DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Anna Karoline Pinto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Dinali Carneiro de, Monteiro, Luzinete Soares, Figueirêdo, Arthane Menezes, Campos, Ronaldo Manassés Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/459
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar quais são os desafios e possibilidades percebidos no trabalho dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF) em relação às aulas de Matemática para alunos surdos, frente aos princípios da teoria sócio histórica. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa,com a utilizaçãodométododialético.Para tanto, foram realizadas observações nas aulas de Matemática da professora do ensino regular, durante aproximadamente duas semanas ou o correspondente a cinco (5) momentos de aula. Posteriormente, foi feita uma entrevista com a professora do ensino regular e com a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Paraaanálisedosdados,asinformações foram subsidiadas pela Teoria Sócio-Histórica, por meio dos estudos deVigotski e seus seguidores. Dentre os resultados obtidos, constata-se a ausência do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por parte dos docentes, carência de recursos visuais, formação continuada para os professores, bem como a inexistência do intérprete como imperativos para que os alunos não sejam atendidos de forma adequada às suas necessidades. Concluiu-se que, a inclusão de alunos surdos no ensino regular ainda enfrenta muitas dificuldades, que se relacionam à limitada comunicação entre professores e aluno e entre alunos e alunos.
id UNIVASF-1_1924fd6de9e4512087341485ab8c265c
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/459
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIOEducação InclusivaEducação MatemáticaAlunos surdosAnos Iniciais do Ensino Fundamental.Teoria Sócio-Histórica.O presente estudo teve como objetivo identificar quais são os desafios e possibilidades percebidos no trabalho dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF) em relação às aulas de Matemática para alunos surdos, frente aos princípios da teoria sócio histórica. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa,com a utilizaçãodométododialético.Para tanto, foram realizadas observações nas aulas de Matemática da professora do ensino regular, durante aproximadamente duas semanas ou o correspondente a cinco (5) momentos de aula. Posteriormente, foi feita uma entrevista com a professora do ensino regular e com a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Paraaanálisedosdados,asinformações foram subsidiadas pela Teoria Sócio-Histórica, por meio dos estudos deVigotski e seus seguidores. Dentre os resultados obtidos, constata-se a ausência do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por parte dos docentes, carência de recursos visuais, formação continuada para os professores, bem como a inexistência do intérprete como imperativos para que os alunos não sejam atendidos de forma adequada às suas necessidades. Concluiu-se que, a inclusão de alunos surdos no ensino regular ainda enfrenta muitas dificuldades, que se relacionam à limitada comunicação entre professores e aluno e entre alunos e alunos.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/459Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 18 (2019); 172-1942177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/459/302Guimarães, Anna Karoline PintoOliveira, Dinali Carneiro deMonteiro, Luzinete SoaresFigueirêdo, Arthane MenezesCampos, Ronaldo Manassés Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T14:46:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/459Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-04-24T14:46:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
spellingShingle DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Guimarães, Anna Karoline Pinto
Educação Inclusiva
Educação Matemática
Alunos surdos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Teoria Sócio-Histórica.
title_short DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_full DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_fullStr DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_full_unstemmed DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_sort DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
author Guimarães, Anna Karoline Pinto
author_facet Guimarães, Anna Karoline Pinto
Oliveira, Dinali Carneiro de
Monteiro, Luzinete Soares
Figueirêdo, Arthane Menezes
Campos, Ronaldo Manassés Rodrigues
author_role author
author2 Oliveira, Dinali Carneiro de
Monteiro, Luzinete Soares
Figueirêdo, Arthane Menezes
Campos, Ronaldo Manassés Rodrigues
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Anna Karoline Pinto
Oliveira, Dinali Carneiro de
Monteiro, Luzinete Soares
Figueirêdo, Arthane Menezes
Campos, Ronaldo Manassés Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Educação Matemática
Alunos surdos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Teoria Sócio-Histórica.
topic Educação Inclusiva
Educação Matemática
Alunos surdos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Teoria Sócio-Histórica.
description O presente estudo teve como objetivo identificar quais são os desafios e possibilidades percebidos no trabalho dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF) em relação às aulas de Matemática para alunos surdos, frente aos princípios da teoria sócio histórica. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa,com a utilizaçãodométododialético.Para tanto, foram realizadas observações nas aulas de Matemática da professora do ensino regular, durante aproximadamente duas semanas ou o correspondente a cinco (5) momentos de aula. Posteriormente, foi feita uma entrevista com a professora do ensino regular e com a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Paraaanálisedosdados,asinformações foram subsidiadas pela Teoria Sócio-Histórica, por meio dos estudos deVigotski e seus seguidores. Dentre os resultados obtidos, constata-se a ausência do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por parte dos docentes, carência de recursos visuais, formação continuada para os professores, bem como a inexistência do intérprete como imperativos para que os alunos não sejam atendidos de forma adequada às suas necessidades. Concluiu-se que, a inclusão de alunos surdos no ensino regular ainda enfrenta muitas dificuldades, que se relacionam à limitada comunicação entre professores e aluno e entre alunos e alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/459
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/459/302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 18 (2019); 172-194
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1787715170694332416