Aprendizagem colaborativa na educação a distância

Bibliographic Details
Main Author: Carneiro, Diene Eire dos Santos
Publication Date: 2013
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Download full: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/894
Summary: A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 - Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Sua importância justifica-se, pois, atualmente, vive-se a sociedade da informação, envolta pelo avanço tecnológico, assim, a busca do conhecimento se tornou necessária a cada indivíduo, o que requer uma educação mais dinâmica, reflexiva e flexível. A Educação a Distância (EAD) pode ser adotada como ferramenta fundamental para capacitar e mediar a construção do conhecimento, uma vez que dispõe de recursos tecnológicos de interação, que possibilitam aprendizagem colaborativa, entre o professor e o aluno que atuam nesta modalidade; e até apresenta perfis diferentes dos que atuam na modalidade presencial. O professor da Educação a Distância precisa mediar a interação para o conhecimento reflexivo e o aluno deve estar aberto a esta construção do conhecimento. Para tanto, esta pesquisa teve o objetivo de compreender o processo de aprendizagem colaborativa na EAD, investigando a utilização de recursos de interação pelo tutor mediador e pelo aluno. Para alcançar os objetivos propostos, o método adotado foi de abordagem qualitativa, cuja realização compreendeu: observação da plataforma Moodle, coleta de postagens no fórum e entrevista semiestruturada aplicada aos sujeitos da pesquisa, composto por uma tutora mediadora e oito alunas da primeira série do curso de Licenciatura em Pedagogia. O que se pretendeu foi analisar e diagnosticar a influência pedagógica do tutor mediador na construção do conhecimento do aluno da EAD, a fim de compreender o processo de aprendizagem colaborativa nesta modalidade de ensino. Concluiu-se que o tutor mediador é de fundamental importância na mediação e estímulo à interação, a fim de que a aprendizagem colaborativa ocorra.
id UOES_71e1918d896a4b5c0ca7531842a71119
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/894
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Aprendizagem colaborativa na educação a distânciaCollaborative learning in distance educationEducação a DistânciaInteração/MediaçãoAprendizagem Colaborativa.Distance EducationInteraction/MediationCollaborative LearningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 - Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Sua importância justifica-se, pois, atualmente, vive-se a sociedade da informação, envolta pelo avanço tecnológico, assim, a busca do conhecimento se tornou necessária a cada indivíduo, o que requer uma educação mais dinâmica, reflexiva e flexível. A Educação a Distância (EAD) pode ser adotada como ferramenta fundamental para capacitar e mediar a construção do conhecimento, uma vez que dispõe de recursos tecnológicos de interação, que possibilitam aprendizagem colaborativa, entre o professor e o aluno que atuam nesta modalidade; e até apresenta perfis diferentes dos que atuam na modalidade presencial. O professor da Educação a Distância precisa mediar a interação para o conhecimento reflexivo e o aluno deve estar aberto a esta construção do conhecimento. Para tanto, esta pesquisa teve o objetivo de compreender o processo de aprendizagem colaborativa na EAD, investigando a utilização de recursos de interação pelo tutor mediador e pelo aluno. Para alcançar os objetivos propostos, o método adotado foi de abordagem qualitativa, cuja realização compreendeu: observação da plataforma Moodle, coleta de postagens no fórum e entrevista semiestruturada aplicada aos sujeitos da pesquisa, composto por uma tutora mediadora e oito alunas da primeira série do curso de Licenciatura em Pedagogia. O que se pretendeu foi analisar e diagnosticar a influência pedagógica do tutor mediador na construção do conhecimento do aluno da EAD, a fim de compreender o processo de aprendizagem colaborativa nesta modalidade de ensino. Concluiu-se que o tutor mediador é de fundamental importância na mediação e estímulo à interação, a fim de que a aprendizagem colaborativa ocorra.The actual dissertation was developed in the Masters Degree Program in Education, research line 2 - Training and Teaching Practice of the Teaching Professional at the University of West Paulista. Its importance is justified, because today we live in the information society, wrapped in the technological advancement, the pursuit of knowledge has become necessary to each individual, which requires an education more dynamic, reflective and flexible. Distance education can be adopted as an essential tool to enable and mediate the construction of knowledge, as has technological features of interaction that promote collaborative learning between teacher and student working in this mode, who should even have different profiles of working in the classroom mode. The Distance Education Professor should mediate the interaction for knowledge and reflective student to be open to this construction of knowledge. Therefore, this study aimed to understand the process of collaborative learning in distance