A gestão de pessoas nas micros e pequenas empresas de Três Passos/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2866 |
Resumo: | Cada vez mais se percebe a importância das pessoas nas organizações. São elas, que através de seu capital intelectual e força de trabalho, fazem com que as empresas cumpram o seu papel. Em tempos de alta taxa de empregabilidade e com as constantes mudanças em nossa população, as empresas precisam se adaptar a nova maneira de gerir os seus funcionários, e isso equivale para todas as empresas, incluindo as micros e pequenas, essas, foco deste estudo. Nesse sentido se procurou pesquisar a Gestão de Pessoas nas micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS Sobre a Gestão de Pessoas, Chiavenato (2004) nos diz que se refere às políticas e práticas necessárias ao gestor para administrar o trabalho das pessoas. Segundo o autor, a Gestão de Pessoas é composta por seis processos, sendo eles, processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar. Os processos de agregar dizem respeito ao planejamento da necessidade de contratação, ao recrutamento, à seleção de novos funcionários, a ambientação e a integração desse novo funcionário. Os processos de aplicar falam sobre o cargo, a descrição e análise do cargo e a avaliação de desempenho. Já os processos de recompensar dizem respeito à remuneração e aos benefícios. Os processos de desenvolver mencionam o desenvolvimento dos funcionários. Os processos de manter são relacionados à higiene e segurança no trabalho, relações sindicais, estilos de liderança, cultura organizacional, entre outros, e, finalizando, têm-se os processos de monitorar, que dizem respeito ao monitoramento e às informações sobre os funcionários. Para Dutra (2002, p. 17), Gestão de Pessoas é “um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo”. O propósito central desta pesquisa foi identificar se ocorrem e como ocorrem os seis processos de Gestão de Pessoas descritos por Chiavenato (2004) numa amostra das micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS. Também se propôs a identificar o perfil das empresas e dos gestores participantes, além de propor melhorias nos processos que se fizerem necessários. A pesquisa foi classificada segundo Vergara (2005) e Zamberlan et al (2014) como aplicada, exploratória e descritiva, além de bibliográfica, documental, pesquisa de campo e de levantamento. De acordo com Zamberlan et al (2014), também foi uma pesquisa quantitativa e qualitativa. A coleta de dados se deu através da aplicação de questionário com 40 perguntas de múltipla escolha em 56 micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS, tendo como alvo os proprietários, gestores de pessoas e gerentes, esses, responsáveis pela Gestão de Pessoas na organização, também responsáveis por recrutamento, contratações e demissões de empregados, num total de 56 pessoas. Após, se procedeu ao processamento dos dados em software específico e a partir dos resultados obtidos realizou-se a análise de conteúdo na qual foram comparadas as práticas das organizações relacionadas à Gestão de Pessoas com a teoria construída no referencial teórico. O objetivo desse trabalho foi identificar se ocorrem e como ocorrem os seis processos de Gestão de Pessoas descritos por Chiavenato (2004) numa amostra das micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS. Através da aplicação de questionário se conseguiu identificar o perfil das empresas participantes do estudo e também dos seus gestores, além das principais atividades desenvolvidas por essas empresas relacionadas à Gestão de Pessoas. Além disso, também se buscou conhecer o contexto organizacional do município de Três Passos/RS. No que ser refere ao contexto organizacional do município de Três Passos, verificou-se que atualmente o município possui 1.993 CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica) ativos. Desse total, 859 pertencem ao setor do comércio, 57 ao setor da indústria e 1.077 ao setor de serviços. Além disso, o município possui 707 autônomos, como médicos, eletricistas, pintores, dentistas, entre outros. Quanto ao perfil das empresas pode-se verificar que são preponderantemente do ramo do comércio, possuem mais de 20 anos de existência, tem entre seis e 20 funcionários, denominam como colaboradores as pessoas que trabalham na empresa, são consideradas pequenas empresas e nelas quem trata dos assuntos relacionados à Gestão de Pessoas é o proprietário. Com relação ao perfil dos sujeitos da pesquisa, identificou-se que são em grande parcela proprietários das empresas, que tem ensino superior completo, que possui mais de 49 anos, do gênero masculino, que está na empresa e ocupando o cargo a mais de 16 anos e que se considera preparado para gerir pessoas, além de considerar a Gestão de Pessoas muito importante. Como já mencionado anteriormente, a presente pesquisa teve como base os seis processos de Gestão de Pessoas descritos por Chiavenato (2004), ou seja, processos de agregar, aplicar, recompensar, manter, desenvolver e monitorar. Nos processos de agregar, que dizem respeito ao planejamento da necessidade de contratação, ao recrutamento, à seleção de novos funcionários, a ambientação e a integração desse novo funcionário, verificou-se que a maioria das empresas participantes do estudo realiza grande parte dos processos mencionados, porém, ainda pode-se melhorar. Pode-se destacar que o processo de recrutamento mais utilizado é a análise de currículos recebidos na própria empresa