Ações afirmativas e cotas: um estudo de revisão bibliográfica

Para este trabalho foram analisados 52 artigos da base de dados Scielo, relacionados com as ações afirmativas/cotas, no período compreendido entre 2009 a abril de 2019. Dos artigos selecionados buscou-se apresentar os que colaboraram com o problema de pesquisa, quais contribuições das ações afirmati...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2019
Main Author: Fontoura, Loiraci Firmo da
Advisor: Brito, Annie Mehes Maldonado
Referee: Brito, Annie Mehes Maldonado, Neves, Jonas Anderson Simões das, Soares, Juliane Fonseca
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Published: Universidade Federal do Pampa
Department: Campus Dom Pedrito
Portuguese subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4348
Citation:FONTOURA, Loiraci Firmo da. Ações afirmativas e cotas: um estudo de revisão bibliográfica. 2019. 12 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Educação do Campo - Licenciatura, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Portuguese abstract:Para este trabalho foram analisados 52 artigos da base de dados Scielo, relacionados com as ações afirmativas/cotas, no período compreendido entre 2009 a abril de 2019. Dos artigos selecionados buscou-se apresentar os que colaboraram com o problema de pesquisa, quais contribuições das ações afirmativas, em especial as cotas? A base de dados foi o Scielo e o descritor “ações afirmativas” se fez presente em todos os artigos utilizados. Com o objetivo de compreender quais as contribuições das ações afirmativas, mais especificamente as cotas raciais, os artigos foram revisados e através dos descritores e seus resumos, identificado o tipo de coleta de dados e posteriormente a análise dos resultados. Os resultados mostram que ainda muito tem que ser feito em relação às ações afirmativas, mais especificamente na categoria cotas raciais e sociais no que se refere ao ensino público. As críticas quanto sua aplicação devem ser muito bem analisadas de maneira que as mesmas tendam a contribuir com o sucesso desta política pública.
For this study, 52 articles from the Scielo database related to affirmative actions / quotas were analyzed from 2009 to April 2019. From the selected articles, we sought to present those who collaborated with the research problem, which were the contributions contributions from the affirmative actions, more specifically the quotas? The database was Scielo and the descriptor "affirmative actions" was present in all the articles used. In order to understand the contributions of affirmative actions, particularly the racial quotas, the articles were reviewed and, through the descriptors and their summaries, the type of data collection was identified and then the analysis of the results. The results show that much still has to be done in relation to affirmative action, more specifically in the category racial and social quotas regarding public education. Criticisms of its application should be very well analyzed so that they tend to contribute to the success of this public policy.