Diversidade étnico-racial e formação de professores no instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Minas Gerais - campus Ouro Preto (IFMG/OP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Natalino Neves da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4494
Resumo: As reflexões aqui desenvolvidas resultam da realização de uma pesquisa inserida no Programa de Iniciação Científica que buscou entender como a diversidade étnico-racial é percebida pelos/as graduandos/as do Curso de Licenciatura de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG) - Campus Ouro Preto. O estudo focalizou nos discentes os quais se encontravam nos último período do curso. Para a coleta de dados utilizamos da aplicação de um questionário. Fez parte ainda como procedimento metodológico de pesquisa o levantamento, o estudo e a análise dos principais documentos da legislação brasileira sobre o tema. Os resultados obtidos revelaram que uma parcela significativa de graduandos/as desconhece a Lei 10.639/03 as suas Diretrizes. E mais, eles(as) consideram que não se sentem preparados para trabalhar com os sujeitos em sua diversidade étnico-racial na escola. Nesse sentido, ponderamos sobre a necessidade de se trabalhar com a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), conforme preconizada em Lei, na formação inicial de futuros docentes nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).
id UNILASALLE-2_b6a1064f6dc8cb5ee5280385e9d0d448
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4494
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Diversidade étnico-racial e formação de professores no instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Minas Gerais - campus Ouro Preto (IFMG/OP)Educação; Ciências Humanas; CulturaFormação de Professores; Diversidade Étnico-Racial; Licenciatura de GeografiaAs reflexões aqui desenvolvidas resultam da realização de uma pesquisa inserida no Programa de Iniciação Científica que buscou entender como a diversidade étnico-racial é percebida pelos/as graduandos/as do Curso de Licenciatura de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG) - Campus Ouro Preto. O estudo focalizou nos discentes os quais se encontravam nos último período do curso. Para a coleta de dados utilizamos da aplicação de um questionário. Fez parte ainda como procedimento metodológico de pesquisa o levantamento, o estudo e a análise dos principais documentos da legislação brasileira sobre o tema. Os resultados obtidos revelaram que uma parcela significativa de graduandos/as desconhece a Lei 10.639/03 as suas Diretrizes. E mais, eles(as) consideram que não se sentem preparados para trabalhar com os sujeitos em sua diversidade étnico-racial na escola. Nesse sentido, ponderamos sobre a necessidade de se trabalhar com a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), conforme preconizada em Lei, na formação inicial de futuros docentes nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasPrograma de Iniciação CientíficaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Ouro PretoSilva, Natalino Neves da2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/449410.18316/recc.v24i1.4494Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 183-1942236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4494/pdfDireitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T19:59:28Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4494Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T19:59:28Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade étnico-racial e formação de professores no instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Minas Gerais - campus Ouro Preto (IFMG/OP)
title Diversidade étnico-racial e formação de professores no instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Minas Gerais - campus Ouro Preto (IFMG/OP)
spellingShingle Diversidade étnico-racial e formação de professores no instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Minas Gerais - campus Ouro Preto (IFMG/OP)
Silva, Natalino Neves da
Educação; Ciências Humanas; Cultura
Formação de Professores; Diversidade Étnico-Racial; Licenciatura de Geografia
title_short Diversidade étnico-racial e formação de professores no instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Minas Gerais - campus Ouro Preto (IFMG/OP)
title_full Diversidade étnico-racial e formação de professores no instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Minas Gerais - campus Ouro Preto (IFMG/OP)
title_fullStr Diversidade étnico-racial e formação de professores no instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Minas Gerais - campus Ouro Preto (IFMG/OP)
title_full_unstemmed Diversidade étnico-racial e formação de professores no instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Minas Gerais - campus Ouro Preto (IFMG/OP)
title_sort Diversidade étnico-racial e formação de professores no instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Minas Gerais - campus Ouro Preto (IFMG/OP)
author Silva, Natalino Neves da
author_facet Silva, Natalino Neves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Programa de Iniciação Científica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Ouro Preto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Natalino Neves da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciências Humanas; Cultura
Formação de Professores; Diversidade Étnico-Racial; Licenciatura de Geografia
topic Educação; Ciências Humanas; Cultura
Formação de Professores; Diversidade Étnico-Racial; Licenciatura de Geografia
description As reflexões aqui desenvolvidas resultam da realização de uma pesquisa inserida no Programa de Iniciação Científica que buscou entender como a diversidade étnico-racial é percebida pelos/as graduandos/as do Curso de Licenciatura de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG) - Campus Ouro Preto. O estudo focalizou nos discentes os quais se encontravam nos último período do curso. Para a coleta de dados utilizamos da aplicação de um questionário. Fez parte ainda como procedimento metodológico de pesquisa o levantamento, o estudo e a análise dos principais documentos da legislação brasileira sobre o tema. Os resultados obtidos revelaram que uma parcela significativa de graduandos/as desconhece a Lei 10.639/03 as suas Diretrizes. E mais, eles(as) consideram que não se sentem preparados para trabalhar com os sujeitos em sua diversidade étnico-racial na escola. Nesse sentido, ponderamos sobre a necessidade de se trabalhar com a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), conforme preconizada em Lei, na formação inicial de futuros docentes nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4494
10.18316/recc.v24i1.4494
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4494
identifier_str_mv 10.18316/recc.v24i1.4494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4494/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 183-194
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870807154688