Alfabetização: processos do ensinar e do aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabi, Tatiane Corassa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3791
Resumo: presente monografia busca responder diversas questões que surgem no dia a dia de um processo bastante complexo que é a alfabetização. Busca entender, ao longo dos capítulos, de que forma a criança aprende a ler e a escrever, evidenciando o que devemos mediar e de que forma mediar. Em busca destas respostas percebe-se que não existe um método salvador, cada professor formará seu próprio método. Para entender e apropriar-se de certos conhecimentos que encontramos em uma escola pública elementos para continuar a reflexão sobre a alfabetização, buscando entender como a criança se manifesta e de que forma se manifesta em sala de aula, fazendo parte de seu processo de aprendizagem ou como mero expectador? Como isso se evidencia? Com principais referencias cito Pedro Demo, Patrícia Corsino, sem esquecer-se de Magda Soares que brilhantemente contribuíram muito para as discussões geradas ao longo do presente trabalho. Ao término desta monografia afirmo que, não basta um método, é necessário interação entre professora e alunos, as situações de aprendizagem desafiadoras são essenciais, bem como o ambiente escolar contribui para este processo. Todavia, para que este processo ocorra é necessária formação continuada da professora mediadora.
id UNIJ_d7fda4f81c50418442bcf793641b1d69
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3791
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAlfabetização: processos do ensinar e do aprender2016-11-0120162016-11-01T16:09:32Z2016-11-01T16:09:32Zpresente monografia busca responder diversas questões que surgem no dia a dia de um processo bastante complexo que é a alfabetização. Busca entender, ao longo dos capítulos, de que forma a criança aprende a ler e a escrever, evidenciando o que devemos mediar e de que forma mediar. Em busca destas respostas percebe-se que não existe um método salvador, cada professor formará seu próprio método. Para entender e apropriar-se de certos conhecimentos que encontramos em uma escola pública elementos para continuar a reflexão sobre a alfabetização, buscando entender como a criança se manifesta e de que forma se manifesta em sala de aula, fazendo parte de seu processo de aprendizagem ou como mero expectador? Como isso se evidencia? Com principais referencias cito Pedro Demo, Patrícia Corsino, sem esquecer-se de Magda Soares que brilhantemente contribuíram muito para as discussões geradas ao longo do presente trabalho. Ao término desta monografia afirmo que, não basta um método, é necessário interação entre professora e alunos, as situações de aprendizagem desafiadoras são essenciais, bem como o ambiente escolar contribui para este processo. Todavia, para que este processo ocorra é necessária formação continuada da professora mediadora.41 f.Ciências HumanasPedagogiaAlfabetizaçãoMétodosDiálogoFormação continuadahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3791DMD_hdl_123456789/3791Gabi, Tatiane Corassaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTatiane%20Corassa%20Gabi.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3791/1/Tatiane%20Corassa%20Gabi.pdfapplication/pdf513554http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3791/1/Tatiane%20Corassa%20Gabi.pdfdded30d0e8f0bbf03f6bc3630d105275MD5123456789_3791_12019-01-21T12:45:09Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização: processos do ensinar e do aprender
title Alfabetização: processos do ensinar e do aprender
spellingShingle Alfabetização: processos do ensinar e do aprender
Gabi, Tatiane Corassa
Ciências Humanas
Pedagogia
Alfabetização
Métodos
Diálogo
Formação continuada
title_short Alfabetização: processos do ensinar e do aprender
title_full Alfabetização: processos do ensinar e do aprender
title_fullStr Alfabetização: processos do ensinar e do aprender
title_full_unstemmed Alfabetização: processos do ensinar e do aprender
title_sort Alfabetização: processos do ensinar e do aprender
author Gabi, Tatiane Corassa
author_facet Gabi, Tatiane Corassa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabi, Tatiane Corassa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Alfabetização
Métodos
Diálogo
Formação continuada
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Alfabetização
Métodos
Diálogo
Formação continuada
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv presente monografia busca responder diversas questões que surgem no dia a dia de um processo bastante complexo que é a alfabetização. Busca entender, ao longo dos capítulos, de que forma a criança aprende a ler e a escrever, evidenciando o que devemos mediar e de que forma mediar. Em busca destas respostas percebe-se que não existe um método salvador, cada professor formará seu próprio método. Para entender e apropriar-se de certos conhecimentos que encontramos em uma escola pública elementos para continuar a reflexão sobre a alfabetização, buscando entender como a criança se manifesta e de que forma se manifesta em sala de aula, fazendo parte de seu processo de aprendizagem ou como mero expectador? Como isso se evidencia? Com principais referencias cito Pedro Demo, Patrícia Corsino, sem esquecer-se de Magda Soares que brilhantemente contribuíram muito para as discussões geradas ao longo do presente trabalho. Ao término desta monografia afirmo que, não basta um método, é necessário interação entre professora e alunos, as situações de aprendizagem desafiadoras são essenciais, bem como o ambiente escolar contribui para este processo. Todavia, para que este processo ocorra é necessária formação continuada da professora mediadora.
41 f.
description presente monografia busca responder diversas questões que surgem no dia a dia de um processo bastante complexo que é a alfabetização. Busca entender, ao longo dos capítulos, de que forma a criança aprende a ler e a escrever, evidenciando o que devemos mediar e de que forma mediar. Em busca destas respostas percebe-se que não existe um método salvador, cada professor formará seu próprio método. Para entender e apropriar-se de certos conhecimentos que encontramos em uma escola pública elementos para continuar a reflexão sobre a alfabetização, buscando entender como a criança se manifesta e de que forma se manifesta em sala de aula, fazendo parte de seu processo de aprendizagem ou como mero expectador? Como isso se evidencia? Com principais referencias cito Pedro Demo, Patrícia Corsino, sem esquecer-se de Magda Soares que brilhantemente contribuíram muito para as discussões geradas ao longo do presente trabalho. Ao término desta monografia afirmo que, não basta um método, é necessário interação entre professora e alunos, as situações de aprendizagem desafiadoras são essenciais, bem como o ambiente escolar contribui para este processo. Todavia, para que este processo ocorra é necessária formação continuada da professora mediadora.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-01
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-11-01T16:09:32Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-01T16:09:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3791
DMD_hdl_123456789/3791
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3791
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415526790266880