EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: REFLEXÕES DE UM PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leandro Reinaldo Soares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Coelho, Glória Maria Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/7
Resumo: Nas últimas décadas, a questão ambiental vem ganhando importância maior na área de ensino. Trata-se de uma temática em que toca a todos os docentes o papel de despertar nos estudantes a competência de perceber, avaliar e refletir sobre o ambiente que o cerca, contribuindo para a formação de um cidadão mais atuante. Este trabalho consiste na reflexão sobre o exercício pedagógico de Educação Ambiental, em um colégio público de ensino médio. A construção da reflexão se deu a partir da observação e registro do diário de campo do investigador acerca da prática docente na disciplina de biologia em um colégio público de ensino médio no município de Itabuna/BA. Existe uma tendência dos colégios adotarem uma metodologia mais conteudista, fazendo com que um assunto tão relevante seja apresentado de maneira formal, livresca e decorativa, afastando-se da realidade do aluno e dos debates atuais.
id UNIVASF-1_b8622deb0f836da68c6b292888a0f985
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/7
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: REFLEXÕES DE UM PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICOEducação ambientalConsciência críticaCidadãoNas últimas décadas, a questão ambiental vem ganhando importância maior na área de ensino. Trata-se de uma temática em que toca a todos os docentes o papel de despertar nos estudantes a competência de perceber, avaliar e refletir sobre o ambiente que o cerca, contribuindo para a formação de um cidadão mais atuante. Este trabalho consiste na reflexão sobre o exercício pedagógico de Educação Ambiental, em um colégio público de ensino médio. A construção da reflexão se deu a partir da observação e registro do diário de campo do investigador acerca da prática docente na disciplina de biologia em um colégio público de ensino médio no município de Itabuna/BA. Existe uma tendência dos colégios adotarem uma metodologia mais conteudista, fazendo com que um assunto tão relevante seja apresentado de maneira formal, livresca e decorativa, afastando-se da realidade do aluno e dos debates atuais.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/7Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 13 (2017)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/7/21Santos, Leandro Reinaldo SoaresCoelho, Glória Maria Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:15:11Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/7Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:15:11Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: REFLEXÕES DE UM PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: REFLEXÕES DE UM PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: REFLEXÕES DE UM PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO
Santos, Leandro Reinaldo Soares
Educação ambiental
Consciência crítica
Cidadão
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: REFLEXÕES DE UM PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: REFLEXÕES DE UM PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: REFLEXÕES DE UM PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: REFLEXÕES DE UM PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: REFLEXÕES DE UM PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO
author Santos, Leandro Reinaldo Soares
author_facet Santos, Leandro Reinaldo Soares
Coelho, Glória Maria Pinto
author_role author
author2 Coelho, Glória Maria Pinto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leandro Reinaldo Soares
Coelho, Glória Maria Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Consciência crítica
Cidadão
topic Educação ambiental
Consciência crítica
Cidadão
description Nas últimas décadas, a questão ambiental vem ganhando importância maior na área de ensino. Trata-se de uma temática em que toca a todos os docentes o papel de despertar nos estudantes a competência de perceber, avaliar e refletir sobre o ambiente que o cerca, contribuindo para a formação de um cidadão mais atuante. Este trabalho consiste na reflexão sobre o exercício pedagógico de Educação Ambiental, em um colégio público de ensino médio. A construção da reflexão se deu a partir da observação e registro do diário de campo do investigador acerca da prática docente na disciplina de biologia em um colégio público de ensino médio no município de Itabuna/BA. Existe uma tendência dos colégios adotarem uma metodologia mais conteudista, fazendo com que um assunto tão relevante seja apresentado de maneira formal, livresca e decorativa, afastando-se da realidade do aluno e dos debates atuais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/7
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/7/21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 13 (2017)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1787715169862811648