A inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho

O objetivo do estudo foi a inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho, a informação quanto aos direitos já conquistados e os tipos de violações de direitos que ainda ocorrem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório cuja coleta de dados foi realizada a partir de leva...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2017
Main Author: Barcelos, Marieta Rodrigues lattes
Advisor: Silva, Jorge Alexandre da lattes
Referee: Silva, Jocenir de Oliveira lattes, Bonito, Marco Antonio lattes
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Published: Universidade Federal do Pampa
Department: Campus São Borja
Portuguese subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2313
Citation:BARCELOS, Marieta Rodrigues. A inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho. 69p. 2017. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
Portuguese abstract:O objetivo do estudo foi a inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho, a informação quanto aos direitos já conquistados e os tipos de violações de direitos que ainda ocorrem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório cuja coleta de dados foi realizada a partir de levantamento bibliográfico. O estudo está fundamentado no método materialista, histórico e dialético, com base nas categorias negação, mediação e totalidade. Os principais enfoques na inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho visam potencializar a sua condição de sujeito de direito, mas tem sua condição rebaixada ao trabalho abstrato e à venda da força de trabalho. A não acessibilidade é uma violência estrutural, que fere a dignidade humana, sendo, portanto, uma demanda emergencial.
El objetivo del estudio fue la inclusión de la persona con discapacidad en el mundo del trabajo, la información sobre los derechos ya conquistados y los tipos de violaciones de derechos que aún ocurren. Se trata de una investigación cualitativa de carácter exploratorio cuya recolección de datos fue realizada a partir de levantamiento bibliográfico. El estudio está fundamentado en el método materialista, histórico y dialéctico, basado en las categorías de negación, mediación y totalidad. Los principales enfoques en la inclusión de la persona con discapacidad en el mundo del trabajo apunta a potenciar su condición de sujeto de derecho pero tienen su condición rebajada al trabajo abstracto ya la venta de la fuerza de trabajo. La no accesibilidad es una violencia estructural, que hiere la dignidad humana, siendo, por lo tanto, una demanda de emergencia.