Avaliação físico-química e sensorial de espumante moscatel envasado em lata de alumínio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conte, Patricia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Edson Luiz de, Nogueira, Maria Rita Chaves, Soares, Fabiana Andréia Schäffer De Martini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/19078
Resumo: A indústria de bebidas é um setor que vem se desenvolvendo muito nos últimos anos no Brasil. Isso porque novos produtos são criados e novas tecnologias estão sendo utilizadas pelas empresas, fato que tem ganhado destaque no mercado e, consequentemente, tem aumentado o portfólio de produtos oferecidos aos consumidores. Quando se refere a bebidas alcoólicas, um dos produtos que mais cresceram em termos de variedade e volume de produção foi o vinho espumante, que antigamente era pouco conhecido e de difícil acesso aos consumidores, e com o passar dos anos conquistou seu espaço no ramo de bebidas. Os produtos encontrados no mercado são envasados tradicionalmente em garrafas de vidro. Essa embalagem é vista como algo que dá ao produto maior sofisticação e elegância, porém pode apresentar algumas dificuldades de manipulação e transporte. Uma alternativa para superar tais dificuldades seria inserir nesse mercado as embalagens metálicas para envase e venda desse tipo de espumante. No presente trabalho foi estudada a qualidade do espumante Moscatel envasado em latas de alumínio, 30 dias após o envase, comparadas às envasadas em garrafas de vidro, por meio de análises de estabilidade, testes sensoriais e físico-químicos, objetivando-se validar a utilização dessa embalagem para espumantes. Os testes apresentaram bons resultados da embalagem metálica, indicando boa opção de sua utilização.
id UNOESC-2_e8c99394d856587d8875b30c23a38e39
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/19078
network_acronym_str UNOESC-2
network_name_str Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
repository_id_str
spelling Avaliação físico-química e sensorial de espumante moscatel envasado em lata de alumínioEmbalagem metálica. Intenção de compra. Avaliação sensorial.A indústria de bebidas é um setor que vem se desenvolvendo muito nos últimos anos no Brasil. Isso porque novos produtos são criados e novas tecnologias estão sendo utilizadas pelas empresas, fato que tem ganhado destaque no mercado e, consequentemente, tem aumentado o portfólio de produtos oferecidos aos consumidores. Quando se refere a bebidas alcoólicas, um dos produtos que mais cresceram em termos de variedade e volume de produção foi o vinho espumante, que antigamente era pouco conhecido e de difícil acesso aos consumidores, e com o passar dos anos conquistou seu espaço no ramo de bebidas. Os produtos encontrados no mercado são envasados tradicionalmente em garrafas de vidro. Essa embalagem é vista como algo que dá ao produto maior sofisticação e elegância, porém pode apresentar algumas dificuldades de manipulação e transporte. Uma alternativa para superar tais dificuldades seria inserir nesse mercado as embalagens metálicas para envase e venda desse tipo de espumante. No presente trabalho foi estudada a qualidade do espumante Moscatel envasado em latas de alumínio, 30 dias após o envase, comparadas às envasadas em garrafas de vidro, por meio de análises de estabilidade, testes sensoriais e físico-químicos, objetivando-se validar a utilização dessa embalagem para espumantes. Os testes apresentaram bons resultados da embalagem metálica, indicando boa opção de sua utilização.Universidade do Oeste de Santa Catarina2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1907810.18593/eba.v18i2.19078Evidence; Vol. 18 No. 2 (2018): Evidência - Ciência e Biotecnologia; 161-176Evidência; v. 18 n. 2 (2018): Evidência - Ciência e Biotecnologia; 161-1762236-60591519-528710.18593/eba.v18i2reponame:Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinarinstname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/19078/pdfCopyright (c) 2018 Evidência - Ciência e Biotecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessConte, PatriciaSouza, Edson Luiz deNogueira, Maria Rita ChavesSoares, Fabiana Andréia Schäffer De Martini2020-10-16T20:56:44Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/19078Revistahttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/evidenciaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/evidencia/oaieditora@unoesc.edu.br||evidencia@unoesc.edu.br||jane.gelinski@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2236-60591519-5287opendoar:2020-10-16T20:56:44Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação físico-química e sensorial de espumante moscatel envasado em lata de alumínio
title Avaliação físico-química e sensorial de espumante moscatel envasado em lata de alumínio
spellingShingle Avaliação físico-química e sensorial de espumante moscatel envasado em lata de alumínio
Conte, Patricia
Embalagem metálica. Intenção de compra. Avaliação sensorial.
title_short Avaliação físico-química e sensorial de espumante moscatel envasado em lata de alumínio
title_full Avaliação físico-química e sensorial de espumante moscatel envasado em lata de alumínio
title_fullStr Avaliação físico-química e sensorial de espumante moscatel envasado em lata de alumínio
title_full_unstemmed Avaliação físico-química e sensorial de espumante moscatel envasado em lata de alumínio
title_sort Avaliação físico-química e sensorial de espumante moscatel envasado em lata de alumínio
author Conte, Patricia
author_facet Conte, Patricia
Souza, Edson Luiz de
Nogueira, Maria Rita Chaves
Soares, Fabiana Andréia Schäffer De Martini
author_role author
author2 Souza, Edson Luiz de
Nogueira, Maria Rita Chaves
Soares, Fabiana Andréia Schäffer De Martini
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conte, Patricia
Souza, Edson Luiz de
Nogueira, Maria Rita Chaves
Soares, Fabiana Andréia Schäffer De Martini
dc.subject.por.fl_str_mv Embalagem metálica. Intenção de compra. Avaliação sensorial.
topic Embalagem metálica. Intenção de compra. Avaliação sensorial.
description A indústria de bebidas é um setor que vem se desenvolvendo muito nos últimos anos no Brasil. Isso porque novos produtos são criados e novas tecnologias estão sendo utilizadas pelas empresas, fato que tem ganhado destaque no mercado e, consequentemente, tem aumentado o portfólio de produtos oferecidos aos consumidores. Quando se refere a bebidas alcoólicas, um dos produtos que mais cresceram em termos de variedade e volume de produção foi o vinho espumante, que antigamente era pouco conhecido e de difícil acesso aos consumidores, e com o passar dos anos conquistou seu espaço no ramo de bebidas. Os produtos encontrados no mercado são envasados tradicionalmente em garrafas de vidro. Essa embalagem é vista como algo que dá ao produto maior sofisticação e elegância, porém pode apresentar algumas dificuldades de manipulação e transporte. Uma alternativa para superar tais dificuldades seria inserir nesse mercado as embalagens metálicas para envase e venda desse tipo de espumante. No presente trabalho foi estudada a qualidade do espumante Moscatel envasado em latas de alumínio, 30 dias após o envase, comparadas às envasadas em garrafas de vidro, por meio de análises de estabilidade, testes sensoriais e físico-químicos, objetivando-se validar a utilização dessa embalagem para espumantes. Os testes apresentaram bons resultados da embalagem metálica, indicando boa opção de sua utilização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/19078
10.18593/eba.v18i2.19078
url https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/19078
identifier_str_mv 10.18593/eba.v18i2.19078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/19078/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Evidência - Ciência e Biotecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Evidência - Ciência e Biotecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Evidence; Vol. 18 No. 2 (2018): Evidência - Ciência e Biotecnologia; 161-176
Evidência; v. 18 n. 2 (2018): Evidência - Ciência e Biotecnologia; 161-176
2236-6059
1519-5287
10.18593/eba.v18i2
reponame:Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
collection Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv editora@unoesc.edu.br||evidencia@unoesc.edu.br||jane.gelinski@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1787715233303756801