Ética, pessoa e educação em Paul Ricoeur

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baggio, Giomar
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5049
Resumo: A dissertação procura compreender os conceitos de ética, pessoa e educação em Paul Ricoeur. Trata-se de compreender como podemos enfrentar a crise que afeta a civilização contemporânea a partir de alguns escritos deste autor. A pesquisa é de caráter bibliográfico, com enfoque hermenêutico. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e interpretativa acerca de conceitos referenciais do autor, os quais nos ajudam a entender o significado da ética, da moral, da sabedoria prática, da educação política e da pessoa/subjetividade para a educação. A ética de Ricoeur consiste em viver bem com e para os outros em instituições justas e isso nos desafia a pensar a educação em seu significado social, político e subjetivo/pessoal. A ética relaciona-se ao que é estimado como bom, e a moral restringe-se ao que se impõe como obrigatório. A sabedoria prática consiste precisamente em que o sujeito autônomo invente o comportamento apropriado à singularidade de cada caso. A pessoa, nestes termos, pode ser entendida como uma subjetividade autônoma, capaz de falar, de agir, de narrar e de ser responsável por si e pelo mundo (outro): uma pessoa responsável por aquilo que faz e pelo futuro. Assim, trata-se de uma educação que respeite a pessoa e que se paute pela ética e pela justiça, derivando suas implicações para uma vida civilizatória. Trata-se, portanto, de uma educação que respeite o eu, o outro e as instituições justas. Neste sentido, a tarefa do educador político para Ricoeur consiste em ajudar a pensar como combater o consumismo, e a construir um projeto para a civilização, buscando um amparo na tradição para iluminar o presente.
id UNIJ_a660996acd2b2a547b6dba33063a9920
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5049
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisÉtica, pessoa e educação em Paul Ricoeur2018-06-1420162018-06-15T00:06:17Z2018-06-15T00:06:17ZA dissertação procura compreender os conceitos de ética, pessoa e educação em Paul Ricoeur. Trata-se de compreender como podemos enfrentar a crise que afeta a civilização contemporânea a partir de alguns escritos deste autor. A pesquisa é de caráter bibliográfico, com enfoque hermenêutico. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e interpretativa acerca de conceitos referenciais do autor, os quais nos ajudam a entender o significado da ética, da moral, da sabedoria prática, da educação política e da pessoa/subjetividade para a educação. A ética de Ricoeur consiste em viver bem com e para os outros em instituições justas e isso nos desafia a pensar a educação em seu significado social, político e subjetivo/pessoal. A ética relaciona-se ao que é estimado como bom, e a moral restringe-se ao que se impõe como obrigatório. A sabedoria prática consiste precisamente em que o sujeito autônomo invente o comportamento apropriado à singularidade de cada caso. A pessoa, nestes termos, pode ser entendida como uma subjetividade autônoma, capaz de falar, de agir, de narrar e de ser responsável por si e pelo mundo (outro): uma pessoa responsável por aquilo que faz e pelo futuro. Assim, trata-se de uma educação que respeite a pessoa e que se paute pela ética e pela justiça, derivando suas implicações para uma vida civilizatória. Trata-se, portanto, de uma educação que respeite o eu, o outro e as instituições justas. Neste sentido, a tarefa do educador político para Ricoeur consiste em ajudar a pensar como combater o consumismo, e a construir um projeto para a civilização, buscando um amparo na tradição para iluminar o presente.72 f.Ciências humanasEducação nas ciênciasÉticaPessoaIdentidadeEducaçãoRicoeurhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5049DMD_hdl_123456789/5049Baggio, Giomarporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiomar%20Baggio.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5049/1/Giomar%20Baggio.pdfapplication/pdf837741http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5049/1/Giomar%20Baggio.pdfc827e885beb62dea220648b86902b070MD5123456789_5049_12019-01-21T12:45:46Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Ética, pessoa e educação em Paul Ricoeur
title Ética, pessoa e educação em Paul Ricoeur
spellingShingle Ética, pessoa e educação em Paul Ricoeur
