O sujeito autista e a inclusão escolar: a importância do enlace entre família, escola e psicólogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Patrícia da Rosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4296
Resumo: Esta pesquisa bibliográfica intitulada como “O sujeito autista e a inclusão escolar: a importância do enlace entre família, escola e psicólogo”, busca discorrer acerca do tema da inclusão escolar do sujeito diagnosticado com transtorno do espectro autista e, a partir disso enfatiza a importância da criação de vínculos entre os sujeitos da inclusão. Na busca de compreender melhor a temática da inclusão foi realizado um resgate histórico referente à concepção do deficiente, e suas implicações socioculturais, políticas e sociais. No que se refere ao Transtorno do Espectro Autista o recorte histórico se deu a partir das mudanças em sua terminologia, desde a descoberta da patologia até a última revisão do Manual Diagnóstico e Estatístico e Transtornos Mentais ( DSM-V). Em um segundo momento trabalha-se então o lugar dado a esse sujeito autista pela família e pela escola, e a teia criada por esses indivíduos para que se torne possível falar em inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista. É necessário abordar o papel da família no processo de inclusão, como também a importância do profissional psicólogo, suscitando um novo olhar no que se refere à diferença, ao reconhecer que todo sujeito é único e singular.
id UNIJ_8cb055640575b4536f88ca6923b9f0fd
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4296
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO sujeito autista e a inclusão escolar: a importância do enlace entre família, escola e psicólogo2017-07-2620162017-07-26T17:35:13Z2017-07-26T17:35:13ZEsta pesquisa bibliográfica intitulada como “O sujeito autista e a inclusão escolar: a importância do enlace entre família, escola e psicólogo”, busca discorrer acerca do tema da inclusão escolar do sujeito diagnosticado com transtorno do espectro autista e, a partir disso enfatiza a importância da criação de vínculos entre os sujeitos da inclusão. Na busca de compreender melhor a temática da inclusão foi realizado um resgate histórico referente à concepção do deficiente, e suas implicações socioculturais, políticas e sociais. No que se refere ao Transtorno do Espectro Autista o recorte histórico se deu a partir das mudanças em sua terminologia, desde a descoberta da patologia até a última revisão do Manual Diagnóstico e Estatístico e Transtornos Mentais ( DSM-V). Em um segundo momento trabalha-se então o lugar dado a esse sujeito autista pela família e pela escola, e a teia criada por esses indivíduos para que se torne possível falar em inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista. É necessário abordar o papel da família no processo de inclusão, como também a importância do profissional psicólogo, suscitando um novo olhar no que se refere à diferença, ao reconhecer que todo sujeito é único e singular.35 f.Ciências HumanasPsicologiaAnalistaAutismoEducação EspecialPaishttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4296DMD_hdl_123456789/4296Soares, Patrícia da Rosaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessPatr%c3%adcia%20da%20Rosa%20Soares.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4296/1/Patr%c3%adcia%20da%20Rosa%20Soares.pdfapplication/pdf574023http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4296/1/Patr%c3%adcia%20da%20Rosa%20Soares.pdfcd53e808e864d6218f2f24abd45562c2MD5123456789_4296_12019-01-21T12:45:24Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O sujeito autista e a inclusão escolar: a importância do enlace entre família, escola e psicólogo
title O sujeito autista e a inclusão escolar: a importância do enlace entre família, escola e psicólogo
spellingShingle O sujeito autista e a inclusão escolar: a importância do enlace entre família, escola e psicólogo
Soares, Patrícia da Rosa
Ciências Humanas
Psicologia
Analista
Autismo
Educação Especial
Pais
title_short O sujeito autista e a inclusão escolar: a importância do enlace entre família, escola e psicólogo
title_full O sujeito autista e a inclusão escolar: a importância do enlace entre família, escola e psicólogo
title_fullStr O sujeito autista e a inclusão escolar: a importância do enlace entre família, escola e psicólogo
title_full_unstemmed O sujeito autista e a inclusão escolar: a importância do enlace entre família, escola e psicólogo
title_sort O sujeito autista e a inclusão escolar: a importância do enlace entre família, escola e psicólogo
author Soares, Patrícia da Rosa
author_facet Soares, Patrícia da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Patrícia da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Psicologia
Analista
Autismo
Educação Especial
Pais
topic Ciências Humanas
Psicologia
Analista
Autismo
Educação Especial
Pais
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Esta pesquisa bibliográfica intitulada como “O sujeito autista e a inclusão escolar: a importância do enlace entre família, escola e psicólogo”, busca discorrer acerca do tema da inclusão escolar do sujeito diagnosticado com transtorno do espectro autista e, a partir disso enfatiza a importância da criação de vínculos entre os sujeitos da inclusão. Na busca de compreender melhor a temática da inclusão foi realizado um resgate histórico referente à concepção do deficiente, e suas implicações socioculturais, políticas e sociais. No que se refere ao Transtorno do Espectro Autista o recorte histórico se deu a partir das mudanças em sua terminologia, desde a descoberta da patologia até a última revisão do Manual Diagnóstico e Estatístico e Transtornos Mentais ( DSM-V). Em um segundo momento trabalha-se então o lugar dado a esse sujeito autista pela família e pela escola, e a teia criada por esses indivíduos para que se torne possível falar em inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista. É necessário abordar o papel da família no processo de inclusão, como também a importância do profissional psicólogo, suscitando um novo olhar no que se refere à diferença, ao reconhecer que todo sujeito é único e singular.
35 f.
description Esta pesquisa bibliográfica intitulada como “O sujeito autista e a inclusão escolar: a importância do enlace entre família, escola e psicólogo”, busca discorrer acerca do tema da inclusão escolar do sujeito diagnosticado com transtorno do espectro autista e, a partir disso enfatiza a importância da criação de vínculos entre os sujeitos da inclusão. Na busca de compreender melhor a temática da inclusão foi realizado um resgate histórico referente à concepção do deficiente, e suas implicações socioculturais, políticas e sociais. No que se refere ao Transtorno do Espectro Autista o recorte histórico se deu a partir das mudanças em sua terminologia, desde a descoberta da patologia até a última revisão do Manual Diagnóstico e Estatístico e Transtornos Mentais ( DSM-V). Em um segundo momento trabalha-se então o lugar dado a esse sujeito autista pela família e pela escola, e a teia criada por esses indivíduos para que se torne possível falar em inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista. É necessário abordar o papel da família no processo de inclusão, como também a importância do profissional psicólogo, suscitando um novo olhar no que se refere à diferença, ao reconhecer que todo sujeito é único e singular.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-07-26T17:35:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-26T17:35:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4296
DMD_hdl_123456789/4296
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4296
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415993308020736