Sofrimento e prazer no trabalho docente em escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Czekster, Michele Dorneles Valent
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10623
Resumo: Este estudo multidisciplinar aborda conteúdos de gestão pública da educação, gerenciamento das organizações com ênfase no modelo burocrático e saúde ocupacional, nas vertentes da psicanálise e da psicodinâmica do trabalho referentes à realidade da atividade docente em uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Para tanto, partiu do questionamento “Quais elementos, na organização do trabalho docente em escola pública, são capazes de produzir sofrimento ou prazer?” Empregando procedimentos de pesquisa-ação, o estudo teve como objetivo formalizar a demanda do coletivo de professores por uma estratégia de ação conjunta que seja capaz de elaborar o sofrimento gerado pela organização do trabalho. Trata-se de uma pesquisa social-empírica, aplicada, de natureza descritiva, que agrega procedimentos de investigação próprios da pesquisa-ação diagnóstica. A técnica empregada foi a entrevista em profundidade, com tratamento qualitativo dos dados: análise de conteúdo categorial-temática e de enunciação, com ênfase na identificação de mecanismos de defesa. As três categorias do estudo – Relações com a clientela, Condições de trabalho e Condições subjetivas do professor responderam à questão de pesquisa. O estudo permitiu concluir que há fatores de sofrimento no trabalho docente, em especial no que diz respeito às relações com a clientela e com a estrutura burocrática de ensino. Fatores de prazer foram identificados no âmbito micro-escolar. A intervenção possibilitou a elaboração do sofrimento e a formulação de uma demanda por ações voltadas a amenizá-lo.
id URGS_3912475227d2993ddf4a4440eea85776
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10623
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Czekster, Michele Dorneles ValentMazzilli, Claudio Pinho2007-09-07T05:09:41Z2007http://hdl.handle.net/10183/10623000599712Este estudo multidisciplinar aborda conteúdos de gestão pública da educação, gerenciamento das organizações com ênfase no modelo burocrático e saúde ocupacional, nas vertentes da psicanálise e da psicodinâmica do trabalho referentes à realidade da atividade docente em uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Para tanto, partiu do questionamento “Quais elementos, na organização do trabalho docente em escola pública, são capazes de produzir sofrimento ou prazer?” Empregando procedimentos de pesquisa-ação, o estudo teve como objetivo formalizar a demanda do coletivo de professores por uma estratégia de ação conjunta que seja capaz de elaborar o sofrimento gerado pela organização do trabalho. Trata-se de uma pesquisa social-empírica, aplicada, de natureza descritiva, que agrega procedimentos de investigação próprios da pesquisa-ação diagnóstica. A técnica empregada foi a entrevista em profundidade, com tratamento qualitativo dos dados: análise de conteúdo categorial-temática e de enunciação, com ênfase na identificação de mecanismos de defesa. As três categorias do estudo – Relações com a clientela, Condições de trabalho e Condições subjetivas do professor responderam à questão de pesquisa. O estudo permitiu concluir que há fatores de sofrimento no trabalho docente, em especial no que diz respeito às relações com a clientela e com a estrutura burocrática de ensino. Fatores de prazer foram identificados no âmbito micro-escolar. A intervenção possibilitou a elaboração do sofrimento e a formulação de uma demanda por ações voltadas a amenizá-lo.This multidisciplinary study approaches the management of public education, bureaucracy and organizational theories and occupational health, in its two parallel trends, psychoanalysis and 'psychodynamics of work' applied to teaching in a countryside public school in Rio Grande do Sul, Brazil. The research question was: “Which are the elements of work organization capable of causing pleasure or suffering in public teaching”? Action research techniques helped this study to aim at the formulation of a general statement, coming from all the teachers, a claim for enabling strategies to perceive and understand workplace suffering. This was an empirical social research, combined to diagnostic action research procedures. The chosen technique was indepth interviewing, qualitative analysis and content analysis, including that of most commonly found psychoanalytic defense mechanisms. The three content categories – teacher/client relationship, work conditions and teacher subjectivity fulfilled the research question. It was possible to state that there are circumstances of suffering in teaching, specially when it concerns client-teacher relationship, and interactions with bureaucratic structures of public education. Pleasure was found