Questões de estilística no Ensino de Língua: possíveis encontros entre a prática de análise linguística e a metodologia do professor Mikhail Bakhtin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fenilli, Lays Maynara Favero
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13257
Resumo: O livro Questões de Estilística no Ensino de Língua (2013), reconstituído de arquivos de Mikhail Bakhtin, traz os relatos desse filósofo da linguagem do período em que lecionava (aproximadamente entre 1942 e 1945). As anotações presentes na obra mostram o professor Bakhtin e sua metodologia de ensino de língua. Ao observá-la, é possível perceber traços convergentes com a Prática de Análise Linguística (PAL) proposta por Geraldi (1984;1991) para o ensino de Língua Portuguesa (LP). Assim, os questionamentos que nos motivam, neste estudo, são: quais as possíveis contribuições dos relatos de docência de Bakhtin para a PAL? E como tais contribuições podem balizar uma PAL dialógica? Diante disso, neste artigo, buscaremos destacar os pontos de consonância entre tais metodologias, com o intuito de ressaltar como a concepção bakhtiniana dialógica de linguagem, presente nas obras do Círculo de Bakhtin, pode permear o ensino de LP, especificamente por meio da PAL. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa ancorada nos pressupostos da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, 2006), em que cotejamos, interpretativamente, as premissas expostas por Bakhtin para sua metodologia e as premissas da PAL, buscando os diálogos possíveis a partir de uma visão sócio-histórico-ideológica de língua(gem), compreendida a partir dos conceitos de discurso, axiologia, enunciado, gêneros do discurso e estilo. Como resultado, destacamos que uma das principais contribuições da obra em estudo é a consideração do estilo como mote condutor de uma PAL explicitamente dialógica. Essa prática precisa englobar não apenas aspectos linguísticos, mas promover também análises e reflexões estilísticas e discursivas no ensino de LP.
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