O USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR PROFESSORES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/25 |
Resumo: | O adoecimento psíquico do professor quase sempre está associado às más condições de trabalho e às limitações a que ele é exposto. Apontados como uma das categorias profissionais mais propensas à depressão os professores têm cada vez buscam tratamento por meio dos psicofármacos. Diante do breve exposto, este artigo objetiva contextualizar o adoecimento docente e sua relação com o uso de antidepressivos, sendo uma pesquisa bibliográfica exploratória, para a qual se utilizou de fontes bibliográficas, nas bases de dados LILACS, SciELO e BIREME, publicados no período de 2009 a 2017, apontando o estresse ocupacional, a síndrome de Burnout e a depressão como as doenças mais recorrentes, relacionadas ao trabalho docente, o que populariza os antidepressivos como o psicofarma mais utilizado para o tratamento terapêutico. Diante dessa realidade, conclui-se que a categoria docente necessita de um olhar, daqueles que lidam com a educação, voltado à sua saúde, principalmente, no que se refere à saúde mental, o que justifica a importância deste estudo. |
id |
UNIVASF-1_c2d282529837ec4b34fde9d48f9d42d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/25 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR PROFESSORES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICAAntidepressivoProfessorTrabalho docenteO adoecimento psíquico do professor quase sempre está associado às más condições de trabalho e às limitações a que ele é exposto. Apontados como uma das categorias profissionais mais propensas à depressão os professores têm cada vez buscam tratamento por meio dos psicofármacos. Diante do breve exposto, este artigo objetiva contextualizar o adoecimento docente e sua relação com o uso de antidepressivos, sendo uma pesquisa bibliográfica exploratória, para a qual se utilizou de fontes bibliográficas, nas bases de dados LILACS, SciELO e BIREME, publicados no período de 2009 a 2017, apontando o estresse ocupacional, a síndrome de Burnout e a depressão como as doenças mais recorrentes, relacionadas ao trabalho docente, o que populariza os antidepressivos como o psicofarma mais utilizado para o tratamento terapêutico. Diante dessa realidade, conclui-se que a categoria docente necessita de um olhar, daqueles que lidam com a educação, voltado à sua saúde, principalmente, no que se refere à saúde mental, o que justifica a importância deste estudo. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2017-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/25Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 12 (2017)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/25/33Soares, Michelle MarcilioOliveira, Talisson Gabriel Duarte deBatista, Eraldo Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:21:09Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/25Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:21:09Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR PROFESSORES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
title |
O USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR PROFESSORES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
spellingShingle |
O USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR PROFESSORES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Soares, Michelle Marcilio Antidepressivo Professor Trabalho docente |
title_short |
O USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR PROFESSORES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
title_full |
O USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR PROFESSORES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
title_fullStr |
O USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR PROFESSORES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
title_full_unstemmed |
O USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR PROFESSORES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
title_sort |
O USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR PROFESSORES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
author |
Soares, Michelle Marcilio |
author_facet |
Soares, Michelle Marcilio Oliveira, Talisson Gabriel Duarte de Batista, Eraldo Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Talisson Gabriel Duarte de Batista, Eraldo Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Michelle Marcilio Oliveira, Talisson Gabriel Duarte de Batista, Eraldo Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antidepressivo Professor Trabalho docente |
topic |
Antidepressivo Professor Trabalho docente |
description |
O adoecimento psíquico do professor quase sempre está associado às más condições de trabalho e às limitações a que ele é exposto. Apontados como uma das categorias profissionais mais propensas à depressão os professores têm cada vez buscam tratamento por meio dos psicofármacos. Diante do breve exposto, este artigo objetiva contextualizar o adoecimento docente e sua relação com o uso de antidepressivos, sendo uma pesquisa bibliográfica exploratória, para a qual se utilizou de fontes bibliográficas, nas bases de dados LILACS, SciELO e BIREME, publicados no período de 2009 a 2017, apontando o estresse ocupacional, a síndrome de Burnout e a depressão como as doenças mais recorrentes, relacionadas ao trabalho docente, o que populariza os antidepressivos como o psicofarma mais utilizado para o tratamento terapêutico. Diante dessa realidade, conclui-se que a categoria docente necessita de um olhar, daqueles que lidam com a educação, voltado à sua saúde, principalmente, no que se refere à saúde mental, o que justifica a importância deste estudo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/25 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/25 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/25/33 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 12 (2017) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1787715169887977472 |