A formação de oficiais e as operações conjuntas : comparações com o caso britânico e os desafios brasileiros de gestão em defesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Tamiris Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172443
Resumo: A presente tese em por objetivo ilustrar como se dá o modelo conjunto - uma estrutura que compreende institucionalização, educação militar conjunta, assim como operações conjuntas, de modo a engajar as três forças singulares – por meio de uma abordagem híbrida, composta tanto pela discussão teórica e empírica quanto pela possibilidade de aplicação. Tomando por exemplo o caso britânico, o qual apresenta pioneirismo especialmente na educação militar conjunta, a construção da abordagem utilizada na presente tese perpassa por uma revisão compreensiva das abordagens sobre mudança organizacional e inovação militar, buscando demonstrar os limites das abordagens lineares e propondo uma abordagem sistêmica, demonstrando seu potencial de análise na visualização do processo de jointery e do modelo conjunto per se. Neste sentido, a teoria complexa e a estrutura de fractais são apresentadas como alternativa e, por meio de estudo de caso e process-tracing, buscou-se iluminar os parâmetros gerais para o estabelecimento do modelo conjunto dentro do espectro da Gestão de Defesa, tendo como produto um mecanismo de diagnóstico dos desafios nesta seara aplicável ao caso brasileiro. A tese de divide em cinco capítulos, os quais podem ser separados em ambientação, estudo de caso e aplicação da abordagem teórica inferida. Na ambientação, apresentam-se os antecedentes das operações conjuntas em termos de emprego, formação e suas respectivas intermitências, além de um quadro analítico prévio a respeito do Brasil em termos geopolíticos e de prospecção. No estudo de caso, aprofundam-se as análises acerca do caso britânico e dos fundamentos do jointery em sua raiz institucional, conduzindo às forças motrizes do processo e aos parâmetros gerais. Por fim, aplica-se o quadro diagnóstico ao caso brasileiro em termos de inferência de lições a serem aprendidas no recente laboratório de experiências instaurado nesta seara e, especialmente, como meio de condução ao princípio apregoado para esta modalidade de operações, o da interoperabilidade, demonstrando os desafios de gestão que se apresentam para este objetivo. Logo, visando agregar ao debate corrente de Estudos Estratégicos Internacionais e de Estudos de Segurança e Defesa uma perspectiva diferenciada em termos de abordagem teórica e análise ao elencar uma abordagem híbrida visando diagnosticar os desafios de gestão correntes e propondo uma agenda de pesquisas para as operações conjuntas no Brasil, questão recente e passível de amplo debate.
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Neste sentido, a teoria complexa e a estrutura de fractais são apresentadas como alternativa e, por meio de estudo de caso e process-tracing, buscou-se iluminar os parâmetros gerais para o estabelecimento do modelo conjunto dentro do espectro da Gestão de Defesa, tendo como produto um mecanismo de diagnóstico dos desafios nesta seara aplicável ao caso brasileiro. A tese de divide em cinco capítulos, os quais podem ser separados em ambientação, estudo de caso e aplicação da abordagem teórica inferida. Na ambientação, apresentam-se os antecedentes das operações conjuntas em termos de emprego, formação e suas respectivas intermitências, além de um quadro analítico prévio a respeito do Brasil em termos geopolíticos e de prospecção. No estudo de caso, aprofundam-se as análises acerca do caso britânico e dos fundamentos do jointery em sua raiz institucional, conduzindo às forças motrizes do processo e aos parâmetros gerais. Por fim, aplica-se o quadro diagnóstico ao caso brasileiro em termos de inferência de lições a serem aprendidas no recente laboratório de experiências instaurado nesta seara e, especialmente, como meio de condução ao princípio apregoado para esta modalidade de operações, o da interoperabilidade, demonstrando os desafios de gestão que se apresentam para este objetivo. Logo, visando agregar ao debate corrente de Estudos Estratégicos Internacionais e de Estudos de Segurança e Defesa uma perspectiva diferenciada em termos de abordagem teórica e análise ao elencar uma abordagem híbrida visando diagnosticar os desafios de gestão correntes e propondo uma agenda de pesquisas para as operações conjuntas no Brasil, questão recente e passível de amplo debate.This thesis aims to offer illustrations about the joint model - a structure which abridges institutionalisation, joint military education, as well as joint operations, engaging all the single services – by means of a hybrid approach composed by the theoretical and empirical discussions as well as applicability. Taking the British case for study due to its pioneering spirit, particularly concerning joint professional military education, the approach built in this thesis includes a comprehensive review of organizational change and military innovation approaches aiming to demonstrate the limits of the linear approaches while proposing a systemic one, presenting its analysis potential to observe the jointery process and the joint model as a whole. In this sense, the complexity theory and the fractals structure posit as an alternative, as it was aimed to enlighten the ground parameters for the establishment of a joint model through case study and process-tracing within the scope of Defence Management. The product was a diagnosis mechanism capable to check the challenges in this area concerning the Brazilian case. This thesis was divided in five chapters, which by their turn can be separated in ambiance, case study and application of the inferred approach. The background of the joint operations regarding deployment, education and their intermittences are presented in the ambiance, besides a brief analytical framework presenting Brazil by means of geopolitical and prospective analyses. The analyses regarding United Kingdom and the institutional grounds of the jointery process are presented as the case study, also including the driving forces of the process and the ground parameters as well. As a final part, a diagnostic framework inferred from the proposed approach is applied to the Brazilian case. It was determined upon the case study and the process tracing, presenting lessons to be learned within the recent experiences lab installed in joint operations area, particularly regarding the much-vaunted principle of interoperability as management challenges are posited to reach such objective. Therefore, the present thesis aims to gather a different perspective to the current debate of International Strategic Studies and of Defence and Security Studies in Brazil by offering a hybrid approach aiming to present the current management challenges in the search of a joint model as well as proposing a research agenda for the joint operations in Brazil, a recent issue capable to instigate a broad discussion.application/pdfporRelações internacionaisForças armadasMudança organizacionalDefesa nacionalEstudo de casoBrasilReino UnidoBrazilInteroperabilityDefence managementJoint operationsUnited KingdomA formação de oficiais e as operações conjuntas : comparações com o caso britânico e os desafios brasileiros de gestão em defesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos InternacionaisPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001052869.pdf001052869.pdfTexto completoapplication/pdf7431571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172443/1/001052869.pdfbc9fc14b4345b6270cb90210267afb3bMD51TEXT001052869.pdf.txt001052869.pdf.txtExtracted Texttext/plain833021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172443/2/001052869.pdf.txt9fd3ffab459fe3a16c557ea91328f9a2MD52THUMBNAIL001052869.pdf.jpg001052869.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172443/3/001052869.pdf.jpg5f137ce4e4db3ae475a39e351f6f71caMD5310183/1724432018-10-25 10:07:34.625oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172443Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T13:07:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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