A gestão da educação a distância: da sala de aula virtual à gestão de cursos superiores em EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carniel, Fabiane
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/895
Resumo: Este estudo foi desenvolvido como requesito parcial para a obtenção do título de mestre em educação pela Universidade do Oeste Paulista. Destarte, teve como objetivo analisar as dimensões da organização e da gestão de cursos na Educação a Distância no Ensino Superior. Tal objetivo foi delineado a partir do problema de pesquisa que versava em saber quais as dimensões da organização e da gestão de cursos na Educação a Distância no Ensino Superior.O mesmo se mostra relevante pelo fato de que a Educação a Distância está figurando no cenário da Educação Superior nacional como um importante meio de acesso a tal nível de ensino, algo que pode ser facilmente constatado por meio da análise dos últimos censos do Ensino Superior. Além disso, sua relevância apoia-se ainda no fato que tal modalidade apresenta características que merecem atenção no que se refere ao processo de gestão, essas se referem, principalmente, à distância geográfica que separa seus agentes bem como pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que funcionam como meio de viabilização da referida modalidade em suas gerações mais recente, uma vez que a trajetória vem de longa data, contudo, sua expansão considerável se deu, entre outros fatores, em um período marcado pelo paradigma da sociedade da informação. Como metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa na qual se utilizou da pesquisa exploratória, descritiva e analítica. Nesse sentido, o instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com gestores de um sistema de EaD, dentre eles, tutores, coordenadores de curso e o diretor EaD. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo para qual foram desenvolvidas categorias temáticas que permitiram concluir que a gestão participativa é algo praticamente inerente à EaD considerando a quantidade de profissionais de diferentes áreas envolvidos em um sistema de Educação a Distância, além disso, foi possível, concluir ainda que o ponto de partida para tal gestão é considerar as especificidades de tal modalidade e a coesão entre o trabalho das equipes envolvidas, visto que dessa coesão resultará a qualidade do processo.
id UOES_847fae65153a5c1d1ce381062cbd129e
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/895
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling A gestão da educação a distância: da sala de aula virtual à gestão de cursos superiores em EADManagement of distance education: the virtual classroom management courses in higher EADEducação a DistânciaTecnologias de Informação e Comunicaçãoorganização e gestão educacional-Distance EducationInformation Technology and Communicationorganization and educational managementCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo foi desenvolvido como requesito parcial para a obtenção do título de mestre em educação pela Universidade do Oeste Paulista. Destarte, teve como objetivo analisar as dimensões da organização e da gestão de cursos na Educação a Distância no Ensino Superior. Tal objetivo foi delineado a partir do problema de pesquisa que versava em saber quais as dimensões da organização e da gestão de cursos na Educação a Distância no Ensino Superior.O mesmo se mostra relevante pelo fato de que a Educação a Distância está figurando no cenário da Educação Superior nacional como um importante meio de acesso a tal nível de ensino, algo que pode ser facilmente constatado por meio da análise dos últimos censos do Ensino Superior. Além disso, sua relevância apoia-se ainda no fato que tal modalidade apresenta características que merecem atenção no que se refere ao processo de gestão, essas se referem, principalmente, à distância geográfica que separa seus agentes bem como pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que funcionam como meio de viabilização da referida modalidade em suas gerações mais recente, uma vez que a trajetória vem de longa data, contudo, sua expansão considerável se deu, entre outros fatores, em um período marcado pelo paradigma da sociedade da informação. Como metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa na qual se utilizou da pesquisa exploratória, descritiva e analítica. Nesse sentido, o instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com gestores de um sistema de EaD, dentre eles, tutores, coordenadores de curso e o diretor EaD. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo para qual foram desenvolvidas categorias temáticas que permitiram concluir que a gestão participativa é algo praticamente inerente à EaD considerando a quantidade de profissionais de diferentes áreas envolvidos em um sistema de Educação a Distância, além disso, foi possível, concluir ainda que o ponto de partida para tal gestão é considerar as especificidades de tal modalidade e a coesão entre o trabalho das equipes envolvidas, visto que dessa coesão resultará a qualidade do processo.This study was developed as partial requisite for obtaining of the master s title in education from the University of West Paulista. Thus, aimed to analyze the dimensions of organization and of the management of the courses in Distance Education in Higher Education. This goal was designed from the research problem which dealt in knowing what the dimensions of organization and of the management of the courses in Distance Education in Higher Education. The same is relevant because it shows that Distance Education is figuring in the setting of national Higher Education as an important means of access to this level of education, something that can be easily verified through analysis the last census of Higher Education. Moreover, their importance also relies on the fact that this method has characteristics that require attention regarding the management process, these refer mainly to the geographical distance that separates their agents as well as the integration of Information and Communication Technologies (ICT) that function as middle of viabilization of the said method in its most recent generations, once the trajectory comes from long date, however, considerable expansion took place, among other factors, in a period marked by the paradigm of the information society. As methodology, it was decided by a qualitative approach in which was used of the research exploratory, descriptive and analytical. This sense, the instrument of data collection was semi-structured interviews conducted with managers of a system of distance education, including, tutors, course coordinators and pro-rector of the EaD. The analysis of data was performed by analyzing content for which they were developed thematic categories that showed that the participative management is something almost inherent EaD considering the amount of different professionals involved in a system of Distance Education, moreover, it was possible to conclude further that the starting point for such management is to consider the specifics of this modality and cohesion between the work of the teams involved, seeing that this cohesion will result the quality of the process.