e que o processo de seleção mais utilizado é a entrevista com o candidato. Ainda constatou-se que 96% dos pesquisados encontram dificuldades no momento de contratar funcionários. Vale destacar ainda nesses processos o pouco interesse das micros e pequenas empresas na contratação de estagiários e menores aprendizes. Quanto aos processos de aplicar, que falam sobre o cargo, a descrição e análise do cargo e a avaliação de desempenho, identificou-se, assim como no processo anterior, que a maioria das empresas realizam os processos descritos por Chiavenato (2004), porém deve-se aprimorar o processo no que tange à descrição de cargos, visto que 54% das empresas pesquisadas não realizam essa atividade. Outro ponto a destacar é que em 64% das empresas ocorre algum tipo de avaliação de desempenho e em 61% delas, quem realiza a avaliação é o proprietário. Nos processos de recompensar, os quais se referem à remuneração e benefícios, viu-se que grande parte das empresas realizam o básico, através de remuneração mínima da categoria e a concessão apenas de benefícios previstos em lei. Em 45% delas os funcionários recebem o piso da categoria e em 73 % os funcionários somente recebem benefícios previstos na CLT. Nesses processos há grande margem para melhorias através de incrementos na remuneração e na concessão de benefícios. Um ponto positivo desses processos é que em 93% das empresas ocorre algum tipo de confraternização entre funcionário e chefia. Essa confraternização pode ser considerada como um benefício social. Já nos processos de desenvolver, que mencionam o desenvolvimento dos funcionários, verificou-se que boa parte das empresas opta por treinamento em curto espaço de tempo e de baixo custo e isso, consequentemente, reflete a maneira como o funcionário vê a empresa. Em 42% das empresas há oferta de treinamento de duas a quatro vezes ao ano e em 55% delas a palestra é o tipo de treinamento mais utilizado. Há também grande espaço para melhorias nesses processos através de treinamentos técnicos e de longa duração. Um ponto positivo que vale destacar é que 89% dos pesquisados incentivam o autodesenvolvimento dos funcionários. Com relação aos processos de manter, os quais se referem à higiene e segurança no trabalho, relações sindicais, estilos de liderança, cultura organizacional, entre outros, identificou-se que as empresas pesquisadas seguem de forma satisfatória o que foi descrito por Chiavenato (2004). Destaca-se a questão dos equipamentos de proteção individual, na qual, 89% dos pesquisados afirmam que fornecem equipamentos quando necessário. Ainda importante é o uso de uniforme por parte dos funcionários em 64% das empresas pesquisadas e o uso de equipamentos e móveis ergonômicos em 80% delas. O ponto negativo vai para o uso de crachá, na qual se identificou que apenas 23% das empresas fazem uso. Findando com os últimos processos, os de monitorar, que dizem respeito às informações sobre os funcionários, se verificou que há espaço para melhorias. A pesquisa demonstrou que em 52% das empresas o banco de dados está no escritório de contabilidade que presta serviços à empresa. Há a necessidade de se trazer a informação contida em banco de dados mais para perto do gestor a fim de que essas possam subsidiar as decisões. Ponto positivo vai para a realização de reuniões formais em 77% das micros e pequenas empresas pesquisadas. De maneira geral, os sujeitos da pesquisa acreditam que a Gestão de Pessoas por eles praticada esta adequada, visto que 80% dos pesquisados atribuíram nota oito ou mais para a sua Gestão de Pessoas. Partindo da questão de estudo, que pretendia identificar se as micros e pequenas empresas localizadas no município de Três Passos/RS utilizavam dos seis Processos de Gestão de Pessoas em sua gestão e diante dos resultados apresentados pode-se concluir, de maneira geral, que grande parte das empresas utiliza-se de todos, ou pelo menos de uma parte, dos processos mencionados por Chiavenato (2004). Ainda há alguns processos que necessitam de aprimoramento e outros que devem ser implantados por algumas empresas. No geral o resultado da pesquisa foi satisfatório e demonstra que as empresas e seus gestores estão cada vez mais conscientes da importância das pessoas nas empresas, e que elas são os recursos mais importantes e que fazem a diferença nas organizações bem sucedidas. Levando em conta o objetivo geral da pesquisa que foi de identificar se existem e como ocorrem os seis processos de Gestão de Pessoas numa amostra das micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS propondo melhorias nos processos que se fizerem necessários, se conclui que a pesquisa atendeu aos objetivos propostos mostrando de maneira clara e objetiva os principais aspectos da Gestão de Pessoas nas micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS, além de propor melhorias. |
id |
