O sujeito autista e a inclusão escolar: a importância do enlace entre família, escola e psicólogo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4296 |
Resumo: | Esta pesquisa bibliográfica intitulada como “O sujeito autista e a inclusão escolar: a importância do enlace entre família, escola e psicólogo”, busca discorrer acerca do tema da inclusão escolar do sujeito diagnosticado com transtorno do espectro autista e, a partir disso enfatiza a importância da criação de vínculos entre os sujeitos da inclusão. Na busca de compreender melhor a temática da inclusão foi realizado um resgate histórico referente à concepção do deficiente, e suas implicações socioculturais, políticas e sociais. No que se refere ao Transtorno do Espectro Autista o recorte histórico se deu a partir das mudanças em sua terminologia, desde a descoberta da patologia até a última revisão do Manual Diagnóstico e Estatístico e Transtornos Mentais ( DSM-V). Em um segundo momento trabalha-se então o lugar dado a esse sujeito autista pela família e pela escola, e a teia criada por esses indivíduos para que se torne possível falar em inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista. É necessário abordar o papel da família no processo de inclusão, como também a importância do profissional psicólogo, suscitando um novo olhar no que se refere à diferença, ao reconhecer que todo sujeito é único e singular. |
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