A leitura do cordel nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio

Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi

Access type:openAccess
Publication Date:2008
Main Author: Silva, Mara Cláudia de Oliveira
Advisor: Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Universidade de Taubaté
Program: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
Department: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
Portuguese subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/825
Portuguese abstract:Resumo: Esta pesquisa tem como tema o gênero discursivo Cordel em atividades de leitura, nas aulas de Língua Portuguesa, pois o trabalho pedagógico com o Cordel contribui para a formação dos leitores e para ampliar seus conhecimentos sobre aspectos culturais, políticos, sociais; diferenças regionais e aspectos de variação lingüística. O objetivo desta pesquisa é despertar nos alunos o gosto pela leitura oferecendo a oportunidade de práticas de leitura a partir do conceito de gênero discursivo. Especificamente, os objetivos desta pesquisa são: desenvolver um projeto de leitura de cordel com alunos do 1° e 2° anos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) no Ensino noturno do Colégio Estadual República Italiana, em Porto Real, no interior do Estado do Rio de Janeiro, e avaliar a adequação da sequência didática proposta nesse projeto. A sequência didática utilizada aborda a origem do cordel, suas condições de produção e de circulação, temáticas, seus elementos composicionais e suas características textuais lingüísticas. Fundamenta-se na teoria bakhtiniana e suas características textuais e lingüísticas. Fundamenta-se na teoria bakhtiniana de gêneros discursivos e na proposta pedagógica dos PCN. Os dados, colhidos por meio de observação das reações dos alunos nas atividades de leitura, anotações do professor-pesquisador e questionários de avaliação das atividades respondido por escrito pelos alunos, revelam que é possível não trabalhar a leitura nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio noturno compactado - EJA-, como também desperta no aluno o gosto pela leitura utilizando o gênero discursivo Cordel. A sequência didática mostrou-se muito eficiente para a apropriação das características do gênero em tempo reduzido. Constatamos também mudanças de comportamentos de leitura dos alunos ao construírem o conhecimento de forma prazerosa e transformadora, pela interação cooperação e criatividade.