UNIJ_4d1c8541718f8be7cead4ac9e5dde7ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2866 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA gestão de pessoas nas micros e pequenas empresas de Três Passos/RS2015-07-2320142015-07-23T12:45:54Z2015-07-23T12:45:54ZCada vez mais se percebe a importância das pessoas nas organizações. São elas, que através de seu capital intelectual e força de trabalho, fazem com que as empresas cumpram o seu papel. Em tempos de alta taxa de empregabilidade e com as constantes mudanças em nossa população, as empresas precisam se adaptar a nova maneira de gerir os seus funcionários, e isso equivale para todas as empresas, incluindo as micros e pequenas, essas, foco deste estudo. Nesse sentido se procurou pesquisar a Gestão de Pessoas nas micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS Sobre a Gestão de Pessoas, Chiavenato (2004) nos diz que se refere às políticas e práticas necessárias ao gestor para administrar o trabalho das pessoas. Segundo o autor, a Gestão de Pessoas é composta por seis processos, sendo eles, processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar. Os processos de agregar dizem respeito ao planejamento da necessidade de contratação, ao recrutamento, à seleção de novos funcionários, a ambientação e a integração desse novo funcionário. Os processos de aplicar falam sobre o cargo, a descrição e análise do cargo e a avaliação de desempenho. Já os processos de recompensar dizem respeito à remuneração e aos benefícios. Os processos de desenvolver mencionam o desenvolvimento dos funcionários. Os processos de manter são relacionados à higiene e segurança no trabalho, relações sindicais, estilos de liderança, cultura organizacional, entre outros, e, finalizando, têm-se os processos de monitorar, que dizem respeito ao monitoramento e às informações sobre os funcionários. Para Dutra (2002, p. 17), Gestão de Pessoas é “um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo”. O propósito central desta pesquisa foi identificar se ocorrem e como ocorrem os seis processos de Gestão de Pessoas descritos por Chiavenato (2004) numa amostra das micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS. Também se propôs a identificar o perfil das empresas e dos gestores participantes, além de propor melhorias nos processos que se fizerem necessários. A pesquisa foi classificada segundo Vergara (2005) e Zamberlan et al (2014) como aplicada, exploratória e descritiva, além de bibliográfica, documental, pesquisa de campo e de levantamento. De acordo com Zamberlan et al (2014), também foi uma pesquisa quantitativa e qualitativa. A coleta de dados se deu através da aplicação de questionário com 40 perguntas de múltipla escolha em 56 micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS, tendo como alvo os proprietários, gestores de pessoas e gerentes, esses, responsáveis pela Gestão de Pessoas na organização, também responsáveis por recrutamento, contratações e demissões de empregados, num total de 56 pessoas. Após, se procedeu ao processamento dos dados em software específico e a partir dos resultados obtidos realizou-se a análise de conteúdo na qual foram comparadas as práticas das organizações relacionadas à Gestão de Pessoas com a teoria construída no referencial teórico. O objetivo desse trabalho foi identificar se ocorrem e como ocorrem os seis processos de Gestão de Pessoas descritos por Chiavenato (2004) numa amostra das micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS. Através da aplicação de questionário se conseguiu identificar o perfil das empresas participantes do estudo e também dos seus gestores, além das principais atividades desenvolvidas por essas empresas relacionadas à Gestão de Pessoas. Além disso, também se buscou conhecer o contexto organizacional do município de Três Passos/RS. No que ser refere ao contexto organizacional do município de Três Passos, verificou-se que atualmente o município possui 1.993 CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica) ativos. Desse total, 859 pertencem ao setor do comércio, 57 ao setor da indústria e 1.077 ao setor de serviços. Além disso, o município possui 707 autônomos, como médicos, eletricistas, pintores, dentistas, entre outros. Quanto ao perfil das empresas pode-se verificar que são preponderantemente do ramo do comércio, possuem mais de 20 anos de existência, tem entre seis e 20 funcionários, denominam como colaboradores as pessoas que trabalham na empresa, são consideradas pequenas empresas e nelas quem trata dos assuntos relacionados à Gestão de Pessoas é o proprietário. Com relação ao perfil dos sujeitos da pesquisa, identificou-se que são em grande parcela proprietários das empresas, que tem ensino superior completo, que possui mais de 49 anos, do gênero masculino, que está na empresa e ocupando o cargo a mais de 16 anos e que se considera preparado para gerir pessoas, além de considerar a Gestão de Pessoas muito importante. Como já mencionado anteriormente, a presente pesquisa teve como base os seis processos de Gestão de Pessoas descritos por Chiavenato (2004), ou seja, processos de agregar, aplicar, recompensar, manter, desenvolver e monitorar. Nos processos de agregar, que dizem respeito ao planejamento da necessidade de contratação, ao recrutamento, à seleção de novos funcionários, a ambientação e a integração desse novo funcionário, verificou-se que a maioria das empresas participantes do estudo realiza grande parte dos processos mencionados, porém, ainda pode-se melhorar. Pode-se destacar que o processo de recrutamento mais utilizado é a análise de currículos recebidos na própria empresa e que o processo de seleção mais utilizado é a entrevista com o candidato. Ainda constatou-se que 96% dos pesquisados encontram dificuldades no momento de contratar funcionários. Vale destacar ainda nesses processos o pouco interesse das micros e pequenas empresas na contratação de estagiários e menores aprendizes. Quanto aos processos de aplicar, que falam sobre o cargo, a descrição e análise do cargo e a avaliação de desempenho, identificou-se, assim como no processo anterior, que a maioria