Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thiago Luiz Santos de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bezerra, Ariany da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2862
Resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa já concluída acerca das práticas curriculares e as disciplinas escolares. Objetiva-se demonstrar que a relação entre o conhecimento científico e as disciplinas escolares se constitui como uma evidência histórica. O currículo enquanto construção histórica se fundamenta nos paradigmas científicos de uma época e no constructo das relações culturais, econômicas e políticas de uma sociedade. Buscou-se explicitar que as disciplinas escolares estabelecidas são produzidas historicamente e o conhecimento veiculado por elas denotam aspectos referentes às dinâmicas do poder e da ciência.