CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO DIÁLOGO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO IFNMG / CAMPUS ALMENARA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adalvan Soares de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/21
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões sobre o processo de avaliação da aprendizagem e as contribuições da gestão escolar como um mecanismo importante no desenvolvimento de reflexões sobre esse processo, tendo em vista a qualidade do ensino e, consequentemente, a formação do aluno. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa foi realizar um estudo sobre o processo de avaliação do ensino-aprendizagem no IFNMG/campus Almenara, a partir de uma análise documental, cujos dados quantitativos foram obtidos na Secretaria de Registro do IFNMG. Por meio deles, analisou-se as fragilidades, as propostas e as tomadas de decisão sobre a realidade investigada. Assim, as informações encontradas revelam, de forma geral, ser necessário que a equipe gestora atente-se nos espaços onde atua, no sentido de melhorar as formas de compreensão e de novas práticas em torno da avaliação da aprendizagem, de modo que o aluno se sinta parte deste processo e o professor, por sua vez, seja um agente facilitador das ações de ensino.
id UNIVASF-1_93a704a02a7fa8ace9331eb5b9d04f05
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/21
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO DIÁLOGO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO IFNMG / CAMPUS ALMENARAAvaliação da aprendizagemGestão escolarQualidade de ensinoEste trabalho apresenta reflexões sobre o processo de avaliação da aprendizagem e as contribuições da gestão escolar como um mecanismo importante no desenvolvimento de reflexões sobre esse processo, tendo em vista a qualidade do ensino e, consequentemente, a formação do aluno. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa foi realizar um estudo sobre o processo de avaliação do ensino-aprendizagem no IFNMG/campus Almenara, a partir de uma análise documental, cujos dados quantitativos foram obtidos na Secretaria de Registro do IFNMG. Por meio deles, analisou-se as fragilidades, as propostas e as tomadas de decisão sobre a realidade investigada. Assim, as informações encontradas revelam, de forma geral, ser necessário que a equipe gestora atente-se nos espaços onde atua, no sentido de melhorar as formas de compreensão e de novas práticas em torno da avaliação da aprendizagem, de modo que o aluno se sinta parte deste processo e o professor, por sua vez, seja um agente facilitador das ações de ensino.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2017-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/21Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 12 (2017)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/21/29Oliveira, Adalvan Soares deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:21:44Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/21Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:21:44Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO DIÁLOGO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO IFNMG / CAMPUS ALMENARA
title CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO DIÁLOGO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO IFNMG / CAMPUS ALMENARA
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO DIÁLOGO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO IFNMG / CAMPUS ALMENARA
Oliveira, Adalvan Soares de
Avaliação da aprendizagem
Gestão escolar
Qualidade de ensino
title_short CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO DIÁLOGO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO IFNMG / CAMPUS ALMENARA
title_full CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO DIÁLOGO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO IFNMG / CAMPUS ALMENARA
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO DIÁLOGO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO IFNMG / CAMPUS ALMENARA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO DIÁLOGO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO IFNMG / CAMPUS ALMENARA
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NO DIÁLOGO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO IFNMG / CAMPUS ALMENARA
author Oliveira, Adalvan Soares de
author_facet Oliveira, Adalvan Soares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adalvan Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Gestão escolar
Qualidade de ensino
topic Avaliação da aprendizagem
Gestão escolar
Qualidade de ensino
description Este trabalho apresenta reflexões sobre o processo de avaliação da aprendizagem e as contribuições da gestão escolar como um mecanismo importante no desenvolvimento de reflexões sobre esse processo, tendo em vista a qualidade do ensino e, consequentemente, a formação do aluno. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa foi realizar um estudo sobre o processo de avaliação do ensino-aprendizagem no IFNMG/campus Almenara, a partir de uma análise documental, cujos dados quantitativos foram obtidos na Secretaria de Registro do IFNMG. Por meio deles, analisou-se as fragilidades, as propostas e as tomadas de decisão sobre a realidade investigada. Assim, as informações encontradas revelam, de forma geral, ser necessário que a equipe gestora atente-se nos espaços onde atua, no sentido de melhorar as formas de compreensão e de novas práticas em torno da avaliação da aprendizagem, de modo que o aluno se sinta parte deste processo e o professor, por sua vez, seja um agente facilitador das ações de ensino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/21
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/21/29
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 12 (2017)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1787715169880637440