IMPLICAÇÕES DO MÉTODO QUALITATIVO NO ENSINO-APRENDIZADO ATIVO DO PROFISSIONALISMO HUMANITÁRIO. RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Fernanda Patrícia Soares Souto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rodrigues, Mateus de Sousa, Coelho, Karyne Krysley Almeida, Sandovetti, Karen Oliveira, Duarte, Ketlen Milena Moreira, Figueiredo, Thalia de Castro, Santos, Roberto Fábio Santana dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/58
Resumo: As diretrizes curriculares valorizam metodologias ativas de ensino-aprendizado e as humanidades na formação da identidade profissional em saúde. O objetivo deste artigo é descrever uma nova experiência educacional que utilizou conceitos do método qualitativo para o ensino/aprendizado do profissionalismo humanitário e do compromisso social. A disciplina optativa Comunicação em Saúde utiliza a plataforma Doc.Com.Brasil associada a arte e dramatizações. É ofertada semestralmente pelo curso de Medicina da Univasf para a área de saúde. A turma 2016.2, com 22 estudantes de medicina e 02 das Ciências Farmacêuticas foi questionada sobre a escolha da área de saúde. As respostas foram agrupadas conforme os núcleos de significância em categorias temáticas e temas. Os estudantes pesquisaram artigos e compartilharam seus achados. Uma nova metodologia de ensino-aprendizado que usou o percurso metodológico da pesquisa qualitativa para conduzir a aula. Analogicamente: 1) Questão disparadora da aula = questão norteadora de pesquisa, 2) Estudantes em círculo = grupos focais, 3) Respostas = entrevistas, 4) Organização em temas e categorias = resultado da pesquisa qualitativa, 5) Apresentação dos artigos = discussão. Emergiram três temas e respectivas categorias: 1- Cuidar das pessoas: contato com pessoas, sacerdócio, implicações do currículo oculto, heroísmo; 2 – Influências: sociedade, família, mídia e sonho da infância; 3 - Mercado de trabalho: inter-profissionalismo, estabilidade financeira e responsabilidade social. O feedback dos estudantes sobre o método utilizado foi positivo. Do ponto de vista docente, foi motivador. A metodologia contribui para consolidação das diretrizes curriculares e do profissionalismo humanitário.
id UNIVASF-1_1c23120b838c1134f4bbe2ec10124f56
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/58
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling IMPLICAÇÕES DO MÉTODO QUALITATIVO NO ENSINO-APRENDIZADO ATIVO DO PROFISSIONALISMO HUMANITÁRIO. RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCACIONALMetodologiaEducação em SaúdeHumanismoAs diretrizes curriculares valorizam metodologias ativas de ensino-aprendizado e as humanidades na formação da identidade profissional em saúde. O objetivo deste artigo é descrever uma nova experiência educacional que utilizou conceitos do método qualitativo para o ensino/aprendizado do profissionalismo humanitário e do compromisso social. A disciplina optativa Comunicação em Saúde utiliza a plataforma Doc.Com.Brasil associada a arte e dramatizações. É ofertada semestralmente pelo curso de Medicina da Univasf para a área de saúde. A turma 2016.2, com 22 estudantes de medicina e 02 das Ciências Farmacêuticas foi questionada sobre a escolha da área de saúde. As respostas foram agrupadas conforme os núcleos de significância em categorias temáticas e temas. Os estudantes pesquisaram artigos e compartilharam seus achados. Uma nova metodologia de ensino-aprendizado que usou o percurso metodológico da pesquisa qualitativa para conduzir a aula. Analogicamente: 1) Questão disparadora da aula = questão norteadora de pesquisa, 2) Estudantes em círculo = grupos focais, 3) Respostas = entrevistas, 4) Organização em temas e categorias = resultado da pesquisa qualitativa, 5) Apresentação dos artigos = discussão. Emergiram três temas e respectivas categorias: 1- Cuidar das pessoas: contato com pessoas, sacerdócio, implicações do currículo oculto, heroísmo; 2 – Influências: sociedade, família, mídia e sonho da infância; 3 - Mercado de trabalho: inter-profissionalismo, estabilidade financeira e responsabilidade social. O feedback dos estudantes sobre o método utilizado foi positivo. Do ponto de vista docente, foi motivador. A metodologia contribui para consolidação das diretrizes curriculares e do profissionalismo humanitário.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2016-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/58Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 6 n. 10 (2016)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/58/63Novaes, Fernanda Patrícia Soares SoutoRodrigues, Mateus de SousaCoelho, Karyne Krysley AlmeidaSandovetti, Karen OliveiraDuarte, Ketlen Milena MoreiraFigueiredo, Thalia de CastroSantos, Roberto Fábio Santana dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:29:27Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/58Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:29:27Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPLICAÇÕES DO MÉTODO QUALITATIVO NO ENSINO-APRENDIZADO ATIVO DO PROFISSIONALISMO HUMANITÁRIO. RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL
