Estágio curricular em Ciências da Natureza: percepções da gestão escolar e do professor regente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Juliana Castilho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4291
Resumo: Diante da busca pela qualidade no ensino e a preocupação com a formação inicial dos professores, almeja-se uma prática educacional interdisciplinar no contexto escolar. É neste momento que cabe salientar e entender que a formação do professor é essencial. O educador precisa de um olhar amplo para o mundo ao redor do seu aluno, e também para o conjunto de informações veiculadas nas mídias e em geral, usando-os como ponto de partida para propiciar a construção de um conhecimento científico e significativo. Perante o exposto, o presente trabalho buscou investigar as percepções da gestão escolar e do professor regente quanto à inserção de licenciandos em Ciências da Natureza no estágio curricular. Para tanto, a metodologia caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, e foi utilizado um questionário com perguntas correlacionadas à relação professor-aluno-estagiário. A coleta de dados ocorreu a partir do processo de aplicação do questionário à gestão e aos professores regentes de Ciências da Natureza das escolas-campo do Programa Residência Pedagógica de Dom Pedrito/RS. Os resultados foram analisados através da Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Assim, identificou-se as percepções da gestão escolar e do professor regente quanto à inserção do estagiário em Ciências da Natureza Licenciatura, numa perspectiva formativa interdisciplinar. Os resultados mostram que a gestão escolar e o professor regente visualizam suas atribuições de acolhida e de suporte teórico, respectivamente. Apontam a necessidade formativa baseada no planejamento pedagógico e sustentam que a relação entre escola – professor regente – estagiário deve estar pautada na cooperação. Ainda, identificam a importância da interdisciplinaridade, apesar de ser pouco conhecida e requerer um esforço para delinear o conhecimento e não a sua fragmentação. Afirmam que o Programa Residência Pedagógica tem contribuído na formação dos licenciandos e dos profissionais em atuação, oportunizando a melhoria do ensino nas escolas participantes.