MedioTec: Concepção de Educação Profissional no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Raquel De Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Elza Ferreira, Nascimento, Reinaldo Vasconcelos, Mota, Marize da Silva Martins, Lobão, Fabiana de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5447
Resumo: Neste artigo, discute-se a concepção de educação profissional no contexto do MedioTec, que representa uma ação do Ministério da Educação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A proposta é refletir sobre o sistema econômico vigente e a crescente demanda por mão-de-obra especializada, além de analisar o processo de implementação do MedioTec no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. Esta ação foi efetivada com o objetivo de fortalecer as políticas de educação profissional, promover a ampliação da oferta de vagas em cursos técnicos concomitantes ao ensino médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação articulando-a ao setor produtivo. A Educação Profissional brasileira, permeada por entendimentos divergentes acerca do trabalho, tem coexistido com as mais variadas concepções educacionais. Neste cenário, o MedioTec surge como mais uma proposta de formação voltada para o atendimento imediato das necessidades do mercado de trabalho, caracterizada por sua formação unidirecional, fragmentada e aligeirada, explicitada pelas perspectivas de formação técnica para o mundo do trabalho e renda.
id UNIT-2_8421d1faafb8b13f43e4f0568aa62c35
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5447
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling MedioTec: Concepção de Educação Profissional no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e EmpregoEducação Profissional. Mundo do trabalho e renda. Empregabilidade.Neste artigo, discute-se a concepção de educação profissional no contexto do MedioTec, que representa uma ação do Ministério da Educação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A proposta é refletir sobre o sistema econômico vigente e a crescente demanda por mão-de-obra especializada, além de analisar o processo de implementação do MedioTec no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. Esta ação foi efetivada com o objetivo de fortalecer as políticas de educação profissional, promover a ampliação da oferta de vagas em cursos técnicos concomitantes ao ensino médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação articulando-a ao setor produtivo. A Educação Profissional brasileira, permeada por entendimentos divergentes acerca do trabalho, tem coexistido com as mais variadas concepções educacionais. Neste cenário, o MedioTec surge como mais uma proposta de formação voltada para o atendimento imediato das necessidades do mercado de trabalho, caracterizada por sua formação unidirecional, fragmentada e aligeirada, explicitada pelas perspectivas de formação técnica para o mundo do trabalho e renda.Editora Universitária Tiradentes2019-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMaterialismo Histórico e Dialéticoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/544710.17564/2316-3828.2019v8n1p9-22EDUCAÇÃO; v. 8 n. 1 (2019); 9-222316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2019v8n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5447/3726Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Raquel De OliveiraSantos, Elza FerreiraNascimento, Reinaldo VasconcelosMota, Marize da Silva MartinsLobão, Fabiana de Oliveira2021-03-17T13:06:20Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5447Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:02.414778Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv MedioTec: Concepção de Educação Profissional no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
title MedioTec: Concepção de Educação Profissional no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
spellingShingle MedioTec: Concepção de Educação Profissional no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Mendes, Raquel De Oliveira
Educação Profissional. Mundo do trabalho e renda. Empregabilidade.
title_short MedioTec: Concepção de Educação Profissional no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
title_full MedioTec: Concepção de Educação Profissional no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
title_fullStr MedioTec: Concepção de Educação Profissional no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
title_full_unstemmed MedioTec: Concepção de Educação Profissional no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
title_sort MedioTec: Concepção de Educação Profissional no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
author Mendes, Raquel De Oliveira
author_facet Mendes, Raquel De Oliveira
Santos, Elza Ferreira
Nascimento, Reinaldo Vasconcelos
Mota, Marize da Silva Martins
Lobão, Fabiana de Oliveira
author_role author
author2 Santos, Elza Ferreira
Nascimento, Reinaldo Vasconcelos
Mota, Marize da Silva Martins
Lobão, Fabiana de Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Raquel De Oliveira
Santos, Elza Ferreira
Nascimento, Reinaldo Vasconcelos
Mota, Marize da Silva Martins
Lobão, Fabiana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional. Mundo do trabalho e renda. Empregabilidade.
topic Educação Profissional. Mundo do trabalho e renda. Empregabilidade.
description Neste artigo, discute-se a concepção de educação profissional no contexto do MedioTec, que representa uma ação do Ministério da Educação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A proposta é refletir sobre o sistema econômico vigente e a crescente demanda por mão-de-obra especializada, além de analisar o processo de implementação do MedioTec no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. Esta ação foi efetivada com o objetivo de fortalecer as políticas de educação profissional, promover a ampliação da oferta de vagas em cursos técnicos concomitantes ao ensino médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação articulando-a ao setor produtivo. A Educação Profissional brasileira, permeada por entendimentos divergentes acerca do trabalho, tem coexistido com as mais variadas concepções educacionais. Neste cenário, o MedioTec surge como mais uma proposta de formação voltada para o atendimento imediato das necessidades do mercado de trabalho, caracterizada por sua formação unidirecional, fragmentada e aligeirada, explicitada pelas perspectivas de formação técnica para o mundo do trabalho e renda.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Materialismo Histórico e Dialético
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5447
10.17564/2316-3828.2019v8n1p9-22
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5447
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2019v8n1p9-22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5447/3726
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 1 (2019); 9-22
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2019v8n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1787715360216055808