Um estudo sobre a importância da qualificação docente no desempenho da Universidade Federal do Pampa

Vive-se atualmente no país uma intensa busca pelo acesso democrático ao ensino superior, diante disto novas universidades têm surgido promovendo uma demanda por profissionais docentes. No entanto, a qualificação docente é um processo demorado que pressupõe o próprio acesso à capacitação e ao treinam...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Leal, Daiza Gabrielle Corrêa
Advisor: Adão, Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Published: Universidade Federal do Pampa
Department: Campus Santana do Livramento
Portuguese subjects:
English subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://dspace.unipampa.edu.br:8080/xmlui/handle/riu/1255
Citation:LEAL, Daiza Gabrielle Corrêa. Um estudo sobre a importância da qualificação docente no desempenho da Universidade Federal do Pampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2014.
Portuguese abstract:Vive-se atualmente no país uma intensa busca pelo acesso democrático ao ensino superior, diante disto novas universidades têm surgido promovendo uma demanda por profissionais docentes. No entanto, a qualificação docente é um processo demorado que pressupõe o próprio acesso à capacitação e ao treinamento. Sob essa ótica, este estudo teve como objetivo geral identificar os incentivos propostos para qualificação docente na Universidade Federal do Pampa – Campus Santana do Livramento com o propósito de obtenção de desempenho organizacional. Devido a necessidade de compreender a teoria que envolve o tema estudado optou-se pelos seguintes itens no referencial teórico: qualificação docente em universidades públicas, incentivos organizacionais para aumento de capital intelectual e desempenho e processos de avaliação do desempenho nas universidades federais. A pesquisa estruturou-se com base em um estudo de caso, descritivo-exploratório que possui viés qualitativo. Ao final deste estudo encontrou-se como resultado que a UNIPAMPA busca incentivar o professor com ações como cursos de capacitação e afastamento para doutoramento.
English abstract:We live in the country currently an intense search for democratic access to higher education, before this new universities have emerged promoting a demand for professional teachers. However, the teaching qualification is a lengthy process that requires the proper training and access to the training. Under this perspective, this study aimed to identify the proposed incentives for teaching qualification at the Universidade Federal do Pampa – Campus Santana do Livramento with the purpose of achieving organizational performance. Because of the need to understand the theory involving the subject studied was chosen for the following items in the theoretical framework: teaching qualification in public universities, organizational incentives to increase intellectual capital and performance evaluation processes and performance in the federal universities. The research was structured based on an exploratory-descriptive case study, which has qualitative bias. At the end of this study it was found that as a result UNIPAMPA seeks to encourage the teacher to actions such as training courses and doctoral clearance.