Elementos para a leitura de reportagem de divulgação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Káthia da Motta Soares
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/738
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
id UNITAU_a8c606b34c413873a57b1f89ad905af8
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/738
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Ramos, Káthia da Motta SoaresAquino, Zilda G. O. (Zilda Gaspar Oliveira de)Bollela, Maria Flávia PereiraUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia2019-07-05T14:33:11Z2019-07-05T14:33:11Z2008http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/738Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes RossiDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Programa de Pós graduação em Linguística Aplicada do Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.Resumo: A leitura de reportagens de divulgação científica sobre temas vinculados ao meio ambiente é interessante para os ensinos fundamental e médio por sua temática, por seus elementos composicionais não-verbais, por suas condições de produção e de circulação na sociedade, bem como pela possibilidade do desenvolvimento de projetos de leitura para estudos desse gênero. Apesar disso, oberva-se uma carência de material didático ou de apoio para o professor de Língua Portuguesa desenvolver porjetos de leitura do gênero reportagem em sala de aula, ainda que os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - (BRASIL, 1998) incentivem o trabalho com textos produzidos pela mídia e sobre temas atuais. Esta pesquisa tem por objetivo, analisar um corpus de cinco reportagens de divulgação cientifica sobre meio ambiente, publicadas pela revista VEJA, em 2006 e 2007, como subsídio para um trabalho de leitura que aborde esse tipo de reportagens em sala de aula, no âmbito de um projeto de leitura e reportagem. Adotam-se os pressupostos teóricos da abordagem sociocognitiva de leitura, associados ao conceito de gênero discursivo na perspectiva bakhtiniana, e fundamentação teórica sobre reportagem advinda de estudos da área de Comunicação Social. A análise desses dados segue os procedimentos de uma pesquisa qualitativa-interpretativa. Os resultados da pesquisa mostram que elementos textuais mais destacados e fotos revelam o tom da reportagem e o enfoque principal dado ao tema e que informações científicas são apresentadas ao leitor de forma didatizada por vários recursos linguísticos e gráficos. Visando à formação de um leitor mais proficiente, é desejável que um projeto de leitura desse tipo de reportagem enfoque esses aspectosl.Abstract: The reading of reports of scientific divulgation on themes related to environment is interesting to elementary courses and high school because of theirs themes, verbal and non-verbal elements, conditions of production and divulgation in our society and because these reports are useful for the development of reading projects on the discourse genre report. However, there is a lack of pedagogical material or instructions to the development of reading projects of reports at Portuguese classes, even though the National Curricular Parameters encourages the teaching of Portuguese language based on journalistic discourse genre, among others genres. The aim of this research is the analyses of a corpus of five reports on themes related to environment, published by Veja magazine in 2006 and 2007. We wish the conclusions can contribute to reading proceedings for the development of reading projects on the genre report. The theoretical background are based on the sociocognitive theory of reading, the bakhtinian concept of discourse genre, and the studies of journalistic genres, especially reports. The data analyses was according to the proceedings of a qualitative and interpretative research. The results of the data analyses showed that: textual elements like title and images reveal the tone of the report and the main focus given to the theme; scientific information are given by didactic linguistic resources and graphic resources. It is hoped these results can be useful to reading projects of reports and to the development of school readers' critical analysis.Made available in DSpace on 2019-07-05T14:33:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kathia da Motta Soares Ramos-mesclado.pdf: 7352124 bytes, checksum: 3b9fecb7b47cb48aaa9641044e38fb8b (MD5) Previous issue date: 2008Mestrado87f : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAGênero discursivoDivulgação científicaLeituraElementos para a leitura de reportagem de divulgação científicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALKathia da Motta Soares Ramos-mesclado.pdfapplication/pdf7352124http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/738/1/Kathia%20da%20Motta%20Soares%20Ramos-mesclado.pdf3b9fecb7b47cb48aaa9641044e38fb8bMD5120.500.11874/7382019-09-10 17:31:16.432oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/738Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:16Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elementos para a leitura de reportagem de divulgação científica
title Elementos para a leitura de reportagem de divulgação científica
spellingShingle Elementos para a leitura de reportagem de divulgação científica
Ramos, Káthia da Motta Soares
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Gênero discursivo
Divulgação científica
Leitura
title_short Elementos para a leitura de reportagem de divulgação científica
title_full Elementos para a leitura de reportagem de divulgação científica
title_fullStr Elementos para a leitura de reportagem de divulgação científica
title_full_unstemmed Elementos para a leitura de reportagem de divulgação científica
title_sort Elementos para a leitura de reportagem de divulgação científica
author Ramos, Káthia da Motta Soares
author_facet Ramos, Káthia da Motta Soares
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Aquino, Zilda G. O. (Zilda Gaspar Oliveira de)
Bollela, Maria Flávia Pereira
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Káthia da Motta Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
contributor_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Gênero discursivo
Divulgação científica
Leitura
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero discursivo
Divulgação científica
Leitura
description Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-05T14:33:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-05T14:33:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/738
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87f : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/738/1/Kathia%20da%20Motta%20Soares%20Ramos-mesclado.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b9fecb7b47cb48aaa9641044e38fb8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797157766874267648