A leitura do cordel nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mara Cláudia de Oliveira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/825
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
id UNITAU_30cdd1686db9ecfe9c840e10f196662f
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/825
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Silva, Mara Cláudia de OliveiraSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-Alvarez, Sonia MariaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia2019-07-30T15:29:05Z2019-07-30T15:29:05Z2008http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/825Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes RossiDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.Resumo: Esta pesquisa tem como tema o gênero discursivo Cordel em atividades de leitura, nas aulas de Língua Portuguesa, pois o trabalho pedagógico com o Cordel contribui para a formação dos leitores e para ampliar seus conhecimentos sobre aspectos culturais, políticos, sociais; diferenças regionais e aspectos de variação lingüística. O objetivo desta pesquisa é despertar nos alunos o gosto pela leitura oferecendo a oportunidade de práticas de leitura a partir do conceito de gênero discursivo. Especificamente, os objetivos desta pesquisa são: desenvolver um projeto de leitura de cordel com alunos do 1° e 2° anos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) no Ensino noturno do Colégio Estadual República Italiana, em Porto Real, no interior do Estado do Rio de Janeiro, e avaliar a adequação da sequência didática proposta nesse projeto. A sequência didática utilizada aborda a origem do cordel, suas condições de produção e de circulação, temáticas, seus elementos composicionais e suas características textuais lingüísticas. Fundamenta-se na teoria bakhtiniana e suas características textuais e lingüísticas. Fundamenta-se na teoria bakhtiniana de gêneros discursivos e na proposta pedagógica dos PCN. Os dados, colhidos por meio de observação das reações dos alunos nas atividades de leitura, anotações do professor-pesquisador e questionários de avaliação das atividades respondido por escrito pelos alunos, revelam que é possível não trabalhar a leitura nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio noturno compactado - EJA-, como também desperta no aluno o gosto pela leitura utilizando o gênero discursivo Cordel. A sequência didática mostrou-se muito eficiente para a apropriação das características do gênero em tempo reduzido. Constatamos também mudanças de comportamentos de leitura dos alunos ao construírem o conhecimento de forma prazerosa e transformadora, pela interação cooperação e criatividade.Made available in DSpace on 2019-07-30T15:29:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mara Claudia de Oliveira Silva.pdf: 2276707 bytes, checksum: b4159247210a3e776f501aa7739baaaa (MD5) Previous issue date: 2008Mestrado100 f : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAGênero discursivoLeituraLiteratura de cordelLíngua portuguesaEnsino médioA leitura do cordel nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALMara Claudia de Oliveira Silva.pdfapplication/pdf2276707http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/825/1/Mara%20Claudia%20de%20Oliveira%20Silva.pdfb4159247210a3e776f501aa7739baaaaMD5120.500.11874/8252019-09-10 17:31:12.121oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/825Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:12Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A leitura do cordel nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio
title A leitura do cordel nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio
spellingShingle A leitura do cordel nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio
Silva, Mara Cláudia de Oliveira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Gênero discursivo
Leitura
Literatura de cordel
Língua portuguesa
Ensino médio
title_short A leitura do cordel nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio
title_full A leitura do cordel nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio
title_fullStr A leitura do cordel nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio
title_full_unstemmed A leitura do cordel nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio
title_sort A leitura do cordel nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio
author Silva, Mara Cláudia de Oliveira
author_facet Silva, Mara Cláudia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
Alvarez, Sonia Maria
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mara Cláudia de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
contributor_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Gênero discursivo
Leitura
Literatura de cordel
Língua portuguesa
Ensino médio
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero discursivo
Leitura
Literatura de cordel
Língua portuguesa
Ensino médio
description Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-30T15:29:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-30T15:29:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/825
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100 f : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/825/1/Mara%20Claudia%20de%20Oliveira%20Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b4159247210a3e776f501aa7739baaaa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794794962820268032