Alfabetização e letramento: como potencializar o processo de ensino aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4571 |
Resumo: | Alfabetizar letrando significa não só dar a oportunidade do aluno apropriar-se do sistema alfabético, mas de possibilitar o uso da língua materna nas práticas sociais da leitura e da escrita. O objetivo desta pesquisa é evidenciar como ocorre a prática pedagógica de alfabetização que potencialize a ideia de letramento através de uma aprendizagem significativa e lúdica. Nesta o aluno é um sujeito ativo, os seus conhecimentos prévios e a cultura que carrega são valorizados. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com observações e entrevistas com a professora e os alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola na cidade de Três de Maio. Neste estudo ficou evidente que a literatura infantil, os jogos e as brincadeiras possibilitam aos alunos vivências expressivas com a língua materna. Assim acabam aprendendo de forma espontânea e divertida. Dentro dessa perspectiva, alfabetizar letrando se constitui num desafio tanto para o professor quanto para o aluno. Uma das políticas públicas em destaque atualmente no Brasil é o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Este é um programa do governo federal em parceria com os municípios que escolhem participar do mesmo. Nele os professores têm a oportunidade de ter uma formação continuada, na qual recebem subsídios para o seu trabalho com os alunos. A escola também é beneficiada com materiais pedagógicos como jogos e livros infantis. Nesse sentido, o papel da educação é contribuir na formação de leitores e escritores, que sabem expressar-se corretamente, dialogando, interagindo e assim sendo sujeitos ativos na construção do conhecimento. |
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Alfabetizar letrando significa não só dar a oportunidade do aluno apropriar-se do sistema alfabético, mas de possibilitar o uso da língua materna nas práticas sociais da leitura e da escrita. O objetivo desta pesquisa é evidenciar como ocorre a prática pedagógica de alfabetização que potencialize a ideia de letramento através de uma aprendizagem significativa e lúdica. Nesta o aluno é um sujeito ativo, os seus conhecimentos prévios e a cultura que carrega são valorizados. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com observações e entrevistas com a professora e os alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola na cidade de Três de Maio. Neste estudo ficou evidente que a literatura infantil, os jogos e as brincadeiras possibilitam aos alunos vivências expressivas com a língua materna. Assim acabam aprendendo de forma espontânea e divertida. Dentro dessa perspectiva, alfabetizar letrando se constitui num desafio tanto para o professor quanto para o aluno. Uma das políticas públicas em destaque atualmente no Brasil é o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Este é um programa do governo federal em parceria com os municípios que escolhem participar do mesmo. Nele os professores têm a oportunidade de ter uma formação continuada, na qual recebem subsídios para o seu trabalho com os alunos. A escola também é beneficiada com materiais pedagógicos como jogos e livros infantis. Nesse sentido, o papel da educação é contribuir na formação de leitores e escritores, que sabem expressar-se corretamente, dialogando, interagindo e assim sendo sujeitos ativos na construção do conhecimento. 36 f. |
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Alfabetizar letrando significa não só dar a oportunidade do aluno apropriar-se do sistema alfabético, mas de possibilitar o uso da língua materna nas práticas sociais da leitura e da escrita. O objetivo desta pesquisa é evidenciar como ocorre a prática pedagógica de alfabetização que potencialize a ideia de letramento através de uma aprendizagem significativa e lúdica. Nesta o aluno é um sujeito ativo, os seus conhecimentos prévios e a cultura que carrega são valorizados. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com observações e entrevistas com a professora e os alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola na cidade de Três de Maio. Neste estudo ficou evidente que a literatura infantil, os jogos e as brincadeiras possibilitam aos alunos vivências expressivas com a língua materna. Assim acabam aprendendo de forma espontânea e divertida. Dentro dessa perspectiva, alfabetizar letrando se constitui num desafio tanto para o professor quanto para o aluno. Uma das políticas públicas em destaque atualmente no Brasil é o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Este é um programa do governo federal em parceria com os municípios que escolhem participar do mesmo. Nele os professores têm a oportunidade de ter uma formação continuada, na qual recebem subsídios para o seu trabalho com os alunos. A escola também é beneficiada com materiais pedagógicos como jogos e livros infantis. Nesse sentido, o papel da educação é contribuir na formação de leitores e escritores, que sabem expressar-se corretamente, dialogando, interagindo e assim sendo sujeitos ativos na construção do conhecimento. |
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