das empresas realizam os processos descritos por Chiavenato (2004), porém deve-se aprimorar o processo no que tange à descrição de cargos, visto que 54% das empresas pesquisadas não realizam essa atividade. Outro ponto a destacar é que em 64% das empresas ocorre algum tipo de avaliação de desempenho e em 61% delas, quem realiza a avaliação é o proprietário. Nos processos de recompensar, os quais se referem à remuneração e benefícios, viu-se que grande parte das empresas realizam o básico, através de remuneração mínima da categoria e a concessão apenas de benefícios previstos em lei. Em 45% delas os funcionários recebem o piso da categoria e em 73 % os funcionários somente recebem benefícios previstos na CLT. Nesses processos há grande margem para melhorias através de incrementos na remuneração e na concessão de benefícios. Um ponto positivo desses processos é que em 93% das empresas ocorre algum tipo de confraternização entre funcionário e chefia. Essa confraternização pode ser considerada como um benefício social. Já nos processos de desenvolver, que mencionam o desenvolvimento dos funcionários, verificou-se que boa parte das empresas opta por treinamento em curto espaço de tempo e de baixo custo e isso, consequentemente, reflete a maneira como o funcionário vê a empresa. Em 42% das empresas há oferta de treinamento de duas a quatro vezes ao ano e em 55% delas a palestra é o tipo de treinamento mais utilizado. Há também grande espaço para melhorias nesses processos através de treinamentos técnicos e de longa duração. Um ponto positivo que vale destacar é que 89% dos pesquisados incentivam o autodesenvolvimento dos funcionários. Com relação aos processos de manter, os quais se referem à higiene e segurança no trabalho, relações sindicais, estilos de liderança, cultura organizacional, entre outros, identificou-se que as empresas pesquisadas seguem de forma satisfatória o que foi descrito por Chiavenato (2004). Destaca-se a questão dos equipamentos de proteção individual, na qual, 89% dos pesquisados afirmam que fornecem equipamentos quando necessário. Ainda importante é o uso de uniforme por parte dos funcionários em 64% das empresas pesquisadas e o uso de equipamentos e móveis ergonômicos em 80% delas. O ponto negativo vai para o uso de crachá, na qual se identificou que apenas 23% das empresas fazem uso. Findando com os últimos processos, os de monitorar, que dizem respeito às informações sobre os funcionários, se verificou que há espaço para melhorias. A pesquisa demonstrou que em 52% das empresas o banco de dados está no escritório de contabilidade que presta serviços à empresa. Há a necessidade de se trazer a informação contida em banco de dados mais para perto do gestor a fim de que essas possam subsidiar as decisões. Ponto positivo vai para a realização de reuniões formais em 77% das micros e pequenas empresas pesquisadas. De maneira geral, os sujeitos da pesquisa acreditam que a Gestão de Pessoas por eles praticada esta adequada, visto que 80% dos pesquisados atribuíram nota oito ou mais para a sua Gestão de Pessoas. Partindo da questão de estudo, que pretendia identificar se as micros e pequenas empresas localizadas no município de Três Passos/RS utilizavam dos seis Processos de Gestão de Pessoas em sua gestão e diante dos resultados apresentados pode-se concluir, de maneira geral, que grande parte das empresas utiliza-se de todos, ou pelo menos de uma parte, dos processos mencionados por Chiavenato (2004). Ainda há alguns processos que necessitam de aprimoramento e outros que devem ser implantados por algumas empresas. No geral o resultado da pesquisa foi satisfatório e demonstra que as empresas e seus gestores estão cada vez mais conscientes da importância das pessoas nas empresas, e que elas são os recursos mais importantes e que fazem a diferença nas organizações bem sucedidas. Levando em conta o objetivo geral da pesquisa que foi de identificar se existem e como ocorrem os seis processos de Gestão de Pessoas numa amostra das micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS propondo melhorias nos processos que se fizerem necessários, se conclui que a pesquisa atendeu aos objetivos propostos mostrando de maneira clara e objetiva os principais aspectos da Gestão de Pessoas nas micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS, além de propor melhorias.77 f.Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoGestão de pessoasProcessos de gestão de pessoasMicros empresasPequenas empresashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2866DMD_hdl_123456789/2866Vivian, Julianoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20-%20JULIANO%20VIVIAN%20%28Usu%c3%a1rio%20Juliano%20Vivian%29%20%28Data%2003-12-2014%2015h35m%29%20TCC%20-%20Juliano%20Vivian%20%281%29.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2866/1/TCC%20-%20JULIANO%20VIVIAN%20%28Usu%c3%a1rio%20Juliano%20Vivian%29%20%28Data%2003-12-2014%2015h35m%29%20TCC%20-%20Juliano%20Vivian%20%281%29.pdfapplication/pdf1007400http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2866/1/TCC%20-%20JULIANO%20VIVIAN%20%28Usu%c3%a1rio%20Juliano%20Vivian%29%20%28Data%2003-12-2014%2015h35m%29%20TCC%20-%20Juliano%20Vivian%20%281%29.pdf6c679aea295d610f8f82ee775d2587fcMD5123456789_2866_12019-01-21T12:44:40Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão de pessoas nas micros e pequenas empresas de Três Passos/RS |
title |
A gestão de pessoas nas micros e pequenas empresas de Três Passos/RS |
spellingShingle |
