserção de jovens no primeiro emprego e na qualificação profissional, esse tem gerado alguns desafios, sendo que é necessário avaliar o programa, assim como verificar o que tem que poderia ser melhorado.
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