title IMPLICAÇÕES DO MÉTODO QUALITATIVO NO ENSINO-APRENDIZADO ATIVO DO PROFISSIONALISMO HUMANITÁRIO. RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL
spellingShingle IMPLICAÇÕES DO MÉTODO QUALITATIVO NO ENSINO-APRENDIZADO ATIVO DO PROFISSIONALISMO HUMANITÁRIO. RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL
Novaes, Fernanda Patrícia Soares Souto
Metodologia
Educação em Saúde
Humanismo
title_short IMPLICAÇÕES DO MÉTODO QUALITATIVO NO ENSINO-APRENDIZADO ATIVO DO PROFISSIONALISMO HUMANITÁRIO. RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL
title_full IMPLICAÇÕES DO MÉTODO QUALITATIVO NO ENSINO-APRENDIZADO ATIVO DO PROFISSIONALISMO HUMANITÁRIO. RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL
title_fullStr IMPLICAÇÕES DO MÉTODO QUALITATIVO NO ENSINO-APRENDIZADO ATIVO DO PROFISSIONALISMO HUMANITÁRIO. RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL
title_full_unstemmed IMPLICAÇÕES DO MÉTODO QUALITATIVO NO ENSINO-APRENDIZADO ATIVO DO PROFISSIONALISMO HUMANITÁRIO. RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL
title_sort IMPLICAÇÕES DO MÉTODO QUALITATIVO NO ENSINO-APRENDIZADO ATIVO DO PROFISSIONALISMO HUMANITÁRIO. RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL
author Novaes, Fernanda Patrícia Soares Souto
author_facet Novaes, Fernanda Patrícia Soares Souto
Rodrigues, Mateus de Sousa
Coelho, Karyne Krysley Almeida
Sandovetti, Karen Oliveira
Duarte, Ketlen Milena Moreira
Figueiredo, Thalia de Castro
Santos, Roberto Fábio Santana dos
author_role author
author2 Rodrigues, Mateus de Sousa
Coelho, Karyne Krysley Almeida
Sandovetti, Karen Oliveira
Duarte, Ketlen Milena Moreira
Figueiredo, Thalia de Castro
Santos, Roberto Fábio Santana dos
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Fernanda Patrícia Soares Souto
Rodrigues, Mateus de Sousa
Coelho, Karyne Krysley Almeida
Sandovetti, Karen Oliveira
Duarte, Ketlen Milena Moreira
Figueiredo, Thalia de Castro
Santos, Roberto Fábio Santana dos
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Educação em Saúde
Humanismo
topic Metodologia
Educação em Saúde
Humanismo
description As diretrizes curriculares valorizam metodologias ativas de ensino-aprendizado e as humanidades na formação da identidade profissional em saúde. O objetivo deste artigo é descrever uma nova experiência educacional que utilizou conceitos do método qualitativo para o ensino/aprendizado do profissionalismo humanitário e do compromisso social. A disciplina optativa Comunicação em Saúde utiliza a plataforma Doc.Com.Brasil associada a arte e dramatizações. É ofertada semestralmente pelo curso de Medicina da Univasf para a área de saúde. A turma 2016.2, com 22 estudantes de medicina e 02 das Ciências Farmacêuticas foi questionada sobre a escolha da área de saúde. As respostas foram agrupadas conforme os núcleos de significância em categorias temáticas e temas. Os estudantes pesquisaram artigos e compartilharam seus achados. Uma nova metodologia de ensino-aprendizado que usou o percurso metodológico da pesquisa qualitativa para conduzir a aula. Analogicamente: 1) Questão disparadora da aula = questão norteadora de pesquisa, 2) Estudantes em círculo = grupos focais, 3) Respostas = entrevistas, 4) Organização em temas e categorias = resultado da pesquisa qualitativa, 5) Apresentação dos artigos = discussão. Emergiram três temas e respectivas categorias: 1- Cuidar das pessoas: contato com pessoas, sacerdócio, implicações do currículo oculto, heroísmo; 2 – Influências: sociedade, família, mídia e sonho da infância; 3 - Mercado de trabalho: inter-profissionalismo, estabilidade financeira e responsabilidade social. O feedback dos estudantes sobre o método utilizado foi positivo. Do ponto de vista docente, foi motivador. A metodologia contribui para consolidação das diretrizes curriculares e do profissionalismo humanitário.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/58
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/58/63
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 6 n. 10 (2016)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1787715169930969088