Estratégias de governamento sobre sujeitos com deficiência em programas da mídia televisiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Alice Sonaglio de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198523
Resumo: A presente dissertação tem como tema os discursos midiáticos sobre as pessoas com deficiência. Escolhi esse tema a partir da percepção da constante participação das pessoas com deficiência em programas de TV. Isso me inquietou com relação à forma como tal participação vinha ocorrendo, pois observei que os discursos midiáticos buscam mostrar as pessoas com deficiência com dificuldades e conquistas semelhantes às de quaisquer pessoas. Assim, acabam aproximando-as da normalidade, tentando gerar uma familiarização de sua presença e circulação na sociedade. A partir disso, o problema de pesquisa foi: como operam as estratégias de governamento ético e político nos programas Encontro com Fátima Bernardes e Esporte Espetacular quando tratam das pessoas com deficiência? E, o objetivo geral é analisar as estratégias de governamento presentes nos programas televisivos Encontro com Fátima Bernardes e Esporte Espetacular. A escolha dos dois programas deu-se em virtude de que neles a pessoa com deficiência se narra, fala de sua vida, o que permite perceber modos de subjetivação. Ressalto que as lentes teóricas utilizadas nesta pesquisa são as dos Estudos Foucaultianos em Educação. Utilizo os conceitos-ferramenta de governamento, modos de subjetivação, norma e seus correlatos. Duas noções fundamentais para esta pesquisa são: discurso e dispositivo pedagógico da mídia. Para compor o corpus da pesquisa, acompanhei os programas escolhidos pelo período de um ano (2017-2018) e selecionei 39 episódios no total. As participações foram discutidas em três categorias: (1)história de vida, (2)educação e mercado de trabalho, (3)ações solidárias. A primeira abrange as duas atrações e contém as falas da pessoa com deficiência, que discorrem sobre sua vida. Nessa categoria fiz três subdivisões e trabalhei com as tecnologias assistivas como uma possibilidade de borramento de fronteiras; o esporte, como um meio de enfrentar e superar as dificuldades impostas pela deficiência e a vivência da sexualidade como uma conquista alcançada. Já na segunda categoria, são consideradas reportagens do programa Encontro com Fátima Bernardes realizadas por qualquer pessoa, referentes à educação e ao mercado de trabalho. Aqui, a educação e o mercado de trabalho são apresentados como espaços fundamentais para as pessoas com deficiência e como meio para a superação dos preconceitos. Na terceira, são problematizadas as reportagens que divulgam ações solidárias em prol do atendimento das necessidades da pessoa com deficiência, as quais considero que têm a função de conduzir subjetividades inclusivas. Percebe-se uma normalização da pessoa com deficiência, que é mostrada com habilidades e dificuldades comuns a todas as pessoas, o7 que acarreta um forte borramento das fronteiras entre normal e anormal e uma sensibilização e tentativa de condução das condutas dos telespectadores e convidados, no sentido de que as pessoas com deficiência são capazes e necessitam ser incluídas em todos os ambientes da sociedade. Por fim, destaco que a mídia exerce uma condução das condutas dos telespectadores, operando modos de subjetivação por intermédio da participação de pessoas com deficiência, no sentido de mostrar que essas pessoas são capazes de se superar constantemente.
id URGS_cc6664dcf0731f3f2692cd4b0bfbd777
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198523
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Vasconcellos, Alice Sonaglio deVeiga-Neto, Alfredo José da2019-08-29T02:34:43Z2019http://hdl.handle.net/10183/198523001100003A presente dissertação tem como tema os discursos midiáticos sobre as pessoas com deficiência. Escolhi esse tema a partir da percepção da constante participação das pessoas com deficiência em programas de TV. Isso me inquietou com relação à forma como tal participação vinha ocorrendo, pois observei que os discursos midiáticos buscam mostrar as pessoas com deficiência com dificuldades e conquistas semelhantes às de quaisquer pessoas. Assim, acabam aproximando-as da normalidade, tentando gerar uma familiarização de sua presença e circulação na sociedade. A partir disso, o problema de pesquisa foi: como operam as estratégias de governamento ético e político nos programas Encontro com Fátima Bernardes e Esporte Espetacular quando tratam das pessoas com deficiência? E, o objetivo geral é analisar as estratégias de governamento presentes nos programas televisivos Encontro com Fátima Bernardes e Esporte Espetacular. A escolha dos dois programas deu-se em virtude de que neles a pessoa com deficiência se narra, fala de sua vida, o que permite perceber modos de subjetivação. Ressalto que as lentes teóricas utilizadas nesta pesquisa são as dos Estudos Foucaultianos em Educação. Utilizo os conceitos-ferramenta de governamento, modos de subjetivação, norma e seus correlatos. Duas noções fundamentais para esta pesquisa são: discurso e dispositivo pedagógico da mídia. Para compor o corpus da pesquisa, acompanhei os programas escolhidos pelo período de um ano (2017-2018) e selecionei 39 episódios no total. As participações foram discutidas em três categorias: (1)história de vida, (2)educação e mercado de trabalho, (3)ações solidárias. A primeira abrange as duas