A implantação do programa “São Paulo Faz Escola” e as implicações na organização do trabalho escolar na educação do campo

Bibliographic Details
Main Author: Soares, Mariana Padovan Farah
Publication Date: 2018
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Download full: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1093
Summary: O presente estudo pertence à linha de pesquisa: políticas públicas, práticas educativas e diversidade, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista – Unoeste. A elaboração da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, intitulada “São Paulo Faz Escola”, ocorre no contexto da reforma educacional alinhada aos pressupostos neoliberais implementados no Brasil, a partir de meados dos anos de 1990. O referido programa faz parte de um conjunto de medidas adotadas para a educação básica, que altera o cotidiano das escolas públicas, desde o ano de 2008, elegendo como foco a implementação de um currículo unificado para todas as escolas estaduais do Estado de São Paulo, inclusive para as escolas do campo. A pesquisa tem como objetivo analisar as contradições da implantação do currículo “São Paulo Faz Escola” e a repercussão na organização do trabalho escolar, em uma escola do campo, na região do Pontal do Paranapanema. Tendo em vista a abordagem de investigação adotada e o objetivo precípuo do estudo proposto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica, em uma escola pública do campo, em município do interior do Estado de São Paulo. Constatou-se que a fragmentação do processo de trabalho docente ocorreu por meio da introdução de materiais padronizados e do currículo único para todas as escolas públicas, inclusive as localizadas no campo. Como consequência da remodelação na organização do trabalho escolar, tem-se a restrição da autonomia escolar e do docente, sobretudo a desconsideração das especificidades dos sujeitos que vivem do/no campo. Não há exigência para que o professor tenha conhecimento aprofundado e específico acerca da realidade do campo, apenas é necessário o saber relacionado à área de conhecimento e manusear o material. Somados a esses fatores, há o controle do tempo de trabalho docente e a ausência da participação dos profissionais da educação e da comunidade escolar na elaboração do currículo e nas decisões fundamentais sobre rumo da escola. Desse modo, os docentes veem-se desvinculados de seu importante papel de idealizadores do seu próprio trabalho, tornando-se meros executores de algo pronto e determinado externamente.
id UOES_edf0896afa58b015c409a45811c3c7f9
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1093
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling A implantação do programa “São Paulo Faz Escola” e as implicações na organização do trabalho escolar na educação do campoThe implementation of the São Paulo program makes school and the implications in the organization of school work in the field educationEducação do campoCurrículoPrograma São Paulo Faz EscolaOrganização do trabalho.Field Education.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo pertence à linha de pesquisa: políticas públicas, práticas educativas e diversidade, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista – Unoeste. A elaboração da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, intitulada “São Paulo Faz Escola”, ocorre no contexto da reforma educacional alinhada aos pressupostos neoliberais implementados no Brasil, a partir de meados dos anos de 1990. O referido programa faz parte de um conjunto de medidas adotadas para a educação básica, que altera o cotidiano das escolas públicas, desde o ano de 2008, elegendo como foco a implementação de um currículo unificado para todas as escolas estaduais do Estado de São Paulo, inclusive para as escolas do campo. A pesquisa tem como objetivo analisar as contradições da implantação do currículo “São Paulo Faz Escola” e a repercussão na organização do trabalho escolar, em uma escola do campo, na região do Pontal do Paranapanema. Tendo em vista a abordagem de investigação adotada e o objetivo precípuo do estudo proposto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica, em uma escola pública do campo, em município do interior do Estado de São Paulo. Constatou-se que a fragmentação do processo de trabalho docente ocorreu por meio da introdução de materiais padronizados e do currículo único para todas as escolas públicas, inclusive as localizadas no campo. Como consequência da remodelação na organização do trabalho escolar, tem-se a restrição da autonomia escolar e do docente, sobretudo a desconsideração das especificidades dos sujeitos que vivem do/no campo. Não há exigência para que o professor tenha conhecimento aprofundado e específico acerca da realidade do campo, apenas é necessário o saber relacionado à área de conhecimento e manusear o material. Somados a esses fatores, há o controle do tempo de trabalho docente e a ausência da participação dos profissionais da educação e da comunidade escolar na elaboração do currículo e nas decisões fundamentais sobre rumo da escola. Desse modo, os docentes veem-se desvinculados de seu importante papel de idealizadores do seu próprio trabalho, tornando-se meros executores de algo pronto e determinado externamente.The present study belongs to the line of research: public policies, educational practices and diversity, of the Graduate Program in Education of the Universidade do Oeste Paulista - Unoeste. The elaboration of the Curricular Proposal of the State of São Paulo, entitled "São Paulo Faz Escola", takes place in the context of educational reform aligned with the neoliberal assumptions implemented in Brazil, beginning in the mid-1990s. of measures adopted for basic education, which changes the daily life of public schools, since 2008, focusing on the implementation of a unified curriculum for all state schools in the State of São Paulo, including for rural schools. The research aims to analyze the contradictions of the implementation of the "São Paulo Faz Escola" curriculum and the repercussion in the organization of school work in a rural school in the Pontal do Paranapanema region. In view of the research approach adopted and the main objective of the proposed study, it is a bibliographical, documentary and empirical research in a rural public school, in the interior of the State of São Paulo. It was found that the fragmentation of the teaching work process occurred through the introduction of standardized materials and the single curriculum for all public