education, investigating the use of interaction capabilities by the tutor and the student mediator. To attain the objectives proposed, the method adopted was a qualitative approach, which we performed the observation of the platform Moodle, collecting forum posts and semi-structured interviews with research subjects: A tutor mediator and eight students from the first grade of the Bachelors Degree Pedagogy. What they wanted was to analyze and diagnose each document, the influence of teaching tutor mediator in building the students knowledge of EAD in order to understand the process of collaborative learning in distance education, as well as the importance of this professional in these processes. It was concluded that it is of fundamental importance in mediating this professional interaction and stimulation so that collaborative learning occurs.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoGitahy, Raquel Rosan ChristinoCPF:21301954829http://lattes.cnpq.br/2170926949956746Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti GregorioCPF:08065533833http://lattes.cnpq.br/7390573927636069Carneiro, Diene Eire dos Santos2016-07-18T17:54:21Z2014-03-062013-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARNEIRO, Diene Eire dos Santos. Collaborative learning in distance education. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:01:14Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/894Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:01:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa na educação a distância
Collaborative learning in distance education
title Aprendizagem colaborativa na educação a distância
spellingShingle Aprendizagem colaborativa na educação a distância
Carneiro, Diene Eire dos Santos
Educação a Distância
Interação/Mediação
Aprendizagem Colaborativa.
Distance Education
Interaction/Mediation
Collaborative Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Aprendizagem colaborativa na educação a distância
title_full Aprendizagem colaborativa na educação a distância
title_fullStr Aprendizagem colaborativa na educação a distância
title_full_unstemmed Aprendizagem colaborativa na educação a distância
title_sort Aprendizagem colaborativa na educação a distância
author Carneiro, Diene Eire dos Santos
author_facet Carneiro, Diene Eire dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gitahy, Raquel Rosan Christino
CPF:21301954829
http://lattes.cnpq.br/2170926949956746
Ruiz, Adriano Rodrigues
CPF:19134428887
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
CPF:08065533833
http://lattes.cnpq.br/7390573927636069
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Diene Eire dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Interação/Mediação
Aprendizagem Colaborativa.
Distance Education
Interaction/Mediation
Collaborative Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação a Distância
Interação/Mediação
Aprendizagem Colaborativa.
Distance Education
Interaction/Mediation
Collaborative Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 - Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Sua importância justifica-se, pois, atualmente, vive-se a sociedade da informação, envolta pelo avanço tecnológico, assim, a busca do conhecimento se tornou necessária a cada indivíduo, o que requer uma educação mais dinâmica, reflexiva e flexível. A Educação a Distância (EAD) pode ser adotada como ferramenta fundamental para capacitar e mediar a construção do conhecimento, uma vez que dispõe de recursos tecnológicos de interação, que possibilitam aprendizagem colaborativa, entre o professor e o aluno que atuam nesta modalidade; e até apresenta perfis diferentes dos que atuam na modalidade presencial. O professor da Educação a Distância precisa mediar a interação para o conhecimento reflexivo e o aluno deve estar aberto a esta construção do conhecimento. Para tanto, esta pesquisa teve o objetivo de compreender o processo de aprendizagem colaborativa na EAD, investigando a utilização de recursos de interação pelo tutor mediador e pelo aluno. Para alcançar os objetivos propostos, o método adotado foi de abordagem qualitativa, cuja realização compreendeu: observação da plataforma Moodle, coleta de postagens no fórum e entrevista semiestruturada aplicada aos sujeitos da pesquisa, composto por uma tutora mediadora e oito alunas da primeira série do curso de Licenciatura em Pedagogia. O que se pretendeu foi analisar e diagnosticar a influência pedagógica do tutor mediador na construção do conhecimento do aluno da EAD, a fim de compreender o processo de aprendizagem colaborativa nesta modalidade de ensino. Concluiu-se que o tutor mediador é de fundamental importância na mediação e estímulo à interação, a fim de que a aprendizagem colaborativa ocorra.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-19
2014-03-06
2016-07-18T17:54:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARNEIRO, Diene Eire dos Santos. Collaborative learning in distance education. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/894
identifier_str_mv CARNEIRO, Diene Eire dos Santos. Collaborative learning in distance education. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306038957670400