Uma proposta de sequência didática para contextualizar o ensino de química com o tema alimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Kauana Garcia Chaves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3015
Resumo: Este trabalho resulta de uma proposta de Sequência Didática para contextualizar o ensino de química orgânica com a temática Alimentos, dando ênfase para as macromoléculas Carboidratos, Lipídeos e Proteínas. O trabalho foi aplicado na Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes Filho, com uma turma de 3º ano do Ensino Médio Politécnico. Para o desenvolvimento da metodologia dos três momentos pedagógicos foram utilizadas 10 horas/aula. Na primeira etapa, ocorreu a problematização inicial, onde foi aplicado um questionário e discutido um texto sobre o tema. A segunda etapa foi a organização do conhecimento, onde os alunos estudaram cada uma das macromoléculas com suas funções, exemplos e também revisão de funções orgânicas presentes nas mesmas e, após o estudo de cada uma foram realizados experimentos sobre o respectivo nutriente. A última etapa foi a aplicação do conhecimento, onde foi feita uma aula experimental e os alunos identificaram as macromoléculas presentes nas amostras de alimentos através de reagentes específicos e aplicou-se uma avaliação sobre todo o conteúdo e trabalho desenvolvido. Após a aplicação da sequência didática, conclui-se que a proposta provocou nos alunos um maior interesse nas aulas, que participassem do processo de aprendizagem contando suas vivências e suas percepções, tivessem uma evolução conceitual e um maior conhecimento sobre o tema trabalhado.