Líder versus liderados: uma comparação da percepção sobre o estilo de liderança

A temática da liderança é constituída de inúmeros conceitos e definições, os quais têm sido bastante debatidos dentro das empresas como perspectiva de incremento de produtividade e eficiência. Segundo Melo (2004) existem três estilos de liderança, quais sejam: a) tarefa: o líder enfatiza o trabalho...

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Publication Date:2017
Main Author: Ojeda, Tainara Valiente
Advisor: Vargas, Katiuscia de Fátima Schiemer
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Published: Universidade Federal do Pampa
Department: Campus Santana do Livramento
Portuguese subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2021
Portuguese abstract:A temática da liderança é constituída de inúmeros conceitos e definições, os quais têm sido bastante debatidos dentro das empresas como perspectiva de incremento de produtividade e eficiência. Segundo Melo (2004) existem três estilos de liderança, quais sejam: a) tarefa: o líder enfatiza o trabalho e as metas; b) relacionamento: o líder valoriza as relações pessoais, a amizade e a confiança mútua dos seus funcionários; e c) situacional: líder que possui a habilidade de adaptar-se a realidade do ambiente e agir conforme a situação e suas necessidades. Assim, este trabalho objetiva compreender e comparar a percepção dos funcionários e do gestor de uma empresa de transporte quanto ao estilo de liderança predominante. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso de natureza descritiva e abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de roteiros de entrevistas, bem como, de observação participante. Foram entrevistados os quatro funcionários da organização em estudo, bem como, o gestor, e realizados 15 dias de observações. Como método de análise dos dados utilizou-se análise de conteúdo segundo Bardin (1977). Como principais resultados verificou-se que segundo a percepção tanto do gestor (líder) quanto dos funcionários (liderados), o estilo de liderança predominante é o tarefa. Assim, concluise que o foco da liderança na organização em estudo são as metas, o cumprimento de prazos, e o comprometimento com clientes. O líder evidencia deste modo que o trabalho seja executado de forma intensa, focalizado na produção, com intuito, de atingir os resultados e concentrando em si o poder de decisão.
The leadership topic constitutes itself of innumerable concepts and definitions which have been greatly debated within companies in order to increase productivity and efficiency. According to Melo (2004), there are three leadership styles: a) task-oriented: the leader emphasizes the tasks and goals; b) relationship-oriented: the leader values personal relationships, friendship, and his or her employees’ mutual trust; c) situational: a leader who possess the ability to adapt to an environment’s reality and act accordingly to the situation and its necessities. Thus, the objective of this work is to understand and compare the perception of the employees and the manager of a freight company in relation to the company’s predominant leadership style. Therefore, a descriptive and qualitative study case was developed. The data was collected through interviews as well as by observing the participants. Four employees of the company as well as the manager were interviewed and they were observed for 15 days. A content analysis method was used to review the data (BARDIN, 1977). The main results of the work verified that not only the manager (leader) but also the employees (the ones leaded) perceived the company’s predominant leadership style as task-oriented. Hence, it can be concluded that the leadership focus in the studied organization are the goals, meeting deadlines, and the compromise to clients. The leader demonstrates that the work is to be performed intensively, focused on production, in order to achieve the results and concentrate the decision-making power in his or her hands.