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoLuvizotto, Caroline KrausCPF:27522964873http://lattes.cnpq.br/2273673575861970Gitahy, Raquel Rosan ChristinoCPF:21301954829http://lattes.cnpq.br/2170926949956746Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti GregorioCPF:08065533833http://lattes.cnpq.br/7390573927636069Carniel, Fabiane2016-07-18T17:54:21Z2014-03-062013-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARNIEL, Fabiane. Management of distance education: the virtual classroom management courses in higher EAD. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/895porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:21Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/895Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão da educação a distância: da sala de aula virtual à gestão de cursos superiores em EAD
Management of distance education: the virtual classroom management courses in higher EAD
title A gestão da educação a distância: da sala de aula virtual à gestão de cursos superiores em EAD
spellingShingle A gestão da educação a distância: da sala de aula virtual à gestão de cursos superiores em EAD
Carniel, Fabiane
Educação a Distância
Tecnologias de Informação e Comunicação
organização e gestão educacional-
Distance Education
Information Technology and Communication
organization and educational management
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A gestão da educação a distância: da sala de aula virtual à gestão de cursos superiores em EAD
title_full A gestão da educação a distância: da sala de aula virtual à gestão de cursos superiores em EAD
title_fullStr A gestão da educação a distância: da sala de aula virtual à gestão de cursos superiores em EAD
title_full_unstemmed A gestão da educação a distância: da sala de aula virtual à gestão de cursos superiores em EAD
title_sort A gestão da educação a distância: da sala de aula virtual à gestão de cursos superiores em EAD
author Carniel, Fabiane
author_facet Carniel, Fabiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luvizotto, Caroline Kraus
CPF:27522964873
http://lattes.cnpq.br/2273673575861970
Gitahy, Raquel Rosan Christino
CPF:21301954829
http://lattes.cnpq.br/2170926949956746
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
CPF:08065533833
http://lattes.cnpq.br/7390573927636069
dc.contributor.author.fl_str_mv Carniel, Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Tecnologias de Informação e Comunicação
organização e gestão educacional-
Distance Education
Information Technology and Communication
organization and educational management
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação a Distância
Tecnologias de Informação e Comunicação
organização e gestão educacional-
Distance Education
Information Technology and Communication
organization and educational management
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo foi desenvolvido como requesito parcial para a obtenção do título de mestre em educação pela Universidade do Oeste Paulista. Destarte, teve como objetivo analisar as dimensões da organização e da gestão de cursos na Educação a Distância no Ensino Superior. Tal objetivo foi delineado a partir do problema de pesquisa que versava em saber quais as dimensões da organização e da gestão de cursos na Educação a Distância no Ensino Superior.O mesmo se mostra relevante pelo fato de que a Educação a Distância está figurando no cenário da Educação Superior nacional como um importante meio de acesso a tal nível de ensino, algo que pode ser facilmente constatado por meio da análise dos últimos censos do Ensino Superior. Além disso, sua relevância apoia-se ainda no fato que tal modalidade apresenta características que merecem atenção no que se refere ao processo de gestão, essas se referem, principalmente, à distância geográfica que separa seus agentes bem como pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que funcionam como meio de viabilização da referida modalidade em suas gerações mais recente, uma vez que a trajetória vem de longa data, contudo, sua expansão considerável se deu, entre outros fatores, em um período marcado pelo paradigma da sociedade da informação. Como metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa na qual se utilizou da pesquisa exploratória, descritiva e analítica. Nesse sentido, o instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com gestores de um sistema de EaD, dentre eles, tutores, coordenadores de curso e o diretor EaD. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo para qual foram desenvolvidas categorias temáticas que permitiram concluir que a gestão participativa é algo praticamente inerente à EaD considerando a quantidade de profissionais de diferentes áreas envolvidos em um sistema de Educação a Distância, além disso, foi possível, concluir ainda que o ponto de partida para tal gestão é considerar as especificidades de tal modalidade e a coesão entre o trabalho das equipes envolvidas, visto que dessa coesão resultará a qualidade do processo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-27
2014-03-06
2016-07-18T17:54:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARNIEL, Fabiane. Management of distance education: the virtual classroom management courses in higher EAD. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/895
identifier_str_mv CARNIEL, Fabiane. Management of distance education: the virtual classroom management courses in higher EAD. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306038960816128