schools, including those located in the field. As a consequence of the remodeling in the organization of school work, there is the restriction of the school autonomy and the teacher, especially the disregard of the specificities of the subjects living in the field. There is no requirement for the teacher to have in-depth and specific knowledge about the reality of the field, it is only necessary knowledge related to the area of knowledge and handling the material. In addition to these factors, there is control of teaching time and the absence of participation of education professionals and the school community in curriculum development and in the fundamental decisions about the direction of the school. In this way, teachers find themselves detached from their important role as idealizers of their own work, becoming mere executors of something ready and externally determinedUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoAlaniz, Érika Porcelihttp://lattes.cnpq.br/6828027491772575di Giorgi, Cristiano Amaral Garbogginihttp://lattes.cnpq.br/7340016437698240Dal Ri, Neusa Mariahttp://lattes.cnpq.br/0079401220807071Soares, Mariana Padovan Farah2018-09-12T19:53:17Z2018-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Mariana Padovan Farah. A implantação do programa “São Paulo Faz Escola” e as implicações na organização do trabalho escolar na educação do campo. 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1093porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2018-09-13T04:00:10Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1093Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2018-09-13T04:00:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A implantação do programa “São Paulo Faz Escola” e as implicações na organização do trabalho escolar na educação do campo
The implementation of the São Paulo program makes school and the implications in the organization of school work in the field education
title A implantação do programa “São Paulo Faz Escola” e as implicações na organização do trabalho escolar na educação do campo
spellingShingle A implantação do programa “São Paulo Faz Escola” e as implicações na organização do trabalho escolar na educação do campo
Soares, Mariana Padovan Farah
Educação do campo
Currículo
Programa São Paulo Faz Escola
Organização do trabalho.
Field Education.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A implantação do programa “São Paulo Faz Escola” e as implicações na organização do trabalho escolar na educação do campo
title_full A implantação do programa “São Paulo Faz Escola” e as implicações na organização do trabalho escolar na educação do campo
title_fullStr A implantação do programa “São Paulo Faz Escola” e as implicações na organização do trabalho escolar na educação do campo
title_full_unstemmed A implantação do programa “São Paulo Faz Escola” e as implicações na organização do trabalho escolar na educação do campo
title_sort A implantação do programa “São Paulo Faz Escola” e as implicações na organização do trabalho escolar na educação do campo
author Soares, Mariana Padovan Farah
author_facet Soares, Mariana Padovan Farah
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alaniz, Érika Porceli
http://lattes.cnpq.br/6828027491772575
di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
http://lattes.cnpq.br/7340016437698240
Dal Ri, Neusa Maria
http://lattes.cnpq.br/0079401220807071
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Mariana Padovan Farah
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Currículo
Programa São Paulo Faz Escola
Organização do trabalho.
Field Education.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação do campo
Currículo
Programa São Paulo Faz Escola
Organização do trabalho.
Field Education.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo pertence à linha de pesquisa: políticas públicas, práticas educativas e diversidade, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista – Unoeste. A elaboração da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, intitulada “São Paulo Faz Escola”, ocorre no contexto da reforma educacional alinhada aos pressupostos neoliberais implementados no Brasil, a partir de meados dos anos de 1990. O referido programa faz parte de um conjunto de medidas adotadas para a educação básica, que altera o cotidiano das escolas públicas, desde o ano de 2008, elegendo como foco a implementação de um currículo unificado para todas as escolas estaduais do Estado de São Paulo, inclusive para as escolas do campo. A pesquisa tem como objetivo analisar as contradições da implantação do currículo “São Paulo Faz Escola” e a repercussão na organização do trabalho escolar, em uma escola do campo, na região do Pontal do Paranapanema. Tendo em vista a abordagem de investigação adotada e o objetivo precípuo do estudo proposto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica, em uma escola pública do campo, em município do interior do Estado de São Paulo. Constatou-se que a fragmentação do processo de trabalho docente ocorreu por meio da introdução de materiais padronizados e do currículo único para todas as escolas públicas, inclusive as localizadas no campo. Como consequência da remodelação na organização do trabalho escolar, tem-se a restrição da autonomia escolar e do docente, sobretudo a desconsideração das especificidades dos sujeitos que vivem do/no campo. Não há exigência para que o professor tenha conhecimento aprofundado e específico acerca da realidade do campo, apenas é necessário o saber relacionado à área de conhecimento e manusear o material. Somados a esses fatores, há o controle do tempo de trabalho docente e a ausência da participação dos profissionais da educação e da comunidade escolar na elaboração do currículo e nas decisões fundamentais sobre rumo da escola. Desse modo, os docentes veem-se desvinculados de seu importante papel de idealizadores do seu próprio trabalho, tornando-se meros executores de algo pronto e determinado externamente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12T19:53:17Z
2018-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Mariana Padovan Farah. A implantação do programa “São Paulo Faz Escola” e as implicações na organização do trabalho escolar na educação do campo. 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1093
identifier_str_mv SOARES, Mariana Padovan Farah. A implantação do programa “São Paulo Faz Escola” e as implicações na organização do trabalho escolar na educação do campo. 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306039870980096