Baggio, Giomar
Ciências humanas
Educação nas ciências
Ética
Pessoa
Identidade
Educação
Ricoeur
title_short Ética, pessoa e educação em Paul Ricoeur
title_full Ética, pessoa e educação em Paul Ricoeur
title_fullStr Ética, pessoa e educação em Paul Ricoeur
title_full_unstemmed Ética, pessoa e educação em Paul Ricoeur
title_sort Ética, pessoa e educação em Paul Ricoeur
author Baggio, Giomar
author_facet Baggio, Giomar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baggio, Giomar
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas
Educação nas ciências
Ética
Pessoa
Identidade
Educação
Ricoeur
topic Ciências humanas
Educação nas ciências
Ética
Pessoa
Identidade
Educação
Ricoeur
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A dissertação procura compreender os conceitos de ética, pessoa e educação em Paul Ricoeur. Trata-se de compreender como podemos enfrentar a crise que afeta a civilização contemporânea a partir de alguns escritos deste autor. A pesquisa é de caráter bibliográfico, com enfoque hermenêutico. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e interpretativa acerca de conceitos referenciais do autor, os quais nos ajudam a entender o significado da ética, da moral, da sabedoria prática, da educação política e da pessoa/subjetividade para a educação. A ética de Ricoeur consiste em viver bem com e para os outros em instituições justas e isso nos desafia a pensar a educação em seu significado social, político e subjetivo/pessoal. A ética relaciona-se ao que é estimado como bom, e a moral restringe-se ao que se impõe como obrigatório. A sabedoria prática consiste precisamente em que o sujeito autônomo invente o comportamento apropriado à singularidade de cada caso. A pessoa, nestes termos, pode ser entendida como uma subjetividade autônoma, capaz de falar, de agir, de narrar e de ser responsável por si e pelo mundo (outro): uma pessoa responsável por aquilo que faz e pelo futuro. Assim, trata-se de uma educação que respeite a pessoa e que se paute pela ética e pela justiça, derivando suas implicações para uma vida civilizatória. Trata-se, portanto, de uma educação que respeite o eu, o outro e as instituições justas. Neste sentido, a tarefa do educador político para Ricoeur consiste em ajudar a pensar como combater o consumismo, e a construir um projeto para a civilização, buscando um amparo na tradição para iluminar o presente.
72 f.
description A dissertação procura compreender os conceitos de ética, pessoa e educação em Paul Ricoeur. Trata-se de compreender como podemos enfrentar a crise que afeta a civilização contemporânea a partir de alguns escritos deste autor. A pesquisa é de caráter bibliográfico, com enfoque hermenêutico. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e interpretativa acerca de conceitos referenciais do autor, os quais nos ajudam a entender o significado da ética, da moral, da sabedoria prática, da educação política e da pessoa/subjetividade para a educação. A ética de Ricoeur consiste em viver bem com e para os outros em instituições justas e isso nos desafia a pensar a educação em seu significado social, político e subjetivo/pessoal. A ética relaciona-se ao que é estimado como bom, e a moral restringe-se ao que se impõe como obrigatório. A sabedoria prática consiste precisamente em que o sujeito autônomo invente o comportamento apropriado à singularidade de cada caso. A pessoa, nestes termos, pode ser entendida como uma subjetividade autônoma, capaz de falar, de agir, de narrar e de ser responsável por si e pelo mundo (outro): uma pessoa responsável por aquilo que faz e pelo futuro. Assim, trata-se de uma educação que respeite a pessoa e que se paute pela ética e pela justiça, derivando suas implicações para uma vida civilizatória. Trata-se, portanto, de uma educação que respeite o eu, o outro e as instituições justas. Neste sentido, a tarefa do educador político para Ricoeur consiste em ajudar a pensar como combater o consumismo, e a construir um projeto para a civilização, buscando um amparo na tradição para iluminar o presente.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2018-06-15T00:06:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-15T00:06:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5049
DMD_hdl_123456789/5049
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5049
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416637372760064