A gestão de pessoas nas micros e pequenas empresas de Três Passos/RS Vivian, Juliano Ciências Sociais Aplicadas Administração Gestão de pessoas Processos de gestão de pessoas Micros empresas Pequenas empresas |
title_short |
A gestão de pessoas nas micros e pequenas empresas de Três Passos/RS |
title_full |
A gestão de pessoas nas micros e pequenas empresas de Três Passos/RS |
title_fullStr |
A gestão de pessoas nas micros e pequenas empresas de Três Passos/RS |
title_full_unstemmed |
A gestão de pessoas nas micros e pequenas empresas de Três Passos/RS |
title_sort |
A gestão de pessoas nas micros e pequenas empresas de Três Passos/RS |
author |
Vivian, Juliano |
author_facet |
Vivian, Juliano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vivian, Juliano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Administração Gestão de pessoas Processos de gestão de pessoas Micros empresas Pequenas empresas |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Administração Gestão de pessoas Processos de gestão de pessoas Micros empresas Pequenas empresas |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Cada vez mais se percebe a importância das pessoas nas organizações. São elas, que através de seu capital intelectual e força de trabalho, fazem com que as empresas cumpram o seu papel. Em tempos de alta taxa de empregabilidade e com as constantes mudanças em nossa população, as empresas precisam se adaptar a nova maneira de gerir os seus funcionários, e isso equivale para todas as empresas, incluindo as micros e pequenas, essas, foco deste estudo. Nesse sentido se procurou pesquisar a Gestão de Pessoas nas micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS Sobre a Gestão de Pessoas, Chiavenato (2004) nos diz que se refere às políticas e práticas necessárias ao gestor para administrar o trabalho das pessoas. Segundo o autor, a Gestão de Pessoas é composta por seis processos, sendo eles, processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar. Os processos de agregar dizem respeito ao planejamento da necessidade de contratação, ao recrutamento, à seleção de novos funcionários, a ambientação e a integração desse novo funcionário. Os processos de aplicar falam sobre o cargo, a descrição e análise do cargo e a avaliação de desempenho. Já os processos de recompensar dizem respeito à remuneração e aos benefícios. Os processos de desenvolver mencionam o desenvolvimento dos funcionários. Os processos de manter são relacionados à higiene e segurança no trabalho, relações sindicais, estilos de liderança, cultura organizacional, entre outros, e, finalizando, têm-se os processos de monitorar, que dizem respeito ao monitoramento e às informações sobre os funcionários. Para Dutra (2002, p. 17), Gestão de Pessoas é “um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo”. O propósito central desta pesquisa foi identificar se ocorrem e como ocorrem os seis processos de Gestão de Pessoas descritos por Chiavenato (2004) numa amostra das micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS. Também se propôs a identificar o perfil das empresas e dos gestores participantes, além de propor melhorias nos processos que se fizerem necessários. A pesquisa foi classificada segundo Vergara (2005) e Zamberlan et al (2014) como aplicada, exploratória e descritiva, além de bibliográfica, documental, pesquisa de campo e de levantamento. De acordo com Zamberlan et al (2014), também foi uma pesquisa quantitativa e qualitativa. A coleta de dados se deu através da aplicação de questionário com 40 perguntas de múltipla escolha em 56 micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS, tendo como alvo os proprietários, gestores de pessoas e gerentes, esses, responsáveis pela Gestão de Pessoas na organização, também responsáveis por recrutamento, contratações e demissões de empregados, num total de 56 pessoas. Após, se procedeu ao processamento dos dados em software específico e a partir dos resultados obtidos realizou-se a análise de conteúdo na qual foram comparadas as práticas das organizações relacionadas à Gestão de Pessoas com a teoria construída no referencial teórico. O objetivo desse trabalho foi identificar se ocorrem e como ocorrem os seis processos de Gestão de Pessoas descritos por Chiavenato (2004) numa amostra das micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS. Através da aplicação de questionário se conseguiu identificar o perfil das empresas participantes do estudo e também dos seus gestores, além das principais atividades desenvolvidas por essas empresas relacionadas à Gestão de Pessoas. Além disso, também se buscou conhecer o contexto organizacional do município de Três Passos/RS. No que ser refere ao contexto organizacional do município de Três Passos, verificou-se que atualmente o município possui 1.993 CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica) ativos. Desse total, 859 pertencem ao setor do comércio, 57 ao setor da indústria e 1.077 ao setor de serviços. Além disso, o município possui 707 autônomos, como médicos, eletricistas, pintores, dentistas, entre outros. Quanto ao perfil das empresas pode-se verificar que são preponderantemente do ramo do comércio, possuem mais de 20 anos de existência, tem entre seis e 20 funcionários, denominam como colaboradores as pessoas que trabalham na empresa, são consideradas pequenas empresas e nelas quem trata dos assuntos relacionados à Gestão de Pessoas é o proprietário. Com relação ao perfil dos sujeitos da pesquisa, identificou-se