Análise da implantação do programa Eco-Escolas-Semente Viva na E. M. Sylvio de Araújo, Rio Claro-SP

O presente trabalho foi realizado em parceria com o Projeto de Extensão em Educação Ambiental- Grupo Semente Viva e trata-se de uma avaliação da metodologia de educação ambiental aplicada pelo grupo no ano de 2014, na Escola Municipal Sylvio de Araújo, em Rio Claro-SP. A metodologia implantada foi d...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Cardozo, Fernanda Esteves [UNESP]
Advisor: Aragão, José Eusébio de Oliveira Souza [UNESP]
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Published: Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Portuguese subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/11449/132471
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-01-11/000857137.pdf
Citation:CARDOZO, Fernanda Esteves. Análise da implantação do programa Eco-Escolas-Semente Viva na E. M. Sylvio de Araújo, Rio Claro-SP. 2015. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.
Portuguese abstract:O presente trabalho foi realizado em parceria com o Projeto de Extensão em Educação Ambiental- Grupo Semente Viva e trata-se de uma avaliação da metodologia de educação ambiental aplicada pelo grupo no ano de 2014, na Escola Municipal Sylvio de Araújo, em Rio Claro-SP. A metodologia implantada foi denominada Programa Eco Escolas-Semente Viva e baseou-se na utilização de algumas bases do Programa Eco- Escolas, criado pela FEE (Foundation for Environmental Education), com adaptações, de acordo com os objetivos do Grupo. O trabalho seguiu o método de pesquisa participante, e as coletas de dados deram-se por meio da observação participante, pesquisa bibliográfica e documental. Os capítulos trazem a descrição e análise dos fatos ocorridos ao longo do ano que caracterizaram o processo de implantação do Programa. As reuniões com a comunidade e atividades de educação ambiental com crianças do 1º ao 4º ano são descritas detalhadamente, assim como a análise das situações, sob o ponto de vista de uma das integrantes do Grupo Semente Viva
English abstract:This study was conducted in partnership with the Extension Project in Education Environmentally Semente Viva and it is an assessment of the environmental education methodology applied by the Group in 2014, at the Municipal School Sylvio de Araújo, in Rio Claro- SP. The implemented methodology was named Programa Eco Escolas- Semente Viva and it was based on the use of certain bases of the Eco-Schools program, created by the FEE (Foundation for Environmental Education), with some adjustments in accordance with the goals of the Group. The study followed the participatory research method, and the data collection gave up through participant observation, literature and documentary. The chapters present the description and analysis of the events that represent the implementation process of the Programa Eco Escolas- Semente Viva. The meetings with the community and environmental education activities with children from 1st to 4th year are described in detail, and is given regarding the analysis of situations, from the point of view of one of the members of the Semente Viva Group