Feminicídio: violência de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mosquer, Bruna
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3453
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de fazer uma reflexão histórica sobre os direitos das mulheres como uma conquista, uma proteção ao bem jurídico tutelado, como a vida, a integridade corporal, direito ao trabalho, ao voto, entre outros, os quais foram conquistados através dos movimentos feministas organizados pelas mulheres em vários países europeus e latinos americanos. Pode-se dizer que é a garantia da dignidade humana das mulheres, no que toca à violência doméstica, a mesma é considerada uma violação a tais direitos, devendo-se punir o agressor e proteger a integridade corporal das mulheres. O foco principal é a criação de leis novas para tentativa de proteger as mulheres vítimas de violência doméstica. Como já é sabido temos em nosso ordenamento jurídico a Lei Maria da Penha que visa a proteção e o afastamento do agressor do lar, e, este ano houve uma alteração no artigo 121 do Código Penal, onde acrescentou-se o delito de feminicídio, a conduta refere-se ao homicídio contra as mulheres ocorrido em face de violência doméstica e familiar ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Concluindo a problemática, é de conhecimento que a intensão dos legisladores na criação de leis com penas mais brandas muitas vezes é somente para acalmar o clamor público, diante das reivindicações por segurança e proteção para as mulheres que sofrem violência e são mortas diariamente. Podendo considerar a referida lei como direito penal simbólico, vez que a criminalização não irá solucionar o problema, a violência doméstica somente será minimizada com a criação e realização de fato de programas sociais na tentativa de reestabelecer os vínculos familiares, tratando a raiz do problema, seja o dependente químico ou outros tipos de conflitos.
id UNIJ_9de179368fdb9028dd2d2f4862d276a6
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3453
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFeminicídio: violência de gênero2016-06-0320152016-06-03T20:19:56Z2016-06-03T20:19:56ZO presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de fazer uma reflexão histórica sobre os direitos das mulheres como uma conquista, uma proteção ao bem jurídico tutelado, como a vida, a integridade corporal, direito ao trabalho, ao voto, entre outros, os quais foram conquistados através dos movimentos feministas organizados pelas mulheres em vários países europeus e latinos americanos. Pode-se dizer que é a garantia da dignidade humana das mulheres, no que toca à violência doméstica, a mesma é considerada uma violação a tais direitos, devendo-se punir o agressor e proteger a integridade corporal das mulheres. O foco principal é a criação de leis novas para tentativa de proteger as mulheres vítimas de violência doméstica. Como já é sabido temos em nosso ordenamento jurídico a Lei Maria da Penha que visa a proteção e o afastamento do agressor do lar, e, este ano houve uma alteração no artigo 121 do Código Penal, onde acrescentou-se o delito de feminicídio, a conduta refere-se ao homicídio contra as mulheres ocorrido em face de violência doméstica e familiar ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Concluindo a problemática, é de conhecimento que a intensão dos legisladores na criação de leis com penas mais brandas muitas vezes é somente para acalmar o clamor público, diante das reivindicações por segurança e proteção para as mulheres que sofrem violência e são mortas diariamente. Podendo considerar a referida lei como direito penal simbólico, vez que a criminalização não irá solucionar o problema, a violência doméstica somente será minimizada com a criação e realização de fato de programas sociais na tentativa de reestabelecer os vínculos familiares, tratando a raiz do problema, seja o dependente químico ou outros tipos de conflitos.78 f.Ciências Sociais AplicadasDireitoDignidade da pessoa humanaFeminicídioViolência de gêneroDireito Penalhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3453DMD_hdl_123456789/3453Mosquer, Brunaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessmonografia%2018%20revisada%20%282%29%20publica%c3%a7%c3%a3o.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3453/1/monografia%2018%20revisada%20%282%29%20publica%c3%a7%c3%a3o.pdfapplication/pdf596346http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3453/1/monografia%2018%20revisada%20%282%29%20publica%c3%a7%c3%a3o.pdf075c2a635041e204dbabbf79d611a12cMD5123456789_3453_12019-01-21T12:44:57Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Feminicídio: violência de gênero
title Feminicídio: violência de gênero