que são em grande parcela proprietários das empresas, que tem ensino superior completo, que possui mais de 49 anos, do gênero masculino, que está na empresa e ocupando o cargo a mais de 16 anos e que se considera preparado para gerir pessoas, além de considerar a Gestão de Pessoas muito importante. Como já mencionado anteriormente, a presente pesquisa teve como base os seis processos de Gestão de Pessoas descritos por Chiavenato (2004), ou seja, processos de agregar, aplicar, recompensar, manter, desenvolver e monitorar. Nos processos de agregar, que dizem respeito ao planejamento da necessidade de contratação, ao recrutamento, à seleção de novos funcionários, a ambientação e a integração desse novo funcionário, verificou-se que a maioria das empresas participantes do estudo realiza grande parte dos processos mencionados, porém, ainda pode-se melhorar. Pode-se destacar que o processo de recrutamento mais utilizado é a análise de currículos recebidos na própria empresa e que o processo de seleção mais utilizado é a entrevista com o candidato. Ainda constatou-se que 96% dos pesquisados encontram dificuldades no momento de contratar funcionários. Vale destacar ainda nesses processos o pouco interesse das micros e pequenas empresas na contratação de estagiários e menores aprendizes. Quanto aos processos de aplicar, que falam sobre o cargo, a descrição e análise do cargo e a avaliação de desempenho, identificou-se, assim como no processo anterior, que a maioria das empresas realizam os processos descritos por Chiavenato (2004), porém deve-se aprimorar o processo no que tange à descrição de cargos, visto que 54% das empresas pesquisadas não realizam essa atividade. Outro ponto a destacar é que em 64% das empresas ocorre algum tipo de avaliação de desempenho e em 61% delas, quem realiza a avaliação é o proprietário. Nos processos de recompensar, os quais se referem à remuneração e benefícios, viu-se que grande parte das empresas realizam o básico, através de remuneração mínima da categoria e a concessão apenas de benefícios previstos em lei. Em 45% delas os funcionários recebem o piso da categoria e em 73 % os funcionários somente recebem benefícios previstos na CLT. Nesses processos há grande margem para melhorias através de incrementos na remuneração e na concessão de benefícios. Um ponto positivo desses processos é que em 93% das empresas ocorre algum tipo de confraternização entre funcionário e chefia. Essa confraternização pode ser considerada como um benefício social. Já nos processos de desenvolver, que mencionam o desenvolvimento dos funcionários, verificou-se que boa parte das empresas opta por treinamento em curto espaço de tempo e de baixo custo e isso, consequentemente, reflete a maneira como o funcionário vê a empresa. Em 42% das empresas há oferta de treinamento de duas a quatro vezes ao ano e em 55% delas a palestra é o tipo de treinamento mais utilizado. Há também grande espaço para melhorias nesses processos através de treinamentos técnicos e de longa duração. Um ponto positivo que vale destacar é que 89% dos pesquisados incentivam o autodesenvolvimento dos funcionários. Com relação aos processos de manter, os quais se referem à higiene e segurança no trabalho, relações sindicais, estilos de liderança, cultura organizacional, entre outros, identificou-se que as empresas pesquisadas seguem de forma satisfatória o que foi descrito por Chiavenato (2004). Destaca-se a questão dos equipamentos de proteção individual, na qual, 89% dos pesquisados afirmam que fornecem equipamentos quando necessário. Ainda importante é o uso de uniforme por parte dos funcionários em 64% das empresas pesquisadas e o uso de equipamentos e móveis ergonômicos em 80% delas. O ponto negativo vai para o uso de crachá, na qual se identificou que apenas 23% das empresas fazem uso. Findando com os últimos processos, os de monitorar, que dizem respeito às informações sobre os funcionários, se verificou que há espaço para melhorias. A pesquisa demonstrou que em 52% das empresas o banco de dados está no escritório de contabilidade que presta serviços à empresa. Há a necessidade de se trazer a informação contida em banco de dados mais para perto do gestor a fim de que essas possam subsidiar as decisões. Ponto positivo vai para a realização de reuniões formais em 77% das micros e pequenas empresas pesquisadas. De maneira geral, os sujeitos da pesquisa acreditam que a Gestão de Pessoas por eles praticada esta adequada, visto que 80% dos pesquisados atribuíram nota oito ou mais para a sua Gestão de Pessoas. Partindo da questão de estudo, que pretendia identificar se as micros e pequenas empresas localizadas no município de Três Passos/RS utilizavam dos seis Processos de Gestão de Pessoas em sua gestão e diante dos resultados apresentados pode-se concluir, de maneira geral, que grande parte das empresas utiliza-se de todos, ou pelo menos de uma parte, dos processos mencionados por Chiavenato (2004). Ainda há alguns processos que necessitam de aprimoramento e outros que devem ser implantados por algumas empresas. No geral o resultado da pesquisa foi satisfatório e demonstra que as empresas e seus gestores estão cada vez mais conscientes da importância das pessoas nas empresas, e que elas são os recursos mais importantes e que fazem a diferença nas organizações bem sucedidas. Levando em conta o objetivo geral da pesquisa que foi de identificar se existem e como ocorrem os seis processos de Gestão de Pessoas numa amostra das micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS propondo melhorias nos processos que se fizerem necessários, se conclui que a pesquisa atendeu aos objetivos propostos mostrando de maneira clara e objetiva os principais aspectos da Gestão de Pessoas nas micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS, além de propor melhorias. 77 f. |
