Alfabetização: processos do ensinar e do aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3791 |
Resumo: | presente monografia busca responder diversas questões que surgem no dia a dia de um processo bastante complexo que é a alfabetização. Busca entender, ao longo dos capítulos, de que forma a criança aprende a ler e a escrever, evidenciando o que devemos mediar e de que forma mediar. Em busca destas respostas percebe-se que não existe um método salvador, cada professor formará seu próprio método. Para entender e apropriar-se de certos conhecimentos que encontramos em uma escola pública elementos para continuar a reflexão sobre a alfabetização, buscando entender como a criança se manifesta e de que forma se manifesta em sala de aula, fazendo parte de seu processo de aprendizagem ou como mero expectador? Como isso se evidencia? Com principais referencias cito Pedro Demo, Patrícia Corsino, sem esquecer-se de Magda Soares que brilhantemente contribuíram muito para as discussões geradas ao longo do presente trabalho. Ao término desta monografia afirmo que, não basta um método, é necessário interação entre professora e alunos, as situações de aprendizagem desafiadoras são essenciais, bem como o ambiente escolar contribui para este processo. Todavia, para que este processo ocorra é necessária formação continuada da professora mediadora. |
id |
UNIJ_d7fda4f81c50418442bcf793641b1d69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3791 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAlfabetização: processos do ensinar e do aprender2016-11-0120162016-11-01T16:09:32Z2016-11-01T16:09:32Zpresente monografia busca responder diversas questões que surgem no dia a dia de um processo bastante complexo que é a alfabetização. Busca entender, ao longo dos capítulos, de que forma a criança aprende a ler e a escrever, evidenciando o que devemos mediar e de que forma mediar. Em busca destas respostas percebe-se que não existe um método salvador, cada professor formará seu próprio método. Para entender e apropriar-se de certos conhecimentos que encontramos em uma escola pública elementos para continuar a reflexão sobre a alfabetização, buscando entender como a criança se manifesta e de que forma se manifesta em sala de aula, fazendo parte de seu processo de aprendizagem ou como mero expectador? Como isso se evidencia? Com principais referencias cito Pedro Demo, Patrícia Corsino, sem esquecer-se de Magda Soares que brilhantemente contribuíram muito para as discussões geradas ao longo do presente trabalho. Ao término desta monografia afirmo que, não basta um método, é necessário interação entre professora e alunos, as situações de aprendizagem desafiadoras são essenciais, bem como o ambiente escolar contribui para este processo. Todavia, para que este processo ocorra é necessária formação continuada da professora mediadora.41 f.Ciências HumanasPedagogiaAlfabetizaçãoMétodosDiálogoFormação continuadahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3791DMD_hdl_123456789/3791Gabi, Tatiane Corassaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTatiane%20Corassa%20Gabi.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3791/1/Tatiane%20Corassa%20Gabi.pdfapplication/pdf513554http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3791/1/Tatiane%20Corassa%20Gabi.pdfdded30d0e8f0bbf03f6bc3630d105275MD5123456789_3791_12019-01-21T12:45:09Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização: processos do ensinar e do aprender |
title |
Alfabetização: processos do ensinar e do aprender |
spellingShingle |
Alfabetização: processos do ensinar e do aprender Gabi, Tatiane Corassa Ciências Humanas Pedagogia Alfabetização Métodos Diálogo Formação continuada |
title_short |
Alfabetização: processos do ensinar e do aprender |
title_full |
Alfabetização: processos do ensinar e do aprender |
title_fullStr |
Alfabetização: processos do ensinar e do aprender |
title_full_unstemmed |
Alfabetização: processos do ensinar e do aprender |
title_sort |
Alfabetização: processos do ensinar e do aprender |
author |
Gabi, Tatiane Corassa |
author_facet |
Gabi, Tatiane Corassa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabi, Tatiane Corassa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Alfabetização Métodos Diálogo Formação continuada |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Alfabetização Métodos Diálogo Formação continuada |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
presente monografia busca responder diversas questões que surgem no dia a dia de um processo bastante complexo que é a alfabetização. Busca entender, ao longo dos capítulos, de que forma a criança aprende a ler e a escrever, evidenciando o que devemos mediar e de que forma mediar. Em busca destas respostas percebe-se que não existe um método salvador, cada professor formará seu próprio método. Para entender e apropriar-se de certos conhecimentos que encontramos em uma escola pública elementos para continuar a reflexão sobre a alfabetização, buscando entender como a criança se manifesta e de que forma se manifesta em sala de aula, fazendo parte de seu processo de aprendizagem ou como mero expectador? Como isso se evidencia? Com principais referencias cito Pedro Demo, Patrícia Corsino, sem esquecer-se de Magda Soares que brilhantemente contribuíram muito para as discussões geradas ao longo do presente trabalho. Ao término desta monografia afirmo que, não basta um método, é necessário interação entre professora e alunos, as situações de aprendizagem desafiadoras são essenciais, bem como o ambiente escolar contribui para este processo. Todavia, para que este processo ocorra é necessária formação continuada da professora mediadora. 41 f. |
description |
presente monografia busca responder diversas questões que surgem no dia a dia de um processo bastante complexo que é a alfabetização. Busca entender, ao longo dos capítulos, de que forma a criança aprende a ler e a escrever, evidenciando o que devemos mediar e de que forma mediar. Em busca destas respostas percebe-se que não existe um método salvador, cada professor formará seu próprio método. Para entender e apropriar-se de certos conhecimentos que encontramos em uma escola pública elementos para continuar a reflexão sobre a alfabetização, buscando entender como a criança se manifesta e de que forma se manifesta em sala de aula, fazendo parte de seu processo de aprendizagem ou como mero expectador? Como isso se evidencia? Com principais referencias cito Pedro Demo, Patrícia Corsino, sem esquecer-se de Magda Soares que brilhantemente contribuíram muito para as discussões geradas ao longo do presente trabalho. Ao término desta monografia afirmo que, não basta um método, é necessário interação entre professora e alunos, as situações de aprendizagem desafiadoras são essenciais, bem como o ambiente escolar contribui para este processo. Todavia, para que este processo ocorra é necessária formação continuada da professora mediadora. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-01 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2016-11-01T16:09:32Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-01T16:09:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3791 DMD_hdl_123456789/3791 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3791 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415526790266880 |