atrações e contém as falas da pessoa com deficiência, que discorrem sobre sua vida. Nessa categoria fiz três subdivisões e trabalhei com as tecnologias assistivas como uma possibilidade de borramento de fronteiras; o esporte, como um meio de enfrentar e superar as dificuldades impostas pela deficiência e a vivência da sexualidade como uma conquista alcançada. Já na segunda categoria, são consideradas reportagens do programa Encontro com Fátima Bernardes realizadas por qualquer pessoa, referentes à educação e ao mercado de trabalho. Aqui, a educação e o mercado de trabalho são apresentados como espaços fundamentais para as pessoas com deficiência e como meio para a superação dos preconceitos. Na terceira, são problematizadas as reportagens que divulgam ações solidárias em prol do atendimento das necessidades da pessoa com deficiência, as quais considero que têm a função de conduzir subjetividades inclusivas. Percebe-se uma normalização da pessoa com deficiência, que é mostrada com habilidades e dificuldades comuns a todas as pessoas, o7 que acarreta um forte borramento das fronteiras entre normal e anormal e uma sensibilização e tentativa de condução das condutas dos telespectadores e convidados, no sentido de que as pessoas com deficiência são capazes e necessitam ser incluídas em todos os ambientes da sociedade. Por fim, destaco que a mídia exerce uma condução das condutas dos telespectadores, operando modos de subjetivação por intermédio da participação de pessoas com deficiência, no sentido de mostrar que essas pessoas são capazes de se superar constantemente.The present dissertation has as its theme the media discourses about people with disabilities. I chose this theme from the perception of the constant participation of people with disabilities in TV programs. This has brought me concerns about the way such participation has taken place, as I have observed that media discourses seek to show people with disabilities difficulties and achievements similar to those of any people. Thus, they end up bringing them closer to normality, trying to generate a familiarization of their presence and circulation in society. Based on these observations, the research problem was outlined as follows: What governance strategies are present in the Meet Fatima Bernardes and Esporte Espectacular programs when dealing with people with disabilities? The general objective is to analyze the governance strategies present in the television programs Encontro com Fátima Bernardes and Esporte Espetacular. The choice of the two programs was due to the fact that in them the disabled person is told, speaks of his life, which allows to perceive modes of subjectivation. I emphasize that the theoretical lens used in this research is the Foucauldian Studies in Education, which means that it is not a question of seeking absolute truths and / or positioning myself against or in favor of inclusion and participation of people with disabilities in the media, but to question how this has been happening. In this dissertation, I use the conceptstool of governance, modes of subjectivation, and norm and their correlates. Two fundamental notions for this research are: discourse and pedagogical device of the media (FISCHER, 1997; FISCHER, 2013). To compose the corpus of the research, I followed the meetings with Fátima Bernardes and Esporte Espetacular for a period of one year (2017-2018) and selected 31 and eight episodes, respectively. Participations were discussed in three categories. The first one covers the two attractions and contains the speeches of the person with disabilities, which discusses their life and the various aspects related to it. Already in the second, they are considered articles of the Meeting with Fátima Bernardes carried out by any person, referring to the education and to the work market like spaces fundamental for the person with disability. In the third, the reports that disclose solidarity actions in support of the needs of people with disabilities are problematized. In the analysis, I noticed a normalization of the disabled person, which is shown with skills and difficulties common to all people, which entails a strong blurring of the boundaries between normal and abnormal. Likewise, there is an awareness and attempt to conduct the conduct of viewers and guests, in the sense that people with disabilities are capable and need to be included in all the environments of society.9 Finally, I note that the participations seek to conduct behaviors so that the need for people with disabilities to take part in the neoliberal game, consuming goods and services and circulating in society is perceived.application/pdfporInclusão digitalGovernamentalizaçãoPessoas com deficiênciaGovernamentoInclusionTelevision mediaGovernmentEstratégias de governamento sobre sujeitos com deficiência em programas da mídia televisivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100003.pdf.txt001100003.pdf.txtExtracted Texttext/plain366765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198523/2/001100003.pdf.txte9be8aac260c07a718c956cc8cbac4bfMD52ORIGINAL001100003.pdfTexto completoapplication/pdf1636660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198523/1/001100003.pdf37af7919ecac4191a04ede3901efd800MD5110183/1985232019-08-30 02:34:46.382992oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198523Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-30T05:34:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de governamento sobre sujeitos com deficiência em programas da mídia televisiva