description |
Cada vez mais se percebe a importância das pessoas nas organizações. São elas, que através de seu capital intelectual e força de trabalho, fazem com que as empresas cumpram o seu papel. Em tempos de alta taxa de empregabilidade e com as constantes mudanças em nossa população, as empresas precisam se adaptar a nova maneira de gerir os seus funcionários, e isso equivale para todas as empresas, incluindo as micros e pequenas, essas, foco deste estudo. Nesse sentido se procurou pesquisar a Gestão de Pessoas nas micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS Sobre a Gestão de Pessoas, Chiavenato (2004) nos diz que se refere às políticas e práticas necessárias ao gestor para administrar o trabalho das pessoas. Segundo o autor, a Gestão de Pessoas é composta por seis processos, sendo eles, processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar. Os processos de agregar dizem respeito ao planejamento da necessidade de contratação, ao recrutamento, à seleção de novos funcionários, a ambientação e a integração desse novo funcionário. Os processos de aplicar falam sobre o cargo, a descrição e análise do cargo e a avaliação de desempenho. Já os processos de recompensar dizem respeito à remuneração e aos benefícios. Os processos de desenvolver mencionam o desenvolvimento dos funcionários. Os processos de manter são relacionados à higiene e segurança no trabalho, relações sindicais, estilos de liderança, cultura organizacional, entre outros, e, finalizando, têm-se os processos de monitorar, que dizem respeito ao monitoramento e às informações sobre os funcionários. Para Dutra (2002, p. 17), Gestão de Pessoas é “um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo”. O propósito central desta pesquisa foi identificar se ocorrem e como ocorrem os seis processos de Gestão de Pessoas descritos por Chiavenato (2004) numa amostra das micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS. Também se propôs a identificar o perfil das empresas e dos gestores participantes, além de propor melhorias nos processos que se fizerem necessários. A pesquisa foi classificada segundo Vergara (2005) e Zamberlan et al (2014) como aplicada, exploratória e descritiva, além de bibliográfica, documental, pesquisa de campo e de levantamento. De acordo com Zamberlan et al (2014), também foi uma pesquisa quantitativa e qualitativa. A coleta de dados se deu através da aplicação de questionário com 40 perguntas de múltipla escolha em 56 micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS, tendo como alvo os proprietários, gestores de pessoas e gerentes, esses, responsáveis pela Gestão de Pessoas na organização, também responsáveis por recrutamento, contratações e demissões de empregados, num total de 56 pessoas. Após, se procedeu ao processamento dos dados em software específico e a partir dos resultados obtidos realizou-se a análise de conteúdo na qual foram comparadas as práticas das organizações relacionadas à Gestão de Pessoas com a teoria construída no referencial teórico. O objetivo desse trabalho foi identificar se ocorrem e como ocorrem os seis processos de Gestão de Pessoas descritos por Chiavenato (2004) numa amostra das micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS. Através da aplicação de questionário se conseguiu identificar o perfil das empresas participantes do estudo e também dos seus gestores, além das principais atividades desenvolvidas por essas empresas relacionadas à Gestão de Pessoas. Além disso, também se buscou conhecer o contexto organizacional do município de Três Passos/RS. No que ser refere ao contexto organizacional do município de Três Passos, verificou-se que atualmente o município possui 1.993 CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica) ativos. Desse total, 859 pertencem ao setor do comércio, 57 ao setor da indústria e 1.077 ao setor de serviços. Além disso, o município possui 707 autônomos, como médicos, eletricistas, pintores, dentistas, entre outros. Quanto ao perfil das empresas pode-se verificar que são preponderantemente do ramo do comércio, possuem mais de 20 anos de existência, tem entre seis e 20 funcionários, denominam como colaboradores as pessoas que trabalham na empresa, são consideradas pequenas empresas e nelas quem trata dos assuntos relacionados à Gestão de Pessoas é o proprietário. Com relação ao perfil dos sujeitos da pesquisa, identificou-se que são em grande parcela proprietários das empresas, que tem ensino superior completo, que possui mais de 49 anos, do gênero masculino, que está na empresa e ocupando o cargo a mais de 16 anos e que se considera preparado para gerir pessoas, além de considerar a Gestão de Pessoas muito importante. Como já mencionado anteriormente, a presente pesquisa teve como base os seis processos de Gestão de Pessoas descritos por Chiavenato (2004), ou seja, processos de agregar, aplicar, recompensar, manter, desenvolver e monitorar. Nos processos de agregar, que dizem respeito ao planejamento da necessidade de contratação, ao recrutamento, à seleção de novos funcionários, a ambientação e a integração desse novo funcionário, verificou-se que a maioria