Contribuições da literatura no processo de alfabetização e letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graeff, Nádia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3618
Resumo: Esta monografia tem como tema as contribuições da literatura no processo de alfabetização e letramento, abordando, de forma ampla, a importância que o ato de contar e ler histórias tem na ação pedagógica e em que aspectos pode favorecer o desenvolvimento infantil. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa em uma escola pública estadual com uma turma de primeiro ano do ensino fundamental de 9 anos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a professora da turma e conversa com os alunos. Para fundamentar este trabalho os autores Freire (1993); Vigotsky (2006); Corso (2006); Soares (2008); Libâneo (2008); Ferreiro e Teberosky (1979), foram de fundamental relevância para isto; e com eles vimos que a leitura de textos, especialmente a Literatura Infantil, pode contribuir para uma educação de qualidade e alargar capacidades e habilidades importantes para o desenvolvimento infantil como: estimular e desenvolver a prática da leitura prazerosa e analítica, bem como outras linguagens e a compreensão da vida. Também tivemos como objetivo colocar em evidência e refletir acerca do valor que a literatura tem no primeiro ano do ensino fundamental na aprendizagem significativa da leitura e a escrita na escola; conhecer e analisar as questões didático metodológicas privilegiadas pela docente no contexto da sala de aula que envolvem o contato e o trabalho com literatura infantil em sala de aula; conhecer quais os valores trabalhados por meio da bibliografia escolhida e o que pensam as crianças sobre a experiência de leitura. Na análise de dados, pode-se reafirmar o quanto a literatura infantil é atraente às crianças, pois em suas falas elas afirmaram que gostam muito de ler e ouvir história, uma vez que a professora incentiva muito os educandos a cada dia gostar mais da literatura. Ao refletir, tendo como referência os relatos das crianças, compreendemos que elas gostam da literatura infantil, e também as afirmações delas evidenciam que a professora gosta muito de contar histórias, e que a literatura está presente todos os dias em sala de aula.
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