Competências dos tutores para atuação em programas de educação a distância mediados pela internet : o caso do curso de graduação em administração da EA/UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Mario Cesar dos Santos de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29974
Resumo: O presente estudo tem por objetivo principal a identificação e caracterização das competências fundamentais requeridas ao tutor para atuar em programas de educação a distância mediados pela internet, utilizando o caso do curso de graduação em Administração, modalidade a distância, da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A motivação para a realização deste estudo surgiu das dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino superior em capacitar profissionais para atuar como tutores em cursos on-line, dada a velocidade com que a modalidade a distância vem crescendo no Brasil, e a própria necessidade de identificar quais recursos são fundamentais para o trabalho dos tutores. Neste contexto, a pesquisa parte de um referencial teórico sustentado pelas seguintes temáticas: educação a distância e competências, com ênfase nas contribuições de Zarifian (2001) – noções de competência, evento, comunicação e serviço – e Le Boterf (1999) – conceitos de competência e recursos. A partir de tais conceitos obtidos durante o estudo bibliográfico, foi elaborada a pesquisa exploratória, composta de uma etapa de coleta de dados e de análise do caso do curso de graduação em Administração, modalidade a distância, da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na etapa de coleta de dados, foram realizadas entrevistas com 13 tutores, 03 coordenadores de pólo, 02 gestores e 05 alunos e foram analisados documentos do curso. Durante a execução do estudo, o pesquisador atuou como Coordenador de Tutoria do curso em questão, sendo, então, um observador participante. Após a triangulação dos dados e retorno ao referencial teórico, iniciou-se a etapa de análise. Os documentos foram analisados por análise documental e as entrevistas por análise de conteúdo. Ao final da análise, os resultados obtidos foram duas competências fundamentais: atendimento aos alunos e interação com a equipe de EAD para trocas de informações, conhecimentos e inovações, além de um conjunto de recursos: pessoais, de conhecimentos e de habilidades, que são os elementos que possibilitam aos tutores agir com competência nos cursos de EAD mediados pela internet.
id URGS_6bd55e9769efd25ea35c0ce543fd4797
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29974
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Carvalho, Mario Cesar dos Santos deScheffer, Angela Beatriz Busato2011-07-13T06:00:36Z2009http://hdl.handle.net/10183/29974000780002O presente estudo tem por objetivo principal a identificação e caracterização das competências fundamentais requeridas ao tutor para atuar em programas de educação a distância mediados pela internet, utilizando o caso do curso de graduação em Administração, modalidade a distância, da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A motivação para a realização deste estudo surgiu das dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino superior em capacitar profissionais para atuar como tutores em cursos on-line, dada a velocidade com que a modalidade a distância vem crescendo no Brasil, e a própria necessidade de identificar quais recursos são fundamentais para o trabalho dos tutores. Neste contexto, a pesquisa parte de um referencial teórico sustentado pelas seguintes temáticas: educação a distância e competências, com ênfase nas contribuições de Zarifian (2001) – noções de competência, evento, comunicação e serviço – e Le Boterf (1999) – conceitos de competência e recursos. A partir de tais conceitos obtidos durante o estudo bibliográfico, foi elaborada a pesquisa exploratória, composta de uma etapa de coleta de dados e de análise do caso do curso de graduação em Administração, modalidade a distância, da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na etapa de coleta de dados, foram realizadas entrevistas com 13 tutores, 03 coordenadores de pólo, 02 gestores e 05 alunos e foram analisados documentos do curso. Durante a execução do estudo, o pesquisador atuou como Coordenador de Tutoria do curso em questão, sendo, então, um observador participante. Após a triangulação dos dados e retorno ao referencial teórico, iniciou-se a etapa de análise. Os documentos foram analisados por análise documental e as entrevistas por análise de conteúdo. Ao final da análise, os resultados obtidos foram duas competências fundamentais: atendimento aos alunos e interação com a equipe de EAD para trocas de informações, conhecimentos e inovações, além de um conjunto de recursos: pessoais, de conhecimentos e de habilidades, que são os elementos que possibilitam aos tutores agir com competência nos cursos de EAD mediados pela internet.The present study aims to identify and characterize the fundamental competences required to the online tutors for working in internet based distance education programs. The case study was done on the undergraduate management course at the Management School of Federal University of Rio Grande do Sul. The motivation for this study emerged from the difficulties faced by universities on training teachers to work as online tutors, considering the huge growth distance education programs in Brazil and the intrinsic need for identifying which are the fundamental resources for the online tutors job. Within this context, this research initiates based on a theoretical frame of reference supported by the following topics: distance education and competences, emphasizing the studies of Zarifian (2001) – notion of competence, event, communication and service – and Le Boterf (1999) – concepts of competence and resources. Initiating from these concepts gathered during the literature review, an exploratory research was developed, including a stage of collects of data and an analysis of the undergraduate management course at the Management School of Federal University of Rio Grande do Sul. Documents and interviews with 13 online tutors, 03 class coordinators, 02 managers and 05 students were analyzed. During the present study, the author worked as an online tutor coordinator on the case study course, characterizing