Estudo químico de antocianinas em raízes de aguapé (Eichhornia crassipes) submetidas a soluções de cádmio

A espécie Eichhornia crassipes (Pontederiaceae) é uma macrófita aquática conhecida popularmente como aguapé. É utilizada na descontaminação de ambientes aquáticos poluídos, pois possui alta capacidade de absorver e tolerar elevadas quantidades de íons metálicos. Segundo estudos, o cádmio é um dos me...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2011
Main Author: Esteves, Camila Rodrigues Leite [UNESP]
Advisor: Nascimento, Isabele Rodrigues [UNESP]
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Published: Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Portuguese subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/11449/118949
Citation:ESTEVES, Camila Rodrigues Leite. Estudo químico de antocianinas em raízes de aguapé (Eichhornia crassipes) submetidas a soluções de cádmio. 2011. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2011.
Portuguese abstract:A espécie Eichhornia crassipes (Pontederiaceae) é uma macrófita aquática conhecida popularmente como aguapé. É utilizada na descontaminação de ambientes aquáticos poluídos, pois possui alta capacidade de absorver e tolerar elevadas quantidades de íons metálicos. Segundo estudos, o cádmio é um dos metais mais absorvidos por essa espécie, que apresenta maior acúmulo em raízes em relação às partes aéreas. O objetivo desse trabalho foi verificar se a produção de antocianinas do aguapé é alterada pela presença de íons Cd(II) nos tecidos. Foram realizados experimentos in vivo submetendo os espécimes à solução nutritiva contendo ou não íons cádmio. Os extratos metanólicos acidificados com HCl das raízes foram analisados por CLAE-UV e fracionados por CC (C18 e Sephadex), seguidos por CLAE semipreparativa. Após as análises por CLAE-DAD-EM foi possível propor a estrutura de duas antocianidinas: delfinidina e delfinidina substituída por um grupo metoxílico (C16H13O8, 333,0609)