Desenvolvimento humano, arte-educação : as contribuições do teatro no desenvolvimento e inclusão social de pessoas com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Eliana de Cássia Vieira de Carvalho, 1966 -
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/894
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos
id UNITAU_3e6ab463a7387d7b1997f97805c9892b
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/894
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Salgado, Eliana de Cássia Vieira de Carvalho, 1966 -D'Antino, Maria Eloísa FamáMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-Universidade de TaubatéSantos, Roseli Albino dos, 1968-2023-09-18T10:47:54Z2023-09-18T10:47:54Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/894Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos SantosDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.Resumo: O processo inclusivo de pessoas com deficiências na sociedade é uma temática que traz a necessidade de refletir sobre os meios possíveis dessa inclusão. O objetivo deste estudo de caso foi identificar e descrever as influências da Arte, especificamente a área do teatro, sobre o desenvolvimento humano e a inclusão social, a partir do ponto de vista dos próprios alunos com diferentes deficiências, a saber: deficiência visual, deficiência intelectual, deficiência física e paralisia cerebral. O estudo, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, foi realizado numa Associação Educacional Especializada de caráter filantrópico, que atende oitenta alunos com deficiências em uma cidade do interior do Vale do Paraíba Paulista. O grupo de sujeitos deste estudo é formado por dez pessoas com deficiência, todos adultos integrantes do grupo de teatro, uma professora responsável pelas atividades na Associação. As etapas para a realização da coleta de dados foram efetuadas em momentos distintos; no primeiro, entrevistas semiestruturada aplicadas aos alunos, no segundo momento o registro das atividades teatrais desenvolvidas pelo grupo, o que foi feito por meio da observação e gravações audiovisuais. Nortearam esta pesquisa a abordagem teórica de Bronfenbrenner (2002) e os estudos de Vygotsky (1997). Para a análise dos dados coletados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2010). Também foi feita a classificação das gravações registradas nas atividades teatrais realizadas, e a elaboração de uma descrição sumária destas, acrescidas das observações da pesquisadora. Buscou-se com esse estudo aprofundar a discussão sobre o papel da Arte no processo educativo, sobretudo da contribuição do teatro na construção da alteridade, da autonomia e da cidadania dos participantes do grupo. Constatou-se após esta pesquisa que a Arte e suas linguagens, aqui representadas especificamente pela área do teatro, foram importantes, partindo do princípio de que o teatro, como arte coletiva e lúdica, contribuiu para o convívio das pessoas do grupo, a superação de preconceitos, a construção do conhecimento, o trabalho em equipe e a articulação estética da expressão. As apresentações teatrais possibilitaram caminhos para que eles pudessem estar inseridos na sociedade, embora tenha ficado evidente o quanto eles ainda são segregados.Abstract: The process of inclusion of people with disabilities in society is a theme that brings the need to reflect on possible ways this inclusion. The objective of this case study was to identify and describe the influences of art, specifically the area of theater, human development and social inclusion, from the point of view of the students with different disabilities, namely, visual impairment, intellectual disability, disability and cerebral palsy. The study, a qualitative, exploratory and descriptive, was held in the Educational Association of Specialized philanthropic eighty serving students with disabilities in a city in the Vale do Paraíba Paulista. The group of subjects in this study consists of ten people with disabilities, all adult members of the theater group, a teacher responsible for the activities in the Association. The steps to collect the data were taken at different times, in the first semi-structured interviews applied to students in the second moment of the record theatrical activities developed by the group, which was done through observation and audiovisual recordings. Guided this research the theoretical approach of Bronfenbrenner (2002) and studies of Vygotsky (1997). For the analysis of the data collected was used to analysis of Bardin (2010). Also we classify recordings recorded in theatrical activities undertaken, and to develop a description ofall these, plus the observations of the researcher. Sought with this study further discuss the role of art in the educational process, particularly the contribution of the theater in the construction of otherness, autonomy and citizenship of the group participants. It was found after this research that the Arts and their languages, represented here by the specific area of the theater, were important, assuming that theater as an art collective and playful, contributed to the convivial group of people, overcoming prejudices, knowledge building, teamwork and articulation of aesthetic expression. The theatrical performances possible ways so that they could be integrated into society, although it was obvious how much they are still segregated. UMade available in DSpace on 2023-09-18T10:47:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eliana de Cassia V de C Salgado_seg.pdf: 2417345 bytes, checksum: ec83a2aae2aee262039ff8c0d66379d6 (MD5) Previous issue date: 2013131f. : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Pessoa com deficiênciaTeatroInclusão socialDesenvolvimento humanoDesenvolvimento humano, arte-educação : as contribuições do teatro no desenvolvimento e inclusão social de pessoas com deficiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALEliana de Cassia V de C Salgado_seg.pdfapplication/pdf2417345http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/894/1/Eliana%20de%20Cassia%20V%20de%20C%20Salgado_seg.pdfec83a2aae2aee262039ff8c0d66379d6MD5120.500.11874/8942023-09-18 07:47:54.945oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/894Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-09-18T10:47:54Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento humano, arte-educação : as contribuições do teatro no desenvolvimento e inclusão social de pessoas com deficiência
title Desenvolvimento humano, arte-educação : as contribuições do teatro no desenvolvimento e inclusão social de pessoas com deficiência
spellingShingle Desenvolvimento humano, arte-educação : as contribuições do teatro no desenvolvimento e inclusão social de pessoas com deficiência
Salgado, Eliana de Cássia Vieira de Carvalho, 1966 -
Pessoa com deficiência
Teatro
Inclusão social
Desenvolvimento humano
title_short Desenvolvimento humano, arte-educação : as contribuições do teatro no desenvolvimento e inclusão social de pessoas com deficiência
title_full Desenvolvimento humano, arte-educação : as contribuições do teatro no desenvolvimento e inclusão social de pessoas com deficiência
title_fullStr Desenvolvimento humano, arte-educação : as contribuições do teatro no desenvolvimento e inclusão social de pessoas com deficiência
title_full_unstemmed Desenvolvimento humano, arte-educação : as contribuições do teatro no desenvolvimento e inclusão social de pessoas com deficiência
title_sort Desenvolvimento humano, arte-educação : as contribuições do teatro no desenvolvimento e inclusão social de pessoas com deficiência
author Salgado, Eliana de Cássia Vieira de Carvalho, 1966 -
author_facet Salgado, Eliana de Cássia Vieira de Carvalho, 1966 -
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv D'Antino, Maria Eloísa Famá
Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-
Universidade de Taubaté
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Eliana de Cássia Vieira de Carvalho, 1966 -
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Roseli Albino dos, 1968-
contributor_str_mv Santos, Roseli Albino dos, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoa com deficiência
Teatro
Inclusão social
Desenvolvimento humano
topic Pessoa com deficiência
Teatro
Inclusão social
Desenvolvimento humano
description Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-18T10:47:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-18T10:47:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/894
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/894/1/Eliana%20de%20Cassia%20V%20de%20C%20Salgado_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ec83a2aae2aee262039ff8c0d66379d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797157777773166592