spellingShingle Feminicídio: violência de gênero
Mosquer, Bruna
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Dignidade da pessoa humana
Feminicídio
Violência de gênero
Direito Penal
title_short Feminicídio: violência de gênero
title_full Feminicídio: violência de gênero
title_fullStr Feminicídio: violência de gênero
title_full_unstemmed Feminicídio: violência de gênero
title_sort Feminicídio: violência de gênero
author Mosquer, Bruna
author_facet Mosquer, Bruna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mosquer, Bruna
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Dignidade da pessoa humana
Feminicídio
Violência de gênero
Direito Penal
topic Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Dignidade da pessoa humana
Feminicídio
Violência de gênero
Direito Penal
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de fazer uma reflexão histórica sobre os direitos das mulheres como uma conquista, uma proteção ao bem jurídico tutelado, como a vida, a integridade corporal, direito ao trabalho, ao voto, entre outros, os quais foram conquistados através dos movimentos feministas organizados pelas mulheres em vários países europeus e latinos americanos. Pode-se dizer que é a garantia da dignidade humana das mulheres, no que toca à violência doméstica, a mesma é considerada uma violação a tais direitos, devendo-se punir o agressor e proteger a integridade corporal das mulheres. O foco principal é a criação de leis novas para tentativa de proteger as mulheres vítimas de violência doméstica. Como já é sabido temos em nosso ordenamento jurídico a Lei Maria da Penha que visa a proteção e o afastamento do agressor do lar, e, este ano houve uma alteração no artigo 121 do Código Penal, onde acrescentou-se o delito de feminicídio, a conduta refere-se ao homicídio contra as mulheres ocorrido em face de violência doméstica e familiar ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Concluindo a problemática, é de conhecimento que a intensão dos legisladores na criação de leis com penas mais brandas muitas vezes é somente para acalmar o clamor público, diante das reivindicações por segurança e proteção para as mulheres que sofrem violência e são mortas diariamente. Podendo considerar a referida lei como direito penal simbólico, vez que a criminalização não irá solucionar o problema, a violência doméstica somente será minimizada com a criação e realização de fato de programas sociais na tentativa de reestabelecer os vínculos familiares, tratando a raiz do problema, seja o dependente químico ou outros tipos de conflitos.
78 f.
description O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de fazer uma reflexão histórica sobre os direitos das mulheres como uma conquista, uma proteção ao bem jurídico tutelado, como a vida, a integridade corporal, direito ao trabalho, ao voto, entre outros, os quais foram conquistados através dos movimentos feministas organizados pelas mulheres em vários países europeus e latinos americanos. Pode-se dizer que é a garantia da dignidade humana das mulheres, no que toca à violência doméstica, a mesma é considerada uma violação a tais direitos, devendo-se punir o agressor e proteger a integridade corporal das mulheres. O foco principal é a criação de leis novas para tentativa de proteger as mulheres vítimas de violência doméstica. Como já é sabido temos em nosso ordenamento jurídico a Lei Maria da Penha que visa a proteção e o afastamento do agressor do lar, e, este ano houve uma alteração no artigo 121 do Código Penal, onde acrescentou-se o delito de feminicídio, a conduta refere-se ao homicídio contra as mulheres ocorrido em face de violência doméstica e familiar ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Concluindo a problemática, é de conhecimento que a intensão dos legisladores na criação de leis com penas mais brandas muitas vezes é somente para acalmar o clamor público, diante das reivindicações por segurança e proteção para as mulheres que sofrem violência e são mortas diariamente. Podendo considerar a referida lei como direito penal simbólico, vez que a criminalização não irá solucionar o problema, a violência doméstica somente será minimizada com a criação e realização de fato de programas sociais na tentativa de reestabelecer os vínculos familiares, tratando a raiz do problema, seja o dependente químico ou outros tipos de conflitos.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2016-06-03T20:19:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-03T20:19:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3453
DMD_hdl_123456789/3453
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3453
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415259326840832