HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PONTO DE PARTIDA PARA CRIAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andressa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: do Sacramento Soares, Eliana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1469
Resumo: Este estudo apresenta algumas relações sobre a importância da abordagem da História da Matemática e de sua natureza como base para criação de práticas pedagógicas para o Ensino Básico, a fim de colaborar para a construção do conhecimento do futuro docente e, posteriormente, do estudante. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica gerando dados a partir de buscas nas plataformas da CAPES, Scielo e Google Acadêmico, utilizando as expressões: História da Matemática, Formação de Professores de Matemática, Práticas Pedagógicas baseadas em História da Matemática. O corpus teórico foi constituído com base em 8 estudos dos quais emergiram 3 categorias pelo método da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Para que o professor pudesse criar práticas pedagógicas baseadas na construção do conhecimento desde uma perspectiva histórica, seria importante que ele tivesse essa desde sua formação. Os resultados indicam que conhecer aspectos da História da Matemática e sua natureza é importante para a formação docente ampliando sua visão acerca desse conhecimento. O que pode influenciar na criação de práticas pedagógicas que possam levar o estudante a aprender a pensar logicamente, identificar padrões dentre outros saberes relacionados ao pensar matemático.