himself as a participant-observer. After the triangulation and the return to the theoretical frame, the analysis was initiated. The documents were analyzed by documental analysis and the interviews by content analysis. As results, two fundamental competences were obtained: students attendance and interaction with distance education program colleagues for information, knowledge and innovation exchanges. It was also obtained a group of personal, knowledge and skills resources which able online tutors to act with competence on internet based distance education programs.application/pdfporEducação a distância (EaD)CompetênciasTutoria à distânciaCompetencesResourcesDistance educationOnline tutorCompetências dos tutores para atuação em programas de educação a distância mediados pela internet : o caso do curso de graduação em administração da EA/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000780002.pdf.txt000780002.pdf.txtExtracted Texttext/plain240450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29974/2/000780002.pdf.txt1ffb009719bc17f8d97d1e92db3ed917MD52ORIGINAL000780002.pdf000780002.pdfTexto completoapplication/pdf995860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29974/1/000780002.pdff98c22961045902387e80046cbace8f4MD5110183/299742018-04-22 02:37:51.470987oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29974Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-04-22T05:37:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências dos tutores para atuação em programas de educação a distância mediados pela internet : o caso do curso de graduação em administração da EA/UFRGS
title Competências dos tutores para atuação em programas de educação a distância mediados pela internet : o caso do curso de graduação em administração da EA/UFRGS
spellingShingle Competências dos tutores para atuação em programas de educação a distância mediados pela internet : o caso do curso de graduação em administração da EA/UFRGS
Carvalho, Mario Cesar dos Santos de
Educação a distância (EaD)
Competências
Tutoria à distância
Competences
Resources
Distance education
Online tutor
title_short Competências dos tutores para atuação em programas de educação a distância mediados pela internet : o caso do curso de graduação em administração da EA/UFRGS
title_full Competências dos tutores para atuação em programas de educação a distância mediados pela internet : o caso do curso de graduação em administração da EA/UFRGS
title_fullStr Competências dos tutores para atuação em programas de educação a distância mediados pela internet : o caso do curso de graduação em administração da EA/UFRGS
title_full_unstemmed Competências dos tutores para atuação em programas de educação a distância mediados pela internet : o caso do curso de graduação em administração da EA/UFRGS
title_sort Competências dos tutores para atuação em programas de educação a distância mediados pela internet : o caso do curso de graduação em administração da EA/UFRGS
author Carvalho, Mario Cesar dos Santos de
author_facet Carvalho, Mario Cesar dos Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Mario Cesar dos Santos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scheffer, Angela Beatriz Busato
contributor_str_mv Scheffer, Angela Beatriz Busato
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância (EaD)
Competências
Tutoria à distância
topic Educação a distância (EaD)
Competências
Tutoria à distância
Competences
Resources
Distance education
Online tutor
dc.subject.eng.fl_str_mv Competences
Resources
Distance education
Online tutor
description O presente estudo tem por objetivo principal a identificação e caracterização das competências fundamentais requeridas ao tutor para atuar em programas de educação a distância mediados pela internet, utilizando o caso do curso de graduação em Administração, modalidade a distância, da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A motivação para a realização deste estudo surgiu das dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino superior em capacitar profissionais para atuar como tutores em cursos on-line, dada a velocidade com que a modalidade a distância vem crescendo no Brasil, e a própria necessidade de identificar quais recursos são fundamentais para o trabalho dos tutores. Neste contexto, a pesquisa parte de um referencial teórico sustentado pelas seguintes temáticas: educação a distância e competências, com ênfase nas contribuições de Zarifian (2001) – noções de competência, evento, comunicação e serviço – e Le Boterf (1999) – conceitos de competência e recursos. A partir de tais conceitos obtidos durante o estudo bibliográfico, foi elaborada a pesquisa exploratória, composta de uma etapa de coleta de dados e de análise do caso do curso de graduação em Administração, modalidade a distância, da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na etapa de coleta de dados, foram realizadas entrevistas com 13 tutores, 03 coordenadores de pólo, 02 gestores e 05 alunos e foram analisados documentos do curso. Durante a execução do estudo, o pesquisador atuou como Coordenador de Tutoria do curso em questão, sendo, então, um observador participante. Após a triangulação dos dados e retorno ao referencial teórico, iniciou-se a etapa de análise. Os documentos foram analisados por análise documental e as entrevistas por análise de conteúdo. Ao final da análise, os resultados obtidos foram duas competências fundamentais: atendimento aos alunos e interação com a equipe de EAD para trocas de informações, conhecimentos e inovações, além de um conjunto de recursos: pessoais, de conhecimentos e de habilidades, que são os elementos que possibilitam aos tutores agir com competência nos cursos de EAD mediados pela internet.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-07-13T06:00:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29974
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000780002
url http://hdl.handle.net/10183/29974
identifier_str_mv 000780002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29974/2/000780002.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29974/1/000780002.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ffb009719bc17f8d97d1e92db3ed917
f98c22961045902387e80046cbace8f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1791083002113032192