inside the school. The procedures allowed understanding suffering and the making of a statement asking for actions to control it.application/pdfporPsicodinâmica do trabalhoTrabalho : Condições de trabalhoSubjetividade e trabalhoSofrimento e prazer : TrabalhoPsicopatologia do trabalhoAdministração de recursos humanosSofrimento e prazer no trabalho docente em escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000599712.pdf000599712.pdfTexto completoapplication/pdf706840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10623/1/000599712.pdf03a76cc32a5f96443e5052c1b22a4ab9MD51TEXT000599712.pdf.txt000599712.pdf.txtExtracted Texttext/plain340577http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10623/2/000599712.pdf.txt98ebc1bc922064860479846fe7b63bf9MD52THUMBNAIL000599712.pdf.jpg000599712.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10623/3/000599712.pdf.jpg24a2eba2f2ec9cd5fda7db506f20bc77MD5310183/106232018-10-09 09:07:09.749oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10623Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:07:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sofrimento e prazer no trabalho docente em escola pública
title Sofrimento e prazer no trabalho docente em escola pública
spellingShingle Sofrimento e prazer no trabalho docente em escola pública
Czekster, Michele Dorneles Valent
Psicodinâmica do trabalho
Trabalho : Condições de trabalho
Subjetividade e trabalho
Sofrimento e prazer : Trabalho
Psicopatologia do trabalho
Administração de recursos humanos
title_short Sofrimento e prazer no trabalho docente em escola pública
title_full Sofrimento e prazer no trabalho docente em escola pública
title_fullStr Sofrimento e prazer no trabalho docente em escola pública
title_full_unstemmed Sofrimento e prazer no trabalho docente em escola pública
title_sort Sofrimento e prazer no trabalho docente em escola pública
author Czekster, Michele Dorneles Valent
author_facet Czekster, Michele Dorneles Valent
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Czekster, Michele Dorneles Valent
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mazzilli, Claudio Pinho
contributor_str_mv Mazzilli, Claudio Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Psicodinâmica do trabalho
Trabalho : Condições de trabalho
Subjetividade e trabalho
Sofrimento e prazer : Trabalho
Psicopatologia do trabalho
Administração de recursos humanos
topic Psicodinâmica do trabalho
Trabalho : Condições de trabalho
Subjetividade e trabalho
Sofrimento e prazer : Trabalho
Psicopatologia do trabalho
Administração de recursos humanos
description Este estudo multidisciplinar aborda conteúdos de gestão pública da educação, gerenciamento das organizações com ênfase no modelo burocrático e saúde ocupacional, nas vertentes da psicanálise e da psicodinâmica do trabalho referentes à realidade da atividade docente em uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Para tanto, partiu do questionamento “Quais elementos, na organização do trabalho docente em escola pública, são capazes de produzir sofrimento ou prazer?” Empregando procedimentos de pesquisa-ação, o estudo teve como objetivo formalizar a demanda do coletivo de professores por uma estratégia de ação conjunta que seja capaz de elaborar o sofrimento gerado pela organização do trabalho. Trata-se de uma pesquisa social-empírica, aplicada, de natureza descritiva, que agrega procedimentos de investigação próprios da pesquisa-ação diagnóstica. A técnica empregada foi a entrevista em profundidade, com tratamento qualitativo dos dados: análise de conteúdo categorial-temática e de enunciação, com ênfase na identificação de mecanismos de defesa. As três categorias do estudo – Relações com a clientela, Condições de trabalho e Condições subjetivas do professor responderam à questão de pesquisa. O estudo permitiu concluir que há fatores de sofrimento no trabalho docente, em especial no que diz respeito às relações com a clientela e com a estrutura burocrática de ensino. Fatores de prazer foram identificados no âmbito micro-escolar. A intervenção possibilitou a elaboração do sofrimento e a formulação de uma demanda por ações voltadas a amenizá-lo.
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-09-07T05:09:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/10623
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000599712
url http://hdl.handle.net/10183/10623
identifier_str_mv 000599712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10623/1/000599712.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10623/2/000599712.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10623/3/000599712.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 03a76cc32a5f96443e5052c1b22a4ab9
98ebc1bc922064860479846fe7b63bf9
24a2eba2f2ec9cd5fda7db506f20bc77
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064487301283840