Relação entre a matemática e outras áreas do conhecimento: análise de uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino médio

Esta pesquisa tem por objetivo analisar como os livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), propõem a aplicação de conceitos matemáticos na resolução de atividades que envolvam temas/conceitos de outras áreas do conhecimento. Para tal, b...

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Access type:openAccess
Publication Date:2018
Main Author: Santos, Daiana Nunes dos lattes
Advisor: Soares, Maria Arlita da Silveira lattes
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Published: Universidade Federal do Pampa
Department: Campus Caçapava do Sul
Portuguese subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3517
Citation:SANTOS, Daiana Nunes dos. Relação entre a matemática e outras áreas do conhecimento: análise de uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino médio. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018.
Portuguese abstract:Esta pesquisa tem por objetivo analisar como os livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), propõem a aplicação de conceitos matemáticos na resolução de atividades que envolvam temas/conceitos de outras áreas do conhecimento. Para tal, buscou-se fundamentação teórica nas propostas curriculares nacionais e nas pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática, principalmente, acerca das relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento. A opção metodológica é de uma pesquisa qualitativa cuja fonte de produção de dados é uma coleção de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. A análise dos dados permitiu concluir que, apenas 73 das2150 atividades propostas na coleção relacionam conceitos/conteúdos matemáticos com temas/conceitos de outras áreas do conhecimento. Constatou-se, também que, a maioria das atividades utilizam os temas/conceitos de outras áreas do conhecimento de forma ilustrativa, ou seja, o objetivo não é problematizar estes temas/conceitos, mas aplicar conceitos/conteúdos matemáticos explorados no capítulo.
This research aims to analyze how the textbooks of High School Mathematics, approved by the National Program of Didatic Book (PNLD), propose the application of mathematical concepts in the resolution of activities that envolve themes/concepts from other areas of knowledge. In order to do this, we sought theorical basis in the national curricular proposals and in the research on the teaching and learning process of mathematics, mainly about the relations between mathematics and other areas of knowledge. The methodological option is a qualitative research whose source of data production is a collection of textbooks of High School Mathematics. The analysis of the data allowed to conclude that only 73 of the 2150 activities proposed in the collection relate mathematical concepts/contents with themes/concepts from other areas of knowledge. It was also verified that most of the activities use the themes/concepts of other areas of knowledge in an illustrative way, that is, the objective is not to problematize these themes/concepts, but to apply mathematical concepts/contents explored in the chapter.