das empresas participantes do estudo realiza grande parte dos processos mencionados, porém, ainda pode-se melhorar. Pode-se destacar que o processo de recrutamento mais utilizado é a análise de currículos recebidos na própria empresa e que o processo de seleção mais utilizado é a entrevista com o candidato. Ainda constatou-se que 96% dos pesquisados encontram dificuldades no momento de contratar funcionários. Vale destacar ainda nesses processos o pouco interesse das micros e pequenas empresas na contratação de estagiários e menores aprendizes. Quanto aos processos de aplicar, que falam sobre o cargo, a descrição e análise do cargo e a avaliação de desempenho, identificou-se, assim como no processo anterior, que a maioria das empresas realizam os processos descritos por Chiavenato (2004), porém deve-se aprimorar o processo no que tange à descrição de cargos, visto que 54% das empresas pesquisadas não realizam essa atividade. Outro ponto a destacar é que em 64% das empresas ocorre algum tipo de avaliação de desempenho e em 61% delas, quem realiza a avaliação é o proprietário. Nos processos de recompensar, os quais se referem à remuneração e benefícios, viu-se que grande parte das empresas realizam o básico, através de remuneração mínima da categoria e a concessão apenas de benefícios previstos em lei. Em 45% delas os funcionários recebem o piso da categoria e em 73 % os funcionários somente recebem benefícios previstos na CLT. Nesses processos há grande margem para melhorias através de incrementos na remuneração e na concessão de benefícios. Um ponto positivo desses processos é que em 93% das empresas ocorre algum tipo de confraternização entre funcionário e chefia. Essa confraternização pode ser considerada como um benefício social. Já nos processos de desenvolver, que mencionam o desenvolvimento dos funcionários, verificou-se que boa parte das empresas opta por treinamento em curto espaço de tempo e de baixo custo e isso, consequentemente, reflete a maneira como o funcionário vê a empresa. Em 42% das empresas há oferta de treinamento de duas a quatro vezes ao ano e em 55% delas a palestra é o tipo de treinamento mais utilizado. Há também grande espaço para melhorias nesses processos através de treinamentos técnicos e de longa duração. Um ponto positivo que vale destacar é que 89% dos pesquisados incentivam o autodesenvolvimento dos funcionários. Com relação aos processos de manter, os quais se referem à higiene e segurança no trabalho, relações sindicais, estilos de liderança, cultura organizacional, entre outros, identificou-se que as empresas pesquisadas seguem de forma satisfatória o que foi descrito por Chiavenato (2004). Destaca-se a questão dos equipamentos de proteção individual, na qual, 89% dos pesquisados afirmam que fornecem equipamentos quando necessário. Ainda importante é o uso de uniforme por parte dos funcionários em 64% das empresas pesquisadas e o uso de equipamentos e móveis ergonômicos em 80% delas. O ponto negativo vai para o uso de crachá, na qual se identificou que apenas 23% das empresas fazem uso. Findando com os últimos processos, os de monitorar, que dizem respeito às informações sobre os funcionários, se verificou que há espaço para melhorias. A pesquisa demonstrou que em 52% das empresas o banco de dados está no escritório de contabilidade que presta serviços à empresa. Há a necessidade de se trazer a informação contida em banco de dados mais para perto do gestor a fim de que essas possam subsidiar as decisões. Ponto positivo vai para a realização de reuniões formais em 77% das micros e pequenas empresas pesquisadas. De maneira geral, os sujeitos da pesquisa acreditam que a Gestão de Pessoas por eles praticada esta adequada, visto que 80% dos pesquisados atribuíram nota oito ou mais para a sua Gestão de Pessoas. Partindo da questão de estudo, que pretendia identificar se as micros e pequenas empresas localizadas no município de Três Passos/RS utilizavam dos seis Processos de Gestão de Pessoas em sua gestão e diante dos resultados apresentados pode-se concluir, de maneira geral, que grande parte das empresas utiliza-se de todos, ou pelo menos de uma parte, dos processos mencionados por Chiavenato (2004). Ainda há alguns processos que necessitam de aprimoramento e outros que devem ser implantados por algumas empresas. No geral o resultado da pesquisa foi satisfatório e demonstra que as empresas e seus gestores estão cada vez mais conscientes da importância das pessoas nas empresas, e que elas são os recursos mais importantes e que fazem a diferença nas organizações bem sucedidas. Levando em conta o objetivo geral da pesquisa que foi de identificar se existem e como ocorrem os seis processos de Gestão de Pessoas numa amostra das micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS propondo melhorias nos processos que se fizerem necessários, se conclui que a pesquisa atendeu aos objetivos propostos mostrando de maneira clara e objetiva os principais aspectos da Gestão de Pessoas nas micros e pequenas empresas do município de Três Passos/RS, além de propor melhorias. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014 2015-07-23T12:45:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-07-23T12:45:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2866 DMD_hdl_123456789/2866 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2866 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/2866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623414712023646208 |