Arquitetura interna de textos empíricos produzidos por alunos do ensino fundamental - anos iniciais: uma análise dos níveis interpostos de organização textual do gênero carta do leitor

A aprendizagem da escrita não tem sido historicamente exitosa no Brasil. É possível constatar essa dificuldade em pessoas de todas as idades. Alunos do Ensino Fundamental, do Ensino médio e até em graduandos do Ensino Superior demonstram ter fragilidade na hora de produzir textos escritos. Para que...

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Access type:openAccess
Publication Date:2017
Main Author: Cardoso, Ana Gabriela Candido [UNESP]
Advisor: Manzoni, Rosa Maria [UNESP]
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Published: Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Portuguese subjects:
Online Access:http://hdl.handle.net/11449/156323
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-01-19/000895819.pdf
Citation:CARDOSO, Ana Gabriela Candido. Arquitetura interna de textos empíricos produzidos por alunos do ensino fundamental - anos iniciais: uma análise dos níveis interpostos de organização textual do gênero carta do leitor. 2017. 156 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.
Portuguese abstract:A aprendizagem da escrita não tem sido historicamente exitosa no Brasil. É possível constatar essa dificuldade em pessoas de todas as idades. Alunos do Ensino Fundamental, do Ensino médio e até em graduandos do Ensino Superior demonstram ter fragilidade na hora de produzir textos escritos. Para que o ensino promova a superação dessas dificuldades, é necessário partir de ferramentas didáticas que ofereçam instrumentos de linguagem que desenvolvam as capacidades linguageiras, ancorados em um estofo teórico que privilegie a arquitetura textual interna. Desta forma, a presente pesquisa pretende, como objetivo geral, analisar a trama da organização textual do gênero carta do leitor produzido por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e identificar o quê os alunos sabem do gênero carta do leitor e quais os problemas nodais que o impedem de dominá-lo. Como objetivos específicos, pretenderam-se: 1) analisar a infraestrutura geral dos textos, a construção e as relações entre os componentes da frase da sequência argumentativa produzida na produção inicial e identificar a natureza dos problemas de escrita; e 2) analisar a coerência temática (mecanismos de textualização) e pragmática (mecanismos enunciativos) dos textos produzidos na produção inicial e identificar os problemas de escrita desses níveis textuais. A pesquisa tem uma abordagem de interpretação qualitativa, do tipo empírica, realizada com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. A metodologia da análise dos textos é baseada na metodologia de avaliação de textos do Interacionismo Sociodiscursivo, de Bronckart, e da Didática das Línguas, da Universidade de Genebra. Espera-se, com esta pesquisa, disponibilizar aos professores do ensino fundamental, que ensinam Língua Portuguesa, o levantamento dos problemas mais frequentes na produção do gênero carta do leitor nos anos iniciais do Ensino Fundamental... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo
English abstract:The learning of writing has not been historically successful in Brazil. It is possible to see this difficulty in people of all ages. Students of elementary school, high school and even undergraduates of Higher Education show that they are fragile when it comes to producing written texts. In order for teaching to overcome these difficulties, it is necessary to start with teaching tools that offer language tools that develop linguistic abilities, anchored in a theoretical padding that privileges the internal textual architecture. In this way, the present research intends, as general objective, analysis the plot of the textual organization of the genre letter of the reader produced by students in the 5th year of elementary school and identify what students know about the genre of the reader and what nodal problems prevent them from mastering it. Specific objectives were: 1) to analyze the general infrastructure of the texts, the construction and relationships between the sentence components of the argumentative sequence produced in the initial production and to identify the nature of the writing problems; 2) to analysis the thematic coherence (mechanisms of textualization) and pragmatic (enunciative mechanisms) of the texts produced in the initial production and to identify the writing problems of these textual levels. The research has an approach of qualitative interpretation, of the empirical type, carried out with a class of the 5th year of Elementary School. The methodology of the analysis of the texts is based on the methodology of evaluation of texts of the Sociodiscursivo Interacionismo, of Bronckart, and the Didactics of the Languages, of the University of Geneve. It is hoped, with this research, to make available to primary school teachers, who teach Portuguese Language, the survey of the most frequent problems in the production of the reader's letter in the initial years of Elementary Education... (Complete abstract electronic access below)