title Estratégias de governamento sobre sujeitos com deficiência em programas da mídia televisiva
spellingShingle Estratégias de governamento sobre sujeitos com deficiência em programas da mídia televisiva
Vasconcellos, Alice Sonaglio de
Inclusão digital
Governamentalização
Pessoas com deficiência
Governamento
Inclusion
Television media
Government
title_short Estratégias de governamento sobre sujeitos com deficiência em programas da mídia televisiva
title_full Estratégias de governamento sobre sujeitos com deficiência em programas da mídia televisiva
title_fullStr Estratégias de governamento sobre sujeitos com deficiência em programas da mídia televisiva
title_full_unstemmed Estratégias de governamento sobre sujeitos com deficiência em programas da mídia televisiva
title_sort Estratégias de governamento sobre sujeitos com deficiência em programas da mídia televisiva
author Vasconcellos, Alice Sonaglio de
author_facet Vasconcellos, Alice Sonaglio de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos, Alice Sonaglio de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veiga-Neto, Alfredo José da
contributor_str_mv Veiga-Neto, Alfredo José da
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Governamentalização
Pessoas com deficiência
Governamento
topic Inclusão digital
Governamentalização
Pessoas com deficiência
Governamento
Inclusion
Television media
Government
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusion
Television media
Government
description A presente dissertação tem como tema os discursos midiáticos sobre as pessoas com deficiência. Escolhi esse tema a partir da percepção da constante participação das pessoas com deficiência em programas de TV. Isso me inquietou com relação à forma como tal participação vinha ocorrendo, pois observei que os discursos midiáticos buscam mostrar as pessoas com deficiência com dificuldades e conquistas semelhantes às de quaisquer pessoas. Assim, acabam aproximando-as da normalidade, tentando gerar uma familiarização de sua presença e circulação na sociedade. A partir disso, o problema de pesquisa foi: como operam as estratégias de governamento ético e político nos programas Encontro com Fátima Bernardes e Esporte Espetacular quando tratam das pessoas com deficiência? E, o objetivo geral é analisar as estratégias de governamento presentes nos programas televisivos Encontro com Fátima Bernardes e Esporte Espetacular. A escolha dos dois programas deu-se em virtude de que neles a pessoa com deficiência se narra, fala de sua vida, o que permite perceber modos de subjetivação. Ressalto que as lentes teóricas utilizadas nesta pesquisa são as dos Estudos Foucaultianos em Educação. Utilizo os conceitos-ferramenta de governamento, modos de subjetivação, norma e seus correlatos. Duas noções fundamentais para esta pesquisa são: discurso e dispositivo pedagógico da mídia. Para compor o corpus da pesquisa, acompanhei os programas escolhidos pelo período de um ano (2017-2018) e selecionei 39 episódios no total. As participações foram discutidas em três categorias: (1)história de vida, (2)educação e mercado de trabalho, (3)ações solidárias. A primeira abrange as duas atrações e contém as falas da pessoa com deficiência, que discorrem sobre sua vida. Nessa categoria fiz três subdivisões e trabalhei com as tecnologias assistivas como uma possibilidade de borramento de fronteiras; o esporte, como um meio de enfrentar e superar as dificuldades impostas pela deficiência e a vivência da sexualidade como uma conquista alcançada. Já na segunda categoria, são consideradas reportagens do programa Encontro com Fátima Bernardes realizadas por qualquer pessoa, referentes à educação e ao mercado de trabalho. Aqui, a educação e o mercado de trabalho são apresentados como espaços fundamentais para as pessoas com deficiência e como meio para a superação dos preconceitos. Na terceira, são problematizadas as reportagens que divulgam ações solidárias em prol do atendimento das necessidades da pessoa com deficiência, as quais considero que têm a função de conduzir subjetividades inclusivas. Percebe-se uma normalização da pessoa com deficiência, que é mostrada com habilidades e dificuldades comuns a todas as pessoas, o7 que acarreta um forte borramento das fronteiras entre normal e anormal e uma sensibilização e tentativa de condução das condutas dos telespectadores e convidados, no sentido de que as pessoas com deficiência são capazes e necessitam ser incluídas em todos os ambientes da sociedade. Por fim, destaco que a mídia exerce uma condução das condutas dos telespectadores, operando modos de subjetivação por intermédio da participação de pessoas com deficiência, no sentido de mostrar que essas pessoas são capazes de se superar constantemente.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-29T02:34:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198523
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100003
url http://hdl.handle.net/10183/198523
identifier_str_mv 001100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198523/2/001100003.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198523/1/001100003.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9be8aac260c07a718c956cc8cbac4bf
37af7919ecac4191a04ede3901efd800
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064704888143872