Discurso e Memória: relações discursivas entre o conto teoria do medalhão e o anúncio publicitário doutor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carla Soares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Amin, Vanda do Socorro Furtado, Corradi, Analaura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6876
Resumo: Neste artigo, analisa-se o conto Teoria do Medalhão (1881), de Machado de Assis, e o anúncio publicitário audiovisual Doutor (2016), da Volkswagen. A partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso, procedeu-se ao estudo comparativo das narrativas, observando-se confluências e alteridades no enunciado discursivo delas, no contexto das relações entre memória e produção discursiva. Para isso, os escritos de Mikhail Bakhtin (1981, 2003), Michel Foucault (1971) e Maurice Halbwachs (1990) foram fundamentais. Como resultado da investigação, percebeu-se que o diálogo entre os textos é intenso e revelador/desvelador: ambos expressam o conteúdo discursivo da busca de empoderamento social advindo de um título que designa visibilidade às pessoas, o de doutor/medalhão, e mostram como isso é experimentado, visto e compartilhado pelas personagens que desempenham papéis sociais de pais e